A Intelbras divulgou seu primeiro resultado após o IPO realizado em fevereiro deste ano. A empresa de tecnologia na área de câmeras, redes e energia fechou o balanço de 2020 e anunciou que teve receita líquida no 4º trimestre de R$ 671,2 milhões, crescimento de 39,7% com relação ao mesmo período do ano anterior e aumento de 5,3% com relação ao terceiro trimestre do ano. Já no ano de 2020 a receita operacional líquida totalizou R$ 2,13 bilhões, um crescimento de 25,7% frente a 2019.
No pregão de ontem (22) as ações da empresa fecharam estáveis, a R$ 19,09. O IPO teve preço fixado em R$ 15,75 e ocorreu no dia 4 de fevereiro.
No ano, o lucro bruto foi de R$ 700 milhões (+18,2 % a/a), o que representa uma margem bruta de 32,8% da receita operacional líquida.
Já a margem Ebitda da empresa teve crescimento de 156,3% no 4T com relação ao 3T de 2020 e 43,3% acima do realizado no terceiro trimestre, atingindo um valor de R$ 158,9 milhões. Já o ROIC anualizado, apurado no quarto trimestre foi de 54,9%, bem acima (23,9p.p) do realizado no mesmo período do ano anterior.
Intelbras teve lucro de R$ 327 milhões no ano
Já o lucro líquido no 4T de 2020 foi de R$ 206,7 milhões, forte crescimento de 190,2% com relação ao mesmo período do ano anterior e 118,7% superior ao terceiro trimestre. Já no ano, o lucro líquido foi de R$ 327,9 milhões em 2020, alta de 73,2%.
No entanto, o lucro bem acima do esperado envolve o ganho de uma ação judicial, impetrada em 2007 e concluída em outubro de 2020 sobre a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS, gerando um ganho operacional e financeiro para a companhia. Este evento não-recorrente aumentou em 73% o lucro líquido no exercício do 4T.
A Intelbras reportou ainda forte crescimento da controlada Seventh empresa adquirida em 2019 que presta soluções digitais para áreas de videomonitoramento, que teve expansão na sua receita líquida de 140% (2020/2019) e de EBITDA de 210% (2020/2019), destacando a manutenção da liderança de mercado em CFTV e alarmes.
A empresa disse ainda que o NPS (Net Promoter Score) cresceu de 60% no primeiro semestre para 68% no segundo, mostrando atenção aos clientes finais. A empresa disse ainda que ao longo de 2020 gerou 1.005 novos empregos nos três estados do país em que atua.
Siga o Poupar Dinheiro no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre finanças, investimentos, mercado, ações e economia.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.