Para quem deseja entrar para o mundo dos investimentos, existem diferentes opções disponíveis no mercado. Por conta disso, é fundamental conhecer sobre cada tipo de produto disponível. Inclusive, é possível investir em ações listadas no Brasil e no exterior.
Investir nas empresas listadas no exterior, pode nem passar pela cabeça de alguns investidores brasileiros e não passar de um objetivo impossível. Porém, o BDR se tornou uma opção de investimento acessível para qualquer tipo de investidor. E o melhor: independente do valor em dinheiro que ele tem para investir.
Diante disso, confira abaixo, o que é um BDR, como funciona esse tipo de investimento e como investir no mesmo.
O que é BDR?
BDR significa Brazilian Depositary Receipt. Ou seja, é um certificado de depósito que é emitido e também negociado no Brasil. Ele representa as ações das empresas listadas em Bolsas de outros países. Tais como na NASDAQ e a NYSE, dos Estados Unidos.
Sendo assim, é uma forma simples de brasileiros investirem em companhias negociadas em Bolsas internacionais, sem precisar abrir uma conta em corretora estrangeira nem de enfrentar a complexidade de investimentos internacionais.
Como eles funcionam?
Os BDRs nada mais são do que títulos, ou valores mobiliários. Eles têm emissão no Brasil, com lastro em ativos emitidos fora daqui. Dessa forma, ao investir em BDRs, você não compra ações. Mas sim, títulos que representam as mesmas.
Em suma, esse título é emitido por uma instituição financeira, a qual compra as ações no exterior e faz com que o BDR esteja lastreado nesse título. Para fazer isso, a instituição precisa depositar e bloquear as ações em uma instituição que está fora do país, que guarda esse título. Ou seja, o papel da instituição é emitir o BDR e garantir o lastreamento do mesmo no título.
Quais os tipos de BDR disponíveis?
Em suma, existem dois tipos de BDRs: os que são não patrocinados e os que são patrocinados. A classificação muda conforme como esses títulos são trazidos para serem negociados no Brasil. Abaixo, confira os detalhes sobre cada tipo.
BDRs Não Patrocinados
A emissão dos títulos é feita sem a participação da empresa emissora das ações. Sendo assim, a própria instituição depositária é a responsável pelo lançamento dos certificados. Em suma, a maior parte dos BDRs disponíveis hoje na bolsa brasileira, são dessa categoria. O código de negociação dos BRDs NP na bolsa termina em 34 ou 35. Sendo assim, são 4 letras maiúsculas que retratam o nome da empresa + o número 34 ou 35 no final.
BDRs Patrocinados
O BDR ganha esse título, pois a empresa emissora das ações no exterior participa do lançamento dos títulos. Inclusive, ela contrata uma instituição no Brasil para emitir os BDRs. Isso ocorre quando a empresa quer participar do mercado do Brasil e ficar disponível para os investidores do país. Além disso, os BDRs Patrocinados podem ter três níveis diferentes: I, II e III.
- Nível I: Nesse nível, não é necessário que a empresa emissora das ações, tenha um registro na CVM. Além disso, o BDR só pode ser negociado em mercados de balcão não organizado. Ele também pode ser negociado em outros segmentos da bolsa criados para isso. Ademais, caso os títulos sejam distribuídos em oferta pública, no máximo 50 investidores podem comprar os papéis.
- Nível II e III: Tanto o nível II quanto o III, se assemelham. A empresa emissora das ações no exterior deve ter registro na CVM. Além disso, os títulos podem ser negociados no pregão da bolsa, ou em um balcão organizado. Por fim, o que os difere é que os BDRs Nível II só podem ser distribuídos por oferta pública para até 50 investidores. Enquanto isso, os de Nível III podem participar de oferta pública ampla.
Código de negociação dos BDRs Patrocinados
Em suma, os BDRs Patrocinados podem ser identificados conforme os códigos de negociação:
- Nível I: YY (4 letras maiúsculas que retratam a empresa + YY);
- Nível II: 32 (4 letras maiúsculas que retratam a empresa + 32);
- Nível III: 33 (4 letras maiúsculas que retratam a empresa + YY).
Vantagens e desvantagens de investir em BDR
Conforme a B3, existem algumas vantagens de investir em BDR. São elas:
- Acesso aos títulos de empresas que estão listadas no exterior. E o melhor: sem precisar pagar os custos relacionados aos investimentos no exterior;
- Chance de investir nos títulos listados no exterior, mesmo efetuando as operações no Brasil e a liquidação realizada em reais;
- Novas opções de investimentos para tornar a sua carteira mais diversificada.
Entretanto, também existem desvantagens. Os BDRs são uma categoria de investimento de renda variável, e por isso, apresentam um maior risco ao investidor. Sendo assim, é importante estar preparado para lidar com essa volatilidade.
Qual é a tributação dos BDRs?
O Imposto de Renda sobre os BDRs é de 15% sobre em cima do ganho nas negociações - e a cobrança se aplica mesmo em transações menores de R$ 20 mil. Além disso, se existir a distribuição de proventos entre os acionistas, o valor será repassado ao investidor conforme as regras de tributação do país de origem da empresa.
Com relação aos custos dessa operação, o investidor poderá arcar com a taxa de corretagem - que varia de acordo com a corretora -, a taxa de custódia e os emolumentos devidos à B3.
Como investir em BDRs?
Por fim, se você está interessado em investir em BDRs, é necessário ter uma conta em uma corretora de investimentos. A mesma vai fazer a intermediação com a B3. Além disso, lembre-se de avaliar os BDRs disponíveis, bem como entenda qual deles faz mais sentido para sua carteira de investimentos.
Siga o Poupar Dinheiro no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre finanças, investimentos, mercado, ações e economia.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.