A Caixa Econômica Federal foi o banco que mais recebeu reclamações no segundo trimestre de 2021 e o assunto que mais gerou reclamações dentro desse mesmo período foi o "Oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada". Essas informações são do Ranking de Reclamações do Banco Central, divulgadas na tarde dessa quinta-feira, 15 de julho.
​O BC divulga periodicamente os Rankings de Reclamações e o Ranking de Ouvidorias. Essas informações permitem aos cidadãos conhecerem as instituições financeiras e consórcios mais reclamados bem como os assuntos mais frequentes. Além disso, é possível consultar a eficiência das ouvidorias dessas instituições na resolução das reclamações.
O objetivo é que de posse dessas informações, os clientes e usuários de serviços bancários possam escolher a instituição que melhor atende a suas necessidades e expectativas.
Ranking de Reclamações
Os rankings de reclamações tem como objetivo auxiliar o cidadão na escolha da instituição financeira que lhe prestará os serviços financeiros desejados.
Também contribuem para a transparência das ações do Banco Central, trazendo ao conhecimento da sociedade o perfil das reclamações que foram processadas, analisadas e encerradas em cada período de referência.
Incluem o ranking de instituições financeiras, divulgado trimestralmente, e o ranking de consórcios, divulgado semestralmente.
As instituições são classificadas de acordo com um índice que considera as reclamações contra as instituições financeiras registradas pelos cidadãos no Banco Central. Nesse cálculo, são consideradas apenas as demandas procedentes para o descumprimento da regulamentação do Banco Central.
Veja abaixo os dados referentes ao 2T21.
Ranking de Bancos e Financeiras:
Os bancos que mais receberam reclamações foram os seguintes:
Instituição | Índice | Reclamações | Clientes |
Inter | 66,79 | 766 | 11.467.621 |
BTG Pactual | 65,50 | 1.301 | 19.862.569 |
Caixa Econômica Federal | 32,13 | 4.681 | 145.681.445 |
Santander | 28,88 | 1.514 | 52.415.421 |
Bradesco | 25,33 | 2.515 | 99.267.333 |
Banco do Brasil | 21,09 | 1.456 | 69.008.439 |
Itaú | 17,62 | 1.508 | 85.583.180 |
Votorantim | 4,65 | 78 | 16.774.013 |
Midway S.A. | 2,45 | 26 | 10.604.729 |
Nubank | 0,00 | 0 | 17.843.537 |
O Banco Inter foi o que recebeu o maior número de reclamações em comparação com o número de clientes, no segundo trimestre de 2021. Em segundo e terceiro lugar estão o BTG Pactual e a Caixa Econômica Federal. Porém, se considerarmos apenas o número de reclamações, a Caixa é o grande destaque com mais de 4 mil registros.
Na outra ponta temos o Nubank, que não registrou nenhuma reclamação no segundo trimeste, zerando seu índice na relação com o número de clientes.
Reclamações mais frequentes por assunto:
E os assuntos que mais gerara reclamações no período foram:
Assunto | Reclamações |
Oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada | 4.223 |
Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito | 2.338 |
Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito | 2.260 |
Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços disponibilizados em internet banking | 2.197 |
Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito | 1.826 |
Oferta ou prestação de informação sobre a conta ou serviços acessórios de forma inadequada | 643 |
Pix - iniciação | 631 |
Oferta ou prestação de informação sobre o cartão de crédito de forma inadequada | 575 |
Concessão de crédito consignado sem a formalização do título adequado | 534 |
Insatisfação com a resposta recebida da instituição financeira referente à reclamação registrada no BCB | 489 |
No site do BC a tabela mostra, além dessas 10 primeiras reclações mais recorrentes, outras 73 reclamações citadas.
Dentro do tema "Oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada", que gerou mais de 4 mil reclamações, encontra-se 2111 reclamações relacionadas ao C6 Bank, 611 relacionadas ao Daycoval e 558 ao Bradesco.
Em relação à iniciação do Pix, para citar outro exemplo, a Caixa Econômica Federal foi a que recebeu mais reclamações totalizando 475. O C6 Bank recebeu 45 e o Bradesco recebeu 32 reclamações.
Já no que se refere a irregularidades relativas às operações e serviços de cartões de crédito, o Itaú, o Santander e o Bradesco foram os campeões de reclamações, recebendo 255, 227 e 200 reclamações respectivamente.
E quem será que foi o campeão de reclamações relacionadas ao internet banking no segundo trimestre? Foi a Caixa Econômica Federal com 1137 registros. O segundo colocado foi o BTG Pactual e o terceiro o C6 Bank com 291 e 219 reclamações respectivamente.
No site do Banco Central é possível acessar ao Ranking completo.
Como são feitos os rankings?
O próprio Banco Central explica de uma forma bastante didática. Veja a imagem abaixo:
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