Expandindo o negócio, a empresa de tecnologia Méliuz (CASH3) anunciou nesta semana que comprou 100% do capital da fintech de investimentos Acesso Bank por R$ 324,5 milhões.
Após o anúncio feito na segunda-feira, 3 de maio, as ações CASH3 tiveram uma forte alta de 10,36% no fim do pregão, cotada a R$ 36,49 e continuaram subindo. Até às 16h19min desta terça-feira (4), a ação atingia R$ 38,28 com alta diária de quase 5%.
A transação é um passo importante para a expansão da Méliuz, isso com foco no mercado de serviços financeiros - o que inclui conta digital, pagamentos, dentre outras atividades - que serão ofertadas aos mais de 16 milhões de clientes da empresa de tecnologia.
O pagamento será feito por troca de ações, sendo que os acionistas da Acesso Bank vão receber uma participação de 8% do capital da Méliuz. A expectativa é de que essa operação seja consumada entre o segundo semestre de 2021 e o início de 2022.
Segundo Luciano Valle, diretor de relações com investidores da compradora, a operação ainda precisa receber aprovação do Banco Central do Brasil (Bacen), bem como deve ser discutida em reunião com acionistas de ambos lados.
Após a transação ser concluída, a marca Acesso Bank deixará o mercado para ser integrada à atual plataforma da Méliuz, onde os serviços financeiros serão estocados. Para dar continuidade às atividades de forma satisfatória, os atuais executivos da financeira continuarão nos cargos.
Destacando a boa estrutura da Acesso, Luciano Valle dissse que com a integração, a "Méliuz passa a ter capacidade de aumentar ainda mais o engajamento da base de usuários, facilitando o lançamento de novos produtos financeiros como investimentos e seguros em parceria com outras instituições financeiras, além de aumentar a venda cruzada com os produtos e serviços já existentes: Cartão Méliuz, Marketplace e Méliuz Nota Fiscal".
Fundada em 2011, por Sérgio Kulikovsky, o Acesso Bank começou a trabalhar com um cartão pré-pago, mas se expandiu em poucos anos, virando banco digital e dando vida à plataforma Bankly, um serviço de banking as a service.
Segundo o documento divulgado, a Acesso tem atualmente 178 colaboradores e gerou uma receita bruta de R$ 53,6 milhões em 2020.
Segunda aquisição
A compra da Acesso Bank é a segunda feita pela Méliuz este ano, a primeira aquisição foi a plataforma global de cupons Picodi. Em uma transação de aproximadamente R$ 120 milhões, o acordo foi anunciado em 26 de fevereiro de 2021. Segundo a companhia, após comprar 51,2% da Picodi, o grupo Méliuz passou a ter atividades em 44 países.
Sobre a Méliuz (CASH3)
Fundada em 2011, a Méliuz é uma empresa de tecnologia que oferece soluções digitais, serviços financeiros e opera um marketplace. Entre as atividades está a negociação de cupons de desconto e cashback.
Segundo a prévia operacional do primeiro trimestre de 2021 (1T21), a Méliuz chegou a 16,4 milhões de clientes, o que representa um aumento de 73% em relação a esse período de 2020. Além disso, também mostrando forte crescimento, o volume bruto de mercadorias (GMV) para os parceiros da empresa atingiu R$ 833 milhões em alta anual de 91%.
A Méliuz fez oferta pública inicial (IPO) em novembro 2020, sendo a primeira startup a abrir capital no país, movimentando R$ 367 milhões com cada ação precificada a R$ 10, no piso da faixa. Desde então, as ações tiveram um salto de 300% na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).
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