O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal estão oferecendo crédito com garantia do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Desde junho de 2020, todos os bancos estão autorizados a operar essa nova linha de crédito. Segundo o diretor do Departamento de Gestão de Fundos do Ministério da Economia, Gustavo Tillmann, há cinco instituições financeiras aptas a oferecer o empréstimo.
O diretor também afirmou que a garantia do saque-aniversário ajuda a tornar o custo do crédito mais barato para trabalhadores da iniciativa privada.
Ele disse que os servidores públicos têm atualmente acesso ao crédito consignado com taxas mais baixas, o que não acontece com os trabalhadores da iniciativa privada. "As operações de crédito consignado em maio de 2020 para setor público chegaram a R$230 bilhões, enquanto para a iniciativa privada eram de R$23,8 bilhões.
Isso se deve muito pela falta de garantia nessas operações para empregados de empresas privadas. O saque-aniversário irá popularizar o acesso ao crédito", disse ele durante entrevista coletiva virtual sobre o boletim Macrofiscal. O vice-presidente de Varejo da Caixa, Celso Leonardo Derziê de Jesus Barbosa, disse que o crédito será "inovador".
Desde 2016, ouvimos essa conversa pela mídia. Porém, na época os bancos não se sentiam seguros. Agora a Caixa criou uma forma de saber quanto o consumidor tem em seu FGTS e quanto é possível liberar sem muitos problemas.
Como vai funcionar o empréstimo consignado com garantia do FGTS?
Como um consignado convencional, você também precisará seguir algumas regras de acordo com a Lei 13.313/2016:
- Limite de crédito disponível não pode ultrapassar 30% do seu salário;
- Os juros do empréstimo pode chegar no máximo 3,5% ao mês;
- Essa linha de crédito, diferente do consignado privado convencional, tem até 48 vezes para parcelamento da pendência;
- A taxa máxima para garantia usando o FGTS é de até 10% do saldo disponível, além da multa rescisória (40% do saldo do FGTS), no caso de demissão sem justa causa.
Como solicitar empréstimo com garantia do FGTS?
A Caixa Econômica foi o primeiro e único banco a aderir a nova linha consignável. Por tanto, para solicitar seu empréstimo, você precisa ir até uma agência da Caixa.
Existe um motivo claro para a Caixa ser a primeira a aceitar essa forma de empréstimo, pois ela gerencia o FGTS e criou um sistema que consegue saber quanto o consumidor tem disponível para o FGTS e dimensionar os riscos a partir disso.
Vale a pena solicitar empréstimo consignado com garantia do FGTS?
Em comparação com as demais linhas de crédito pessoal, sim por possuir juros inferiores. Porém, em relação aos demais empréstimos consignados, o com garantia pelo FGTS tem em média 0,5% a mais de juros do que os outros.
Se você precisa de um empréstimo para quitar dívidas maiores, é uma opção interessante. O crédito consignado tem por ter seu desconto direto na folha de pagamento, por ter um limite pré-estabelecido, além de juros inferiores às demais linhas de crédito.
Mas sempre não deixe de conferir e comparar com os outros empréstimos consignados.
Siga o Poupar Dinheiro no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre finanças, investimentos, mercado, ações e economia.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.