Desde o dia 29 de junho, a Caixa Econômica Federal vem realizando pagamentos emergenciais a brasileiros com saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS. Na segunda-feira de 27 de julho, foram creditadas na conta poupança as parcelas para quem nasceu no mês de maio e o dinheiro já está disponível para uso, sendo que o valor a ser recebido pode variar de acordo com as quantias existentes no Fundo do brasileiro, podendo ser de até R$ 1.045 (um salário mínimo). Desta vez, o dinheiro chegará a 4,9 milhões de brasileiros.

Primeiramente, os beneficiários nascidos em maio receberão o dinheiro na Conta Poupança Social Digital criada pela Caixa e só poderão usar o dinheiro pela internet para atividades como: compras por meio do cartão de débito, pagamento de contas e boletos diversos e, em último caso devido à pandemia, também é possível comprar produtos e serviços em estabelecimentos físicos por meio do uso do QRCode gerado no aplicativo Caixa Tem.

O saque do benefício, por sua vez, para quem nasceu em maio só estará liberado a partir de 19 de setembro, um sábado.

Como consultar o saldo do FGTS Emergencial

É muito simples consultar o saldo existente no FGTS, pois o brasileiro pode escolher um entre diversos locais criados pela Caixa, mas é preciso cuidado na hora de fazer a consulta para evitar contato com sites e aplicativos maliciosos que podem roubar dados e/ou aplicar golpes.

Para consultar quanto dinheiro você possui ao todo no FGTS, acesse diretamente o site oficial da Caixa Econômica: fgts.caixa.gov.br; o Internet Banking Caixa; ou ainda baixe e entre no aplicativo chamado APP FGTS que é disponível para aparelhos Android e também IOS.

Além de saber o saldo, por esses canais também é possível consultar na íntegra as datas de pagamento, optar por não receber o valor do saque e também solicitar o desfazimento do crédito feito na conta poupança social digital para que o dinheiro volte ao Fundo.

E, para quem preferir, dá para saber o saldo disponível no FGTS Emergencial e a data em que o pagamento será creditado pelo telefone 111 (opção 2).

Calendário Completo dos pagamentos do FGTS Emergencial

A caixa organizou os pagamentos pensando em evitar aglomerações de pessoas, por isso, o dinheiro é primeiramente creditado em conta digital e só depois há liberação dos saques.

Além disso, o cronograma do FGTS Emergencial também é dividido de acordo com a data de nascimento do beneficiário. O ciclo de pagamento começou em 29 de junho e termina no dia 14 de novembro. Veja:

Fonte: Caixa Econômica.
Fonte: Caixa Econômica.

Para receber notícias como esta, ative as notificações do Poupar Dinheiro e fique informado sobre benefícios sociais e assuntos do mercado financeiro.