A Via Varejo, listada na bolsa de valores brasileira com a ação VVAR3, obteve lucro líquido de R$ 590 milhões no terceiro trimestre de 2020 (3T20), revertendo o prejuízo de R$ 346 milhões registrado nesse período de 2019.
Conforme explicou a varejista pelo documento divulgado em 11 de novembro, esse bom resultado foi fruto do sucesso do e-commerce, da maior alavancagem operacional por conta do crescimento de receita e da boa diluição das despesas.
Considerando os nove primeiros meses de 2020 (9M20), o lucro líquido da empresa somou R$ 667 milhões contra um prejuízo de R$ 558 milhões registrado no fim dos nove primeiros meses de 2019 (9M19), quando não havia pandemia.
O Ebitda ajustado do 3T20 foi de R$ 1,196 bilhão, o que representa uma intensa alta de 443,6% na comparação anual. A margem do Ebitda ficou em 15,3% no 3T20 ante 3,9% contabilizado em setembro de 2019.
Segundo a empresa, o bom desempenho do Ebitda ajustado nesse trimestre "foi resultado da excepcional venda do canal online, da evolução das vendas nas lojas físicas e das ações de redução de despesas fixas e variáveis refletindo ganhos de alavancagem operacional".
No 3T20, a varejista anunciou que teve um recorde no Volume Bruto de Mercadorias vendidas (GMV, na sigla em inglês), registrando R$ 10 bilhões. Do total, 41% veio do canal de vendas online.
A receita líquida ficou em R$ 7,812 bilhões no terceiro trimestre de 2020. Mas o custo das mercadorias vendidas foi de R$ 5 bilhões no período, enquanto as despesas de vendas, gerais e administrativas atingiram R$ 1,63 bilhão no 3T20. Junto a isso, outra despesa fisgou a receita até o fim de setembro, referente a R$ 107 mil, gerada pelo resultado financeiro da Via Varejo. Veja mais na tabela abaixo:
A Via Varejo fechou o terceiro trimestre de 2020 com R$ 7,9 bilhões posicionados em caixa e com um caixa líquido ajustado de R$ 3,366 bilhões.
Canal online cresce 278% no 3T20
Com o bom desempenho das ferramentas digitais em meio à pandemia da covid-19, o canal online da Via Varejo registrou uma receita bruta de R$ 3,371 bilhões, em um crescimento anual de 278,1%. Segundo a empresa, isso foi "fruto das melhorias nos prazos de entrega, dos avanços na plataforma tecnológica e das ofertas de produtos, mas principalmente pela robusta base de clientes e ganho de marketshare".
Considerando os nove primeiros meses de 2020, a receita do canal online da Via Varejo acumulou-se em R$ 9,358 bilhões, o que é uma alta de 200,9% em relação a esse período do ano anterior.
Siga o Poupar Dinheiro no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre finanças, investimentos, mercado, ações e economia.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.