O Banrisul (BRSR6) registrou, no primeiro trimestre de 2021, lucro líquido de R$ 278,9 milhões, valor 8,3% superior ao apurado no mesmo período de 2020. Essa informação foi divulgada na noite de quarta-feira, 12 de maio, através da publicação dos resultados referentes ao 1T21.
O banco atribuiu o crescimento do período ao menor fluxo de despesa de provisão para perdas de crédito, que caiu 56,3%, para R$ 129,8 milhões de janeiro a março deste ano.
Também houve redução das despezas administrativas de R$ 920,3 milhões para R$ 869,7 milhões, ou seja, 5,5% a menos na comparação entre o 1T20 e o 1T21.
As Receitas de Prestação de Serviços e Tarifas Bancárias, no entanto, também foram 5,1% menores em relação ao 1T20, totalizando R$ 478,5 milhões. Nos três primeiros meses do ano passado havia sido registrado R$ 504,2 milhões nesse indicador.
Além disso, houve uma redução da margem financeira em 4,3% na comparação entre o 1T21 e o 1T20 e de 17,4% na comparação com o último trimestre de 2020. Ela ficou em R$ 1.207,3 bilhão nesse começo de 2021.
Vale destacar também que o lucro líquido de R$ 278,9 milhões representa um aumento de 20% em relação ao 4T20, quando o banco teve R$ 232,3 milhões.
Itens patrimoniais
Em relação aos itens patrimoniais, o banco registrou aumento de 14,6% em Ativos Totais, na comparação entre o primeiro trimestre de 2020 e de 2021, passando de R$ 83.270 milhões para R$ 95.432,1 milhões.
Também houve um aumento na carteira de crédito, que passou de R$ 36.185,8 bilhões para R$ 36.852,2 bilhões e os créditos em atraso diminuíram em 27%.
E os recursos captados e administrados atingiram saldo de R$ 78,58 bilhões, com alta 8,3% em relação a 2020.
Índices Financeiros
No relatório, o banco também destaca que registrou uma rentabilidade anualizada de 13,2% sobre o patrimônio líquido médio (ROAE) e que o ROAA Ajustado Anualizado ficou em 1,2%, mesmo valor do primeiro trimestre de 2020.
O Índice de Basileia do banco - indicador de alavancagem de uma financeira - ficou em 14,8%. Pouco abaixo do registrado no início de 2020, quando era de 15,1%, mas dentro da faixa de valores considerada boa.
Estrutura
Nos indicadores estruturais, observa-se que o banco teve uma pequena redução no número de agências, passando de 514 no 1T20 para 502 no 1T21 e uma redução nos postos de atendimento que baixaram de 181 para 156 na mesma comparação. Também houve redução no número de colaboradores, passando de 10.237 para 9.224 no período de um ano.
Essa informação, entretanto, não chega a surpreender. Sabe-se que há uma tendência pela diminuição dos espaços físicos dos bancos em função da existência de ferramentas digitais muito eficientes disponíveis, e que suprem muitas das necessidades dos clientes.
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