A Brasil BioFuels (BBF) divulgou um contrato de compra e venda de diesel verde com a empresa Vibra. A origem do produto será feita pela 1ª refinaria de diesel verde a ser implantada no Brasil, para a produção do biocombustível, que será elaborada pelas duas companhias.
A planta ficará localizada na Zona Franca de Manaus, e a 1ª fase do projeto deve iniciar em janeiro de 2025, e contará com investimentos industriais a serem feitos pela BBF da ordem de R$ 1,8 bilhão. Em comunicado, as duas empresas afirmaram que a meta da parceria, é potencializar a descarbonização da economia, e aumentar o desenvolvimento do estado.
A usina terá capacidade de produzir 500 milhões de litros de diesel verde por ano, e, segundo as empresas, encontra-se em um ponto estratégico para a distribuição em toda a região Norte do Brasil. Inclusive, o produto pode ser direcionado para outras regiões do Brasil, e até para a exportação.
Ademais, a implantação da refinaria verde pela BBF segue o plano de verticalização agrícola da empresa. E assim, deve operar desde o plantio da palma em áreas degradadas, passando pela produção do óleo vegetal, e chegando até a manufatura do biocombustível. Até 2026, mais de 120 mil hectares de palma serão plantados nas regiões delimitadas no Zoneamento Agroecológico da palma, garantindo matéria-prima para o projeto.
Brasil BioFuels e Vibra vão produzir diesel verde
O diesel verde ou diesel renovável, também chamado de HVO, é produzido através do processamento de matéria prima renovável, como palma, soja, entre outros. Ao contrário do biodiesel, o diesel verde permite a mistura com outras matérias-primas, no processo de produção.
O óleo vegetal ou gorduras animais são as mais usadas. Sendo assim, o diesel verde se apresenta como uma das alternativas mais promissoras para a transição energética. Já usado em países da Europa e nos Estados Unidos, o diesel verde faz parte da 2ª geração de biocombustíveis.
Em suma, o produto é resultado de aprimoramentos tecnológicos para acompanhar as inovações veiculares, que precisam de um combustível de melhor qualidade, com alta estabilidade e teores mínimos de contaminantes. O diesel verde é o 3º biocombustível mais usado no mundo e o que a produção mais cresce.
Ademais, a BBF e a Vibra afirmam que a principal vantagem do diesel verde é a sua eficiência para resolver o desafio da redução de emissões de gases poluentes, já que reduz em até 90% as emissões de gases de efeito estufa quando comparado ao diesel fóssil.
Além disso, não é necessária qualquer adaptação nos motores diesel para o seu consumo, podendo ser usado puro ou misturado ao diesel fóssil. Se trata de um produto sem contaminantes, com alta estabilidade, garantindo assim, menos problemas no armazenamento e uso em motores diesel. Bem como, aumenta a vida útil dos veículos e qualidade da combustão no motor.
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