Os bancos digitais cresceram muito nos últimos meses e estão cada vez mais ganhando espaço na vida financeira dos brasileiros. Além disso, esse avanço online e tecnológico também pressiona os bancos tradicionais a se inovarem.

Porém, com os bancos mais digitalizados, os usuários podem não saber como lidar em diversos momentos, como diante da necessidade de entrar em contato com a instituição. Os bancos digitais, por exemplo, sequer possuem agência.

Nesse cenário, o ideal é tentar resolver o problema pelo chat do aplicativo (app) do banco, mas se isso não funcionar, o usuário deve entrar em contato com o canal de atendimento e suporte da instituição por meio de telefone ou e-mail.

Em casos urgentes, então, o mais eficiente seria o atendimento por telefone. E assim o correntista vai se perguntar: mas qual o número do banco?

Neste artigo, vamos falar sobre como entrar em contato com bancos e fintechs e listaremos abaixo uma lista telefônica da central de atendimento, SAC e ouvidorias das principais instituições do país. Confira!

Banco digital não tem agência

Os famosos bancos digitais, como Nubank, Inter e C6 Bank, não possuem agência bancária, que é aquele local onde o correntista vai para buscar atendimento nos mais variados momentos, como abertura e encerramento de conta, atualização de dados, processo após roubo, emissão de cartões, dentre outros.

Além disso, as agências bancárias também disponibilizam diversos tipos de serviços, como saques e depósitos, venda de seguros e produtos financeiros, assessoria financeira, e etc.

Dessa forma, para falar com o gerente do banco digital, o usuário precisa acessar o chat do aplicativo ou entrar em contato por telefone e e-mail.

Atendimento dos bancos: tudo o que você precisa saber

Na hora de entrar em contato com o banco, após procurar pelo número da instituição, o usuário pode ainda ligar para o ramal errado.

Isso acontece porque geralmente existem três grandes canais de atendimento por telefone nos bancos: central de atendimento, SAC e ouvidoria.

A central de atendimento serve para o usuário sanar dúvidas, pedir informações e solicitar transações bancárias, como transferências e resgates.

Já o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é mantido principalmente para o cliente registrar reclamações e fazer cancelamentos de serviços.

Por fim, na ouvidoria dos bancos o cliente insatisfeito com o atendimento recebido no canal anterior (SAC) consegue entrar em contato com um setor específico para reclamação.

Geralmente, a recomendação é de que a primeira reclamação seja feita por meio do SAC e, se o problema não for resolvido e/ou o cliente quiser registrar sua insatisfação, deve-se recorrer à ouvidoria.

O atendimento automatizado dos bancos funcionam todos os dias. O mesmo acontece, de maneira geral, na maioria dos canais de atendimento.

Os bancos, assim como grandes empresas, investem bastante em recursos voltados ao atendimento, então a maioria dos canais ficam ativos durante toda a semana, 24 horas.

Lista telefônica dos bancos: veja os números

A seguir, mostramos o número atualizado das centrais de atendimento dos principais bancos e fintechs do Brasil por ordem alfabética. Há também informações sobre o horário de funcionamento dos canais.

Escolha qual banco você quer consultar:

ÍNDICE

Banco do Brasil - BB

Centrais de atendimento 24 horas

  • 4004 0001 em capitais e regiões metropolitanas
  • 0800 729 0001 nas demais regiões
  • 0800 729 0088 para deficiente auditivo

SAC BB - 24 horas

  • 0800 729 0722

Ouvidoria Banco do Brasil

  • 0800 729 5678 em todas as regiões só em dias úteis das 9h00 às 18h00

Bradesco

Central de atendimento

  • Capitais e regiões metropolitanas: 4002 0022
  • Outras regiões: 0800 570 0022
  • Acesso do exterior: 55 11 4002 0022
  • Deficiência Auditiva/Fala: 0800 722 0099

Horário de funcionamento:

  • Segunda a sexta-feira, das 7h às 22h
  • Sábado, das 9h às 15h
  • Domingo e feriado nacional, sem expediente

Ouvidoria Bradesco

Atendimento 24 horas: 0800 704 8383

BTG Pactual

Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)

  • 0800-772-2827
  • 0800-047-4335 para pessoa com deficiência auditiva ou de fala

Horário de funcionamento:

  • Atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Ouvidoria

  • 0800-722-0048
  • Atendimento de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 18h

Caixa Econômica Federal

Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)

  • 0800 726 0101
  • atendimento ocorre 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Ouvidoria

  • 0800 725 7474
  • apenas em dias úteis, das 09:00 às 18:00

CAIXA Cidadão (benefícios sociais)

  • 0800 726 0207
  • segunda a sexta-feira, das 8h às 21h
  • sábados, das 10h às 16h.

C6 Bank

Central de atendimento 24 horas

  • 3003 6116 em capitais e regiões metropolitanas
  • 0800 660 6116 nas demais localidades

SAC 24 horas

  • 0800 660 0060

Ouvidoria

  • 0800 660 6060
  • de segunda a sexta (exceto feriados), das 9h às 18h

Inter

Central de relacionamento 24 horas

  • Capitais e regiões metropolitanas: 3003 4070
  • Demais localidades: 0800 940 0007
  • Deficiente de fala e audição: 0800 979 7099

SAC 24 horas

  • 0800 940 9999

Ouvidoria

  • 0800 940 7772
  • segunda a sexta-feira - das 9h00 às 18h00

Itaú

Central de atendimento

  • 4004 4828 em capitais e regiões metropolitanas
  • 0800 970 4828 nas demais localidades
  • 55 11 4004 4828 para clientes no exterior

Horário de atendimento:

De segunda a sábado, das 08h às 22h (Horário de Brasília).

Não são permitidas chamadas a cobrar.

SAC 24 horas

  • 0800 728 0728

Ouvidoria

  • 0800 570 0011 em todas as localidades
  • 0800 722 1722 para deficientes auditivos/fala.

Horário de atendimento da ouvidoria:

De segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, exceto feriados nacionais (Horário de Brasília).

Neon

Atendimento 24 horas

Ouvidoria

  • 0800 882 0652

Next

Central de relacionamento

  • 0800 275 6398
  • Atendimento 24 horas, 7 dias por semana

SAC

  • 0800 722 6398
  • 0800 722 0099 para deficiente auditivo ou de fala
  • Atendimento 24 horas, 7 dias por semana

Ouvidoria

  • 0800 688 6398
  • Das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados nacionais

Nubank

Central de atendimento 24 horas

  • 0800 608 6236
  • Atendimento 24 horas, todos os dias

Ouvidoria

  • 0800 887 0463
  • Atendimento das 9h às 18h somente em dias úteis (exceto feriados)

PagBank - PagSeguro

Central de atendimento 24 horas

  • 4003-1775 ou 3004-7875: capitais e regiões metropolitanas
  • 0800 728 2174 ou 0800 723 4000: demais localidades

Clientes com deficiência auditiva

  • 0800 728 2345
  • atendimento está disponível diariamente, das 6h às 20h40

SAC 24 horas

  • 0800 728 2027

Ouvidoria PagSeguro

  • 0800-728-2167

Santander

Central de atendimento

  • 4004 3535 para capitais e regiões metropolitanas
  • 0800 702 3535 nas demais localidades
  • 0800 723 5007 para pessoas com deficiência auditiva e de fala

Horário de funcionamento da central de atendimento

  • Segunda a sexta-feira, das 6h às 22h
  • Sábado das 8h às 19h
  • Domingo das 09h às 16h

SAC 24 horas

  • 0800 762 7777 para capitais e regiões metropolitanas
  • 55 11 3012 3336 no exterior
  • 0800 771 0401 para pessoas com deficiência auditiva e de fala

Ouvidoria Santander

  • 0800 726 0322
  • 0800 771 0301 pessoas com deficiência auditiva e de fala
  • 55 (11) 3012 0322 para ligar a cobrar no exterior

Horário de funcionamento da ouvidoria:

  • segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, exceto feriados
  • sábados das 9h às 14h, exceto feriados

O que é código da agência bancária? Veja lista

Outro número que costuma gerar dúvidas nas pessoas é o código das agências bancárias.

Basicamente, o código de agência bancária é um grupo de três dígitos numéricos que identifica os bancos brasileiros. Com isso, cada instituição financeira tem o seu para não haver divergência.

As pessoas têm contato com o código de agência bancária, principalmente, na hora de realizar transferências.

Veja abaixo uma lista com o código de agência dos principais bancos do Brasil:

  • Banco do Brasil (BB): 001
  • Bradesco: 237
  • BTG Pactual: 208
  • Caixa Econômica Federal: 104
  • C6 Bank: 336
  • Inter: 077
  • Itaú: 341
  • Neon: 655 (Banco Votorantim)
  • Next: 237 (Banco Bradesco)
  • Nubank: 260
  • PagBank/PagSeguro: 290
  • Santander: 033