Na hora de buscar um banco ou uma instituição financeira que atenda as suas necessidades, é importante saber como estão esses bancos na visão daqueles que são ou já foram clientes deles, afinal, quem melhor para fazer uma avaliação, não é mesmo.
E é pensando nisso, e em incentivar a melhoria e a qualidade dos serviços que o Banco Central divulga periodicamente um Ranking de Reclamações. O cálculo para elaborar essa lista utiliza como base o número de reclamações em comparação com o número de clientes que a instituição possui. A partir disso chega-se a um índice de reclamações.
Essas informações permitem aos cidadãos conhecerem as instituições financeiras e consórcios mais reclamados bem como os assuntos mais frequentes. E o ranking mais recente foi publicado nessa sexta-feira, 22 de julho. Quer saber quais foram as instituições que mais desagradaram os brasileiros no primeiro trimestre de 2022? Veja abaixo.
C6 Bank segue no topo do Ranking
O C6 Bank voltou a estar no topo da lista, pelo terceiro trimestre seguido. Outra instituição que voltou a aparecer foi o BTG Pactual, que se mantem entre os três primeiros colocados desde o 2T21.
Mas nesse 1T22 houve uma mudança, o BTG que antes figurava entre os três primeiros passou para o quarto lugar e em terceiro ficou o banco digital Inter. Veja abaixo a lista completa com os detalhes do ranking.
Ranking de bancos e financeiras
Entre os bancos e financeiras com mais reclamações, o Top 15 é o seguinte:
Instituição | Índice | Reclamações procedentes | Clientes |
C6 Bank | 77,99 | 1.265 | 16.218.908 |
BTG Pactual/Banco Pan | 68,20 | 1.290 | 18.913.034 |
Inter | 48,85 | 833 | 17.049.709 |
BMG | 47,20 | 489 | 10.358.318 |
Santander | 27,37 | 1.589 | 58.048.730 |
Bradesco | 25,22 | 2.587 | 102.567.618 |
Mercado Crédito | 24,96 | 800 | 32.050.707 |
Original | 21,59 | 822 | 38.069.786 |
Pagbank/PAgseguro | 14,87 | 345 | 23.191.620 |
Caixa Econômica Federal | 13,17 | 1.911 | 145.044.033 |
Banco do Brasil | 12,32 | 891 | 72.316.273 |
Itaú | 12,26 | 1.136 | 92.631.221 |
Votorantim | 8,17 | 179 | 21.892.612 |
Nubank | 7,48 | 4100 | 54.748.336 |
Midway | 2,87 | 31 | 10.786.244 |
Reclamações mais frequentes
Entre os assuntos que mais renderam reclações estão:
- Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito: com 2.312 reclamações sendo 254 delas no Inter, 237 no Bradesco e 2266 no Santander;
- Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito: com 1.158 reclamações sendo 259 delas no C6 Bank, 213 na Caixa Econômica Federal e 145 no Inter; e
- Oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada: com 1.107 reclamações, sendo 235 no BTG Pactual/Banco Pan, 200 no Bradesco e 183 no C6 Bank.
Quais são os três bancos com mais reclamações segundo o Banco Central?
O C6 Bank, o BTG Pactual/Banco Pan e o Inter foram os três primeiros colocados no ranking de Reclamações do Banco Central no primeiro trimestre de 2022.
Siga o Poupar Dinheiro no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre finanças, investimentos, mercado, ações e economia.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.