O Cartão do Cidadão é um cartão que o Governo Federal disponibiliza para facilitar o acesso aos serviços e benefícios sociais trabalhistas, além de que, pode ser usado em todos os canais de pagamento autorizados pela CEF. Com o Cartão do Cidadão, o usuário tem a possibilidade de consultar o saldo disponível para saque, sendo eles:
- Seguro desemprego;
- FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço);
- PIS (Programa de Integração Social);
- PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público);
- Abono salarial;
- Bolsa Família.
Porém, para realizar a consulta dos saldos, não é necessário que o usuário esteja com o Cartão Cidadão em mãos. É possível realizar a consulta do saldo disponível pelo site da Caixa Econômica Federal.
Como consultar o saldo do Cartão do Cidadão pela internet?
- Acesse o Cartão Cidadão pelo site da Caixa Econômica Federal;
- Informe o número de seu CPF ou PIS;
- Faça a prova de que você não é um robô, marcando nas imagens indicadas;
- O site lhe encaminhará para o "Cadastramento de senha internet";
- Clique na opção "Aceito";
- Confirme em "Permissão para envio de e-mail", provando novamente que não é um robô;
- Verifique sua caixa de entrada no seu e-mail (se não estiver na caixa de entrada, verifique sua caixa de Spam/Lixo Eletrônico);
- O e-mail lhe direciona novamente para o site;
- Na opção "Cadastramento de senha Internet", cadastre uma nova senha que não irá esquecer;
- Clique em "Confirmar";
- Informe seu CPF ou PIS e a senha que recém foi cadastrada;
- Acesse a opção "Menu" e consulte o saldo desejado, seu extrato ou as parcelas liberadas do seu Seguro Desemprego;
Consultando saldo do Cartão Cidadão por telefone
Além de ser possível consultar o saldo pela internet, o cliente também pode realizar a mesma consulta pelo telefone de atendimento da Caixa.
Telefone de atendimento do Cartão Cidadão da Caixa: 0800-726-0207 - das 10h às 18h.
Quem pode ter o Cartão Cidadão?
Praticamente qualquer cidadão brasileiro em território nacional. Por ser destinado para relações entre o trabalhador e o Governo, seu uso é limitado e a solicitação deve ser realizada assim que possível, pois no momento de desemprego abrupto ou necessidade de uma bolsa família, será necessário
Porém, o usuário que já tiver vínculo com a Caixa, onde já tem aberta conta do banco, pode solicitar que os benefícios sejam depositados diretamente na conta corrente, sem a necessidade da emissão do cartão cidadão.
Auxílio emergencial via Cartão Cidadão
De acordo com a Caixa, não é necessário abrir uma conta no banco para receber o Auxílio Emergencial. Caso o beneficiário não tenha conta aberta na Caixa Econômica Federal, será aberta automaticamente a Poupança Digital Social.
Somente quem for beneficiário do Programa Bolsa Família poderá utilizar o Cartão Cidadão ou cartão do Bolsa Família para saque do Auxílio Emergencial.
Os clientes que já possuem contam na Caixa, têm acesso ao benefício social ou trabalhista disponibilizado pelo Governo em sua própria conta. O benefício é depositado diretamente em duas contas correntes/poupanças da Caixa, porém não pode ser conta conjunta.
Siga o Poupar Dinheiro no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre finanças, investimentos, mercado, ações e economia.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.