Na última quarta-feira, 8 de dezembro, a BRF (BRFS3) realizou o BRF Day 2021. No evento, a companhia reafirmou a estratégia empresarial denominada Visão 2030, bem como atualizou os cenários prospectivos. De acordo com a BRF, a manutenção na expectativa de realização de investimentos é de, em torno, de R$ 55 bilhões até 2030.
O montante inclui os desembolsos realizados em 2021, com a criação de limite prudencial de alavancagem financeira líquida de até 3 vezes. Ou seja, a razão entre a dívida líquida e o Ebitda ajustado dos 12 meses anteriores. A estimativa do período entre 2021 e 2024, é de uma receita líquida perto dos R$ 65 bilhões, com o aumento do Ebitda em duas vezes sobre os últimos 12 meses, encerrados em 30 de setembro de 2020.
Entre os anos 2025 e 2027, a expectativa de crescimento da receita líquida e do Ebitda em cerca de 2,5 vezes em relação aos últimos 12 meses, encerrados no mesmo período anterior. E assim, deve haver o crescimento da receita em mais de 60% no mercado brasileiro.
Entre 2028 e 2030, um atingimento de receita líquida em mais de R$ 100 bilhões e de crescimento do Ebitda em mais de 3,5 vezes em relação aos últimos 12 meses, findos em setembro de 2020. A margem Ebitda média acima de 15%, margem líquida média de 6%, e retorno sobre o capital investido de 16%.
BRF projeta receita anual de R$ 100 bilhões
A companhia projeta uma receita anual de R$ 100 bilhões até 2030. De acordo com a BRF, a evolução nos segmentos de pet food, proteínas alternativas, pratos prontos e a aumento da presença de seus produtos em diversas plataformas de compra, serão os principais fatores que levarão a receita a esse patamar.
No Brasil, a receita líquida da BRF somou em torno de R$ 24 bilhões nos últimos 12 meses, uma elevação de 22% em relação aos 12 meses anteriores. Nesse período, ocorreu um aumento de 30% na produção de itens de alto valor agregado, que representam 84% do portfólio, sendo uma elevação de 20% em pratos prontos, com crescimento de preferência das marcas Sadia, Perdigão, Qualy e Deline, e de 25% em suínos.
Ademais, outro fator de aceleração, segundo a BRF, foi a entrada na plataforma B2B da Ambev, o BEES, no marketplace da Magazine Luiza e a criação de uma plataforma de vendas B2B por Whatsapp. De acordo com Sidney Manzaro, vice-presidente de Mercado Brasil da companhia, "Nossas marcas continuam fortes e ganhando cada vez mais espaço. Também alcançamos cerca de 300 mil clientes ativos, antecipando em dois anos a meta prevista para 2023".
Além disso, a BRF também disse que quer elevar a sua presença no mercado internacional, em especial, na Arábia Saudita e Turquia. De acordo com Patricio Rohner, vice-presidente de Mercado Internacional da BRF "Foram 45 lançamentos em 2021 e mais de 20% da receita internacional é de produtos de alto valor agregado".
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