Todos aqueles que usam os serviços bancários certamente já se questionaram: por que os bancos abrem tarde e fecham tão cedo? Inclusive, há muita reclamação e indignação em relação a isso, já que muitas pessoas não conseguem ir até o banco com um horário tão curto de atendimento.
Porém, o que poucas pessoas sabem é que, apesar da agência abrir ao público somente das, 9h às 15 horas em alguns casos ou das 10h às 16 horas em grandes cidades - ou, ainda das 11h às 16h em cidades menores -, os trabalhadores cumprem uma carga horária de 7 a 8 horas por dia.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Banco Central do Brasil, a razão para o atendimento presencial ser tão curto, acontece por conta das outras atividades bancárias que precisam ser feitas sem a presença do público.
O que os bancários fazem no momento em que não estão atendendo o público?
Conforme as regras bancárias fiscalizadas pela Febraban, a entidade que representa o setor bancário do Brasil, alguns serviços bancários precisam ser feitos às portas fechadas por questão de segurança e otimização.
Mas afinal, quais são os serviços bancários que são feitos enquanto as agências bancárias estão fechadas? Abaixo, confira a rotina de uma agência bancária no Brasil, conforme o horário estabelecido:
Das 9h às 10h (à portas fechadas)
- Os gerentes conferem os e-mails e realizam a devolução ou compensação de cheques;
- Os caixas ligam seus computadores, realizam os procedimentos de segurança;
- Além disso, eles fazem a conferência de malotes, bem como recebem os carros-fortes;
- Enquanto isso, os tesoureiros e os caixas fazem a contagem do dinheiro em caixa e abastecem os caixas eletrônicos (caixas de autoatendimento);
- Por fim, eles analisam as correspondências e compensam as ordens de pagamento.
Das 10h-11h às 16h (aberto ao público)
Os bancários realizam atendimento ao público para abertura de conta corrente, encerramentos, empréstimos, investimentos, contratação de seguros, títulos de capitalização, cartões de crédito, entre outros.
Ademais, existem também o atendimento para tirar as dúvidas quanto a contratação de serviços financeiros, uso de aplicativo, como usar o caixa eletrônico para sacar e depositar dinheiro, entre outros.
Vale ressaltar também que além do atendimento para pessoa física, a maioria das agências também contam com serviços e gerentes exclusivos para as empresas de todos os portes. Além disso, ofertam vários tipos de produtos e serviços: abertura de conta corrente pessoa jurídica, financiamentos, linhas de crédito e microcrédito, seguros, cartões de crédito, investimentos, orientações bancárias e muito mais.
Das 16h às 18h ou das 15h às 17h (à portas fechadas)
Neste horário, são realizadas a compensação e devolução de cheques, depósitos bancários, DOCs, conferência de malotes, contabilidade de fluxo de caixa, venda de títulos de capitalização, são cerificados pelos caixas e tesoureiros após o expediente bancário.
Além disso, são atendidos os pedidos de abertura de conta-corrente, os encerramentos de contas bancárias, pendências bancárias, verificação de documentos, propostas de seguros, propostas de investimentos e empréstimos, checagem de e-mails e outros serviços bancários relacionados aos clientes são administrados pelos gerentes.
Apesar do avanço da tecnologia, ainda existem muitos brasileiros que vão até às agências bancárias. Ainda mais as pessoas de mais idade, ou as que não tem acesso ou até mesmo afinidade, com os aplicativos bancários.
Ademais, a Febraban espera que com o tempo, o número de pessoas que vai até a agência física fique cada vez menor, já que muitos estão aderindo aos serviços de autoatendimento e fazendo transações bancárias nos apps bancários. Além disso, há quem esteja migrando de um banco tradicional, para um banco digital e fintech, que não tem taxas bancárias.
Existe limite de horário para pagar contas?
Em função dessa rotina de trabalho dos bancos é interessante que os clientes estejam atentos ao período de compensação bancária que pode existir em relação há algumas trnasições.
A compensação bancária é o tempo que o dinheiro de um pagamento, por exemplo, leva para cair em uma conta. Esse prazo existe para que o banco tenha tempo de analisar valores e confirmar os dados.
De uma forma geral, portanto, o pagamento de boletos está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, mas se você pagar o boleto até as 17h de um dia útil, ele será liquidado no mesmo dia. Se pagar depois das 17h ou em fim de semana/feriado, ele será liquidado no dia útil seguinte.
Vale lembrar que, se o boleto venceu em um final de semana ou feriado, você poderá pagá-lo no próximo dia útil sem problemas, sem juros ou outras taxas.
Além disso, hoje também existe o Pix, que pode ser utilizado no pagamento de várias contas e que é instantâneo. A compensação, por parte do recebedor, poderá acontecer só no primeiro dia útil também, mas ainda assim o dinheiro vai para a conta no dia e o horário em que a transação foi feita.
Por que os bancos funcionam em horário reduzido?
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Banco Central do Brasil, a razão para o atendimento presencial ser tão curto, acontece por conta das outras atividades bancárias que precisam ser feitas, sem a presença do público.
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