No nosso cotidiano, boa parte das atividades que realizamos, contribui direta ou indiretamente para a emissão de carbono (CO²), gás poluente que é um dos principais causadores do efeito estufa e do aquecimento global. Felizmente, hoje em dia também já existem algumas ferramentas que têm como objetivo nos auxiliar a diminuir os efeitos dessas emissões ou compensá-las.

E é exatamente com essa proposta que a Ambipar (AMBP3) lançou nessa quarta-feira, 1º de dezembro, uma plataforma. Batizada de Ambify, ela é voltada para pessoas físicas em geral e ajuda a calcular o que cada um emite, de acordo com suas atividades cotidianas, além de oferecer alternativa para compensar essa emissão.

Recentemente, a Ambipar lançou uma plataforma semelhante voltada para os clientes do Banco Bradesco. Essa agora, é voltada para o público em geral.

Saiba mais sobre a ferramenta abaixo.

Saiba mais sobre a Ambify

Conforme explica a Ambipar, a plataforma utiliza o blockchain para conferir segurança e transparência às transações dos usuários. A ferramenta desenvolvida pela Ambipar oferece o crédito de carbono fragmentado por quilo, democratizando esse mercado. Com a Ambify, é possível, por exemplo, pagar centavos para compensar uma refeição.

"A proposta da plataforma é conectar as pessoas ao processo de transformação em direção a uma economia mais verde e de baixo carbono. No cálculo da pegada de carbono é possível descobrir o quanto cada pessoa deve compensar de acordo com seus hábitos, sejam diários, semanais, mensais ou anuais, até mesmo uma atividade específica pode ser calculada e compensada no mesmo instante. Também é possível comprar Ambify para compensar no futuro", explica o comunicado divulgado.

- Clique aqui e acesse o site da Ambify.

Como o cálculo é feito?

O cálculo é realizado considerando padrões de consumo de energia, meios de deslocamento e transporte, gás e internet ao longo de um mês. A metodologia utilizada tem o GHG Protocol como base, uma das principais ferramentas para a identificação e cálculo de emissões de gases de efeito estufa no mundo.

Ao final da jornada no aplicativo, o cliente consegue visualizar qual a sua "pegada de
carbono", ou seja, quanto CO2 está emitindo na atmosfera. Se desejar neutralizar suas emissões, o simulador já calcula o valor equivalente à cota correspondente ao crédito de carbono.

NO SITE DA AMBIFY A EMPRESA DESTACA:

"Carbono na medida certa é vida. Em excesso, desequilibra tudo. Aquece demais de um lado e esfria do outro. Os desertos ficam mais secos e os mares transbordam. São efeitos das mudanças climáticas. E pensar que podemos evitá-las com simples mudanças de atitude".

"A gente emite carbono o tempo todo. Quando come, bebe, anda de carro, viaja de avião, usa energia, compra coisas e descarta coisas. As florestas, o solo e os oceanos compensam uma parte, mas não conseguem dar conta de todo o carbono do mundo".

O que é feito com o valor?

Cada token Ambify que você compra, representa um investimento em projetos que tiram CO² do ar, como o proejto Envira Amazônia Carbon.

Além disso, em toda a compensação a Ambify destina um percentual do valor, sem custo adicional ao usuário, para projetos sociais em uma das instituições parceiras de sua escolha. Entre as opções estão o Instituto Jô Clemente (Antiga APAE de São Paulo), Médicos sem Fronteiras ou Instituto Luz Alliance.

Mercado de créditos de carbono

O lançamento da Ambify é mais um passo da Ambipar no mercado de crédito de carbono. Em julho deste ano, a Ambipar adquiriu o controle da Biofílica, pioneira no Brasil no desenvolvimento de projetos florestais para geração de créditos de carbono, o que a coloca em uma posição estratégica, pois, além de desenvolver projetos de geração passa a negociar os créditos pela plataforma.

Os projetos de crédito de carbono são certificados e os códigos em blockchain auditados, ambos com reconhecimento internacional, dando a garantia que cada crédito de carbono é aposentado e que o código cumpre os requisitos propostos, evidenciando-se segurança e transparência a todo o processo.