Uma coisa é certa: ninguém gosta de cobrar e ninguém gosta de ser cobrado. Mas muitas vezes, quem tem um negócio próprio precisa passar por essas situações com um cliente, o que pode ser bem desconfortável. Mas como abordar o assunto, sem ser mal educado e ainda assim eficiente?
Uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil em 2020, mostra que 22% da população não paga suas contas em dia, alegando que a falta de dinheiro é o principal motivo para essas ocorrências. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens e Turismo (CNC), 68% das famílias brasileiras estão endividadas atualmente.
A boa notícia é que existem formas para que esses momentos de cobranças se tornem menos constrangedores para quem cobra e para quem está sendo cobrado.
Como cobrar um cliente?
Na verdade, não existe uma fórmula mágica de como cobrar um cliente, pois depende de vários fatores, como: quem é o seu cliente? Ele é seu conhecido? Por onde você irá cobrá-lo? É a primeira vez ou já teve outras situações parecidas?
Vamos ver algumas dicas que podem ajudar em algumas circunstâncias na hora de cobrar um cliente.
1. Cobre de forma educada
Mesmo parecendo óbvio, cobrar de maneira educada é primordial para o seu negócio se manter, já que são os clientes que fazem ele se manter de pé. Infelizmente, alguns clientes só vão pagar se você cobrar, mas o importante é fazer com educação para que o momento não seja mais embaraçoso ainda.
É importante lembrar que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é crime constranger ou ameaçar um cliente, sob pena de detenção de três meses a um ano e multa.
Portanto, é importante ter cuidado de como falar ou o que escrever para o cliente que está com dívidas. Caso queira, você pode trocar a palavra "dívida" por "débito" ou até mesmo "valores em aberto".
2. Tente uma abordagem impessoal
Caso a comunicação dependa de um processo mais padrão, será melhor para ambos. Dessa forma, o cliente irá entender que a cobrança não é pessoal e o assunto pode ser tratado como um simples lembrete.
Quando enviar a mensagem de cobrança, descreva os valores e já envie uma opção de pagamento, como o Pix ou boleto.
3. Facilite o pagamento
No caso de você já ter cobrado o cliente e ele ainda não tenha pago, negocie. Ofereça condições de pagamentos como:
- Redução de juros;
- Parcelamento;
- Desconto;
- Formas diversificadas de recebimento.
Mas tenha sempre em mente que você não deve sair no prejuízo, tendo cuidado de acabar oferecendo condições que não sejam vantajosas para o seu negócio.
4. Entenda seu cliente
De acordo com um relatório feito pela Zendesk (empresa especializada em atendimento), 30% das pessoas acreditam que o mais importante em um atendimento é que tudo seja amigável. Portanto, um atendimento humanizado pode aumentar a efetividade da cobrança.
Pode acontecer de seu cliente ter passado por um imprevisto financeiro naquele mês, ou esteja com problemas pessoais. Por isso, sempre é bom deixar um espaço aberto para o diálogo. Afinal, é importante entender quais motivos levaram o cliente a chegar a tal situação.
5. Entenda seus canais de comunicação
Com o avanço da tecnologia, é possível fazer contato por vários tipos de canais de comunicação, como WhatsApp,
Pelo WhatsApp, é uma forma fácil e prática de se comunicar, já que as pessoas visualizam praticamente na hora a mensagem enviada. Tenha cautela e comece com uma conversa amigável. Evite enviar muitas mensagens, pois a pessoa pode acabar bloqueando o seu contato e você não terá mais como falar com ela por ali.
Com o SMS é possível uma comunicação mais impessoal, como lembretes curtos. O texto pode ser mais objetivo e mais simples.
O e-mail já é utilizado para situações mais formais, podendo também enviar proposta de negociação, por exemplo.
6. Organize-se para cobrar clientes
É possível que você tenha se perdido no caderninho de cobranças ou na planilha de fluxo de caixa e acabou esquecendo de cobrar o cliente. A organização de um negócio é fundamental para uma boa gestão da empresa.
Para isso, existem ferramentas que podem ajudar, como planilhas ou sistema de gestão financeira. O importante é saber a melhor maneira de se organizar e não deixar que aconteça um erro de esquecer de cobrar o cliente.
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