A Azul (AZUL4) apontou um prejuízo líquido de R$ 945,7 milhões no 4T21. E dessa forma, reverteu o lucro líquido de R$ 538,2 milhões no mesmo período de 2020.
Em suma, o prejuízo líquido ajustado chegou a R$ 436 milhões no 4T21. O valor é 52,5% inferior ao registrado no mesmo período de 2020.
Abaixo, você confere todos os detalhes sobre os resultados do 4º trimestre de 2021 da Azul.
Resultados financeiros da Azul
Em suma, a receita líquida somou a R$ 3,729 bilhões no 4T21. E com isso, houve uma alta de 109,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Além disso, a receita de passageiros cresceu 122,2% por conta de um aumento de 46,3% da capacidade doméstica em relação ao mesmo período do ano passado. Em relação ao 4T19, a receita de passageiros cresceu 9,6%, apesar do tráfego internacional ainda distante da recuperação total.
Ademais, a Azul apontou despesas operacionais de R$ 3,2 bilhões. O valor é 66,3% maior que o visto no 4T20, quando chegou a R$ 1,9 bilhão. Isso se deu, em especial por conta do aumento de capacidade de 46,5% e à elevação de receita de 109,1%.
Enquanto isso, o lucro antes do juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) aumentou 432,5% na comparação com igual etapa de 2020. E assim, chegou a R$ 1,027 bilhão. Por outro lado, a margem Ebitda ficou em 27,5% no 4º trimestre de 2021. Ou seja, houve uma alta de 16,7 p.p. na comparação com igual trimestre de 2020.
Além do mais, o resultado financeiro líquido da Azul foi negativo em R$ 1,469 bilhão no 4T21. O resultado vem contra o índice positivo de R$ 618,8 milhões que foi alcançado no 4T20.
Ademais, as despesas financeiras líquidas chegaram a R$ 950,1 milhões. Isso se deu, em especial, pelo acúmulo de juros sobre os empréstimos e obrigações de arrendamento no trimestre.Em relação à dívida líquida, a Azul apontou que ocorreu um crescimento de 44,9%, a R$ 17,782 bilhões.
Os investimentos totalizaram R$ 284,0 milhões no 4T21. Ou seja, houve uma redução de 42,5% em comparação com R$ 494,1 milhões no 4T19. Isso se deu em especial, pelas manutenções feitas internamente e a capitalização dos eventos de manutenção de motores e maiores aquisições de peças de reposição no 4T19. Os investimentos em 2021 diminuíram 50,2% em comparação com 2019.
Por fim, até o dia 31 de dezembro de 2021, a Azul tinha uma frota operacional de 161 aeronaves de passageiros e uma frota contratual de 179 aeronaves de passageiros.
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