O Banco Central (BC) divulgou nessa qunta-feira, 20 de janeiro, seu ranking de reclamações referente ao quarto trimestre de 2021 (4T21) e o C6 Bank voltou a estar no topo da lista, pelo segundo trimestre seguido. Outra instituição que voltou a aparecer foi o BTG Pactual, que se mantem entre os três primeiros colocados desde o 2T21.
O BC divulga periodicamente os Rankings de Reclamações e o Ranking de Ouvidorias. O cálculo para elaborar essa lista utiliza como base o número de reclamações em comparação com o número de clientes que a instituição possui. A partir disso chega-se a um índice de reclamações.
Essas informações permitem aos cidadãos conhecerem as instituições financeiras e consórcios mais reclamados bem como os assuntos mais frequentes. Além disso, é possível consultar a eficiência das ouvidorias dessas instituições na resolução das reclamações.
Quer saber quais foram as instituições que mais desagradaram os brasileiros no fim de 2021? Veja a lista abaixo.
Ranking de bancos e financeiras
Entre os bancos e financeiras, os três primeiros colocados foram o C6 Bank, seguido pelo BMG e pelo BTG Pactual/Banco Pan. Confira abaixo o Top 15:
Instituição financeira | Índice | Reclamações | Clientes |
C6 BANK | 106,22 | 1.444 | 13.594.217 |
BMG | 67,87 | 618 | 6.105.226 |
BTG PACTUAL/BANCO PAN | 63,08 | 1.128 | 17.882.721 |
INTER | 53,90 | 818 | 15.174.249 |
BRADESCO | 25,30 | 2.529 | 99.921.260 |
SANTANDER | 24,58 | 1.397 | 56.812.607 |
MERCADO CRÉDITO | 21,45 | 590 | 27.495.743 |
ORIGINAL | 17,70 | 635 | 35.869.197 |
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL | 17,66 | 2.564 | 145.144.708 |
PAGBANK-PAGSEGURO | 15,78 | 345 | 21.860.165 |
BB | 14.39 | 1.034 | 71.820.761 |
ITAÚ | 12,76 | 1.153 | 90.314.397 |
VOTORANTIM | 9,33 | 188 | 20.145.553 |
NUBANK | 5,26 | 263 | 49.967.783 |
MIDWAY | 2,63 | 28 | 10.613.765 |
Fonte: Banco Central |
Demais bancos, financeiras e instituições de pagamento
Outro ranking apresentado pelo BC é o dos Demais bancos, financeiras e instiruições de pagamentos. Nesse caso, os 10 primeiros colocados foram os seguintes:
Instituição | Índice | Reclamações | Clientes |
PARATI | 16.699,13 | 60 | 3.593 |
MASTER | 952,93 | 122 | 128.025 |
BANCO DIGIMAIS | 444,90 | 202 | 454.034 |
FACTA FINANCEIRA | 339,53 | 156 | 459.457 |
NEON PAGAMENTOS | 324,25 | 210 | 647,641 |
AGIBANK | 195,92 | 309 | 1.577.152 |
XP | 184,34 | 70 | 379.732 |
BARIGUI | 140,74 | 36 | 255.790 |
BNP PARIBAS | 134,90 | 302 | 2.238.538 |
EBANX | 1102,12 | 48 | 470.025 |
Fonte: Banco Central |
Reclamações mais frequentes
Já no ranking das reclamações mais frequentes, as "Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito" são as que mais aparecem, seguida pelos mesmos problemas relacionados às operações de crédito de uma forma geral.
Também registraram mais de 1500 reclamações as operações e serviços de uma forma geral das instituições financeiras e a oferta ou prestação de informações sobre crédito consignado, feito de forma inadequada, aparece em 4ª colocação.
Sobre o ranking
Os rankings de reclamações tem como objetivo auxiliar o cidadão na escolha da instituição financeira que lhe prestará os serviços financeiros desejados. Também contribuem para a transparência das ações do Banco Central, trazendo ao conhecimento da sociedade o perfil das reclamações que foram processadas, analisadas e encerradas em cada período de referência.
Incluem o ranking de instituições financeiras, divulgado trimestralmente, e o ranking de consórcios, divulgado semestralmente. As instituições são classificadas de acordo com um índice que considera as reclamações contra as instituições financeiras registradas pelos cidadãos no Banco Central. Nesse cálculo, são consideradas apenas as demandas procedentes para o descumprimento da regulamentação do Banco Central.
BC promoveu mudanças no ranking
Para esse último ranking divulgado, relativo ao 4T21, o Banco Central anunciou duas importantes mudanças, definidas a partir das demandas do público registradas em seus canais de atendimento.
A primeira é a inclusão das instituições de pagamento (IPs) autorizadas pelo BC entre os participantes do ranking, que já contava com bancos e financeiras. As IPs têm se tornado cada vez mais relevantes no mercado, tanto em termos de produtos e serviços ofertados, quanto em razão do aumento crescente de sua base de clientes e das reclamações recebidas pelo BC.
A outra novidade é o aprimoramento dos grupos do Ranking. O grupo "Top 10" foi alterado para "Top 15", passando a incluir as 15 maiores instituições em número de clientes. O acréscimo de mais cinco entidades no grupo busca evidenciar à sociedade um retrato mais completo do mercado atual, cada vez mais dinâmico. O segmento das 'Demais instituições' permanece contemplando as entidades que não estão no rol das maiores e que tenham 30 ou mais reclamações reguladas procedentes encerradas no período.
Com informações Banco Central.
Siga o Poupar Dinheiro no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre finanças, investimentos, mercado, ações e economia.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.