A rede de academias Bluefit decidiu interromper sua oferta pública inicial (IPO na sigla em inglês), que estava tramitando nas últimas semanas. Em documento datado de 27 de setembro - um dia antes da estreia na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) -, a empresa afirma que solicitou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) uma interrupção de até 60 dias.
A decisão foi tomada com base em presença de "condições de volatilidade no mercado de capitais", consta no documento enviado à CVM. Devido ao cancelamento da oferta, a precificação das ações da Bluefit (BFFT3) não foi realizada conforme o previsto, no dia 24 de setembro.
Reservas serão canceladas
Em razão da interrupção do IPO, os pedidos de reservas das ações da Bluefit serão cancelados e, no caso de pagamentos já concluídos, os valores serão devolvidos aos respectivos investidores em até 3 dias úteis. Veja abaixo a íntegra do documento sobre o assunto:
"Nos termos previstos no Prospecto, todos os Pedidos de Reserva serão cancelados e as Instituições Consorciadas comunicarão aos respectivos investidores a interrupção da Oferta ("Cancelamento do Pedido de Reserva").
Caso referidos investidores já tenham efetuado qualquer pagamento, os valores depositados serão devolvidos sem qualquer remuneração, juros ou correção monetária, sem reembolso de custos incorridos e com dedução de quaisquer tributos ou taxas eventualmente incidentes (incluindo, sem limitação, quaisquer tributos sobre movimentação financeira aplicáveis, sobre os valores pagos em função do IOF/Câmbio e quaisquer outros tributos que venham a ser criados, bem como aqueles cuja alíquota atual venha a ser majorada), no prazo máximo de 3 (três) dias úteis contados da comunicação pela respectiva Instituição Consorciada".
O período para reservas das ações no IPO da Bluefit abriram em 13 de setembro deste ano e fechou no dia 23, em operação aberta a todos os investidores interessados.
Após a conclusão do IPO, a Bluefit pretendia usar os recursos captados para alimentar sua estratégia de expansão, baseada em aquisições de franqueados e crescimento do portfólio de academias no Brasil.
Pelo calendário divulgado, a entrada da Bluefit na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) estava prevista para o dia 28 de setembro com a ação BFFT3.
Antes da Bluefit, a empresa Althaia Farmacêutica também pausou um IPO em setembro cuja operação ameaçava movimentar quase R$ 800 milhões.
IPO da Bluefit poderia levantar R$ 540 mi
A Bluefit anunciou que seu IPO consistiria inicialmente em distribuição primária de 32.733.225 de novas ações, do tipo ordinária (ON), e em distribuição secundária de 6.546.645 de ações sob titularidade de acionistas.
Além disso, também era possível a colocação de 6.546.645 de ações adicionais na operação, a critério da empresa e seus acionistas, bem como dos coordenadores do IPO. Também estava previsto um pacote suplementar de até 15% da base inicial, o que dá mais 4.909.983 de ações.
Estimava-se que cada ação da Bluefit ficasse dentro da faixa indicativa de R$ 12,25 a R$ 15,25, gerando então um preço médio de R$ 13,75 por papel.
Desta forma, considerando o preço médio sobre as distribuições primária e secundária, o IPO da Bluefit poderia levantar R$ 540 milhões. A expectativa era de que uma quantia de R$ 450 milhões fosse para os cofres da empresa por meio da venda de ações na oferta primária.
Segundo o documento divulgado, a Bluefit pretendia usar a quantia que captar com o IPO para investir no "crescimento orgânico da Companhia, por meio da abertura de novas filiais pelo Brasil, e pela aquisição de novas franquias e/ou participações de não controladores em SCP's e subsidiárias".
Segundo o documento enviado à CVM, venderiam uma fatia na oferta secundária do IPO da Bluefit os seguintes acionistas da empresa: Leste Private Equity Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia Investimento no Exterior (LPE), LPE II Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia Investimento no Exterior (LPE II), LPE Fitness I Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia (LPE Fitness), a Síntesi Participações Ltda. e James Marcos de Oliveira.
A companhia chegou a assinar junto à Bolsa de Valores (B3) uma listagem no Novo Mercado, nível que exige altos padrões de governança corporativa. Segundo o prospecto preliminar divulgado, foi contratada como coordenadora do IPO da Bluefit a XP Investimentos.
Calendário do IPO da Bluefit - BFFT3
Após o término do período de reserva das ações, em 23 de setembro, a precificação dos papéis deveria ocorrer já no dia seguinte (24) pelo conselho de administração da Bluefit Academias.
Por sua vez, a estreia na B3 com a ação BFFT3 com o preço fixado estava prevista para o dia 28 de setembro, nesta terça-feira. Veja abaixo o calendário na íntegra:
Sobre a Bluefit Academias
A Bluefit é uma rede composta por 102 academias espalhadas pelo Brasil. Além disso, até junho deste ano, existiam 33 unidades com contratos de locação de unidades assinados. Em 2016, a Bluefit tinha apenas sete unidades. Atualmente, a marca tem atuação em 15 estados do Brasil, espalhada em mais de 50 cidades.
"Acreditamos ser uma das líderes do mercado fitness no Brasil, somos a segunda maior rede de academias low cost do país", disse a Bluefit, que chegou a essa conclusão após apurar dados contidos em sites da Smart Fit, da Justfit e da Selfit.
Em 2015 foi criada a "Health Place" em Santo André, cidade de São Paulo, após isso os fundadores passaram a trazer inovações ao empreendimento já no ano seguinte, incluindo o lançamento do nome "Bluefit" e mudanças na arquitetura da academia. Já em novembro de 2016, a Bluefit recebeu o primeiro aporte da Leste Private Equity, braço do Grupo Leste que opera no mercado de private equity e que mantém o controle da companhia atualmente.
O modelo de negócio da Bluefit é baseado em cobrança de mensalidades por serviços de academia e opções de aulas, estas que são divididas em três linhas, sendo artes marciais; ginástica e dança; e neuromuscular onde os clientes acessam aos espaços de musculação em si e de cardiovascular. Com planos a partir de R$ 99 por mês em geral, o forte da Bluefit é a linha de Academias Low Cost, onde há alta procura de alunos a preços acessíveis.
A Bluefit fechou o ano de 2020 com uma base de 205 mil clientes ativos ante 201 mil no ano anterior. No primeiro semestre de 2021, a empresa tinha 202 mil clientes ativos em uma estrutura de 102 academias, sendo 61 próprias da companhia e 41 sob domínio de franqueados, conforme pode ser visto na tabela abaixo:
- Veja na íntegra o prospecto preliminar do IPO da Bluefit (BFFT3)
Dentre a onda de IPO's existente no país desde 2020, já ocorreu uma oferta da concorrente da Bluefit, tratando-se da Academia Smart Fit que estreou na B3 em 14 de julho com a ação SMFT3.
Siga o Poupar Dinheiro no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre finanças, investimentos, mercado, ações e economia.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.