O Grupo Carrefour Brasil (CRFB3) registrou um lucro líquido ajustado de R$ 592 milhões no segundo trimestre do ano (2T21), sendo uma alta de 45% em relação ao mesmo período de 2019, quando não havia pandemia de covid-19. Já frente ao segundo trimestre de 2020, o resultado vê uma queda de 16,8%.
Os dados sobre o desempenho do segundo trimestre de 2021 foram divulgados pelo Carrefour na terça-feira, 27 de julho. No relatório, a companhia afirma que houve um "forte crescimento de vendas e rentabilidade robusta em uma base de comparação desafiadora".
Expansão do Grupo Carrefour
Segundo o relatório de resultados, o Grupo Carrefour fechou o segundo trimestre do ano (2T21) com uma rede total de 753 lojas físicas, sendo 32 a mais frente ao mês de dezembro de 2020 em um aumento territorial de 12%.
O destaque vai para o Atacadão, que se apresenta como um importante ativo ao Grupo, com 234 lojas físicas espalhadas pelo país, onde ficam pontos de vendas.
Destaques financeiros do Carrefour no 2T21
Segundo a empresa, as vendas brutas totalizaram R$ 19,525 bilhões no segundo trimestre de 2021 (2T21), sendo uma alta de 28% em comparação com o mesmo período de 2019, período pré-pandemia, e ainda um crescimento de 10,7% frente ao segundo trimestre de 2020.
"Esse desempenho ocorre em meio a um ambiente volátil devido à pandemia de covid-19, que impactou o 2T21 com: restrições em nossas lojas que variaram em cada região do país; inflação alta, mas em desaceleração, de 15,3% (índice de inflação IPCA de alimentação em domicílio em 12 meses, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE); e uma base comparável difícil contra o 2T20", explica o Carrefour pelo relatório divulgado.
Por sua vez, o ebitda do Carrefour fechou o 2T21 em R$ 1,373 bilhão, experimentando uma queda de 3,6% em relação ao 2T20. De outro lado, o resultado é 23% maior quando comparado com o ebitda de R$ 1,1 bilhão do segundo trimestre de 2019.
O lucro bruto atingiu R$ 3,6 bilhões no 2T21, sendo uma alta de 5,4% causada principalmente por um crescimento nas vendas dos segmentos Atacadão e Banco Carrefour, "que mais do que compensou a pressão em nossas operações de Varejo, principalmente devido à elevada base de comparação no segmento não alimentar", disse a companhia pelo relatório.
Veja abaixo os destaques do 2T21 do Carrefour por segmento:
Atacadão
A marca Atacadão, sob controle do Carrefour, registrou R$ 14,1 bilhões em vendas brutas no 2T21, o que compreende uma alta de 19,7% em relação ao mesmo período de 2020 - trazendo então um impacto positivo ao Grupo.
Como resultado de planos de expansão, o Atacadão cresceu 9,5% no 2T21 com inauguração de 19 lojas e um atacado de entrega no período, sendo 17 conversões da loja Makro, de forma a completar as desejadas conversões "mais rápido do que o esperado", consta no relatório.
"Este forte crescimento foi alcançado num ambiente de desaceleração da inflação e restrições de movimento devido à pandemia da covid-19, demonstrando mais uma vez a força do modelo e a assertividade da decisão estratégica tomada no passado para melhorar a competitividade", disse o Carrefour.
Carrefour Varejo
O segmento Banco Carrefour atingiu um montante de R$ 5,4 bilhões em vendas brutas no 2T21, sendo uma queda de 7,3% frente ao mesmo trimestre de 2020 puxada principalmente por uma retração de 24,5% nas vendas do segmento não alimentar, como resultado das restrições necessárias em virtude da pandemia de covid-19.
"Apesar da desaceleração da receita esperada na comparação anual devido ao ambiente de negócios atípico no 2T20, nossas operações de varejo continuaram a mostrar resultados consistentes, que são ainda mais pronunciados se comparados ao período pré-pandemia; nossas vendas totais cresceram 13,2% em dois anos, impulsionadas tanto pelo segmento alimentar (+13,8%) quanto pelo não alimentar (+12,4%)", explica o Carrefour.
Banco Carrefour
O faturamento do Banco Carrefour foi de R$ 11 bilhões no 2T21, sendo um aumento anual de 50%. Segundo o documento divulgado, o Carrefour Varejo está "voltando à contribuição pré-pandemia".
Por sua vez, retornando aos níves pré-pandemia, o ebitda ajustado do segmento ficou em R$ 248 milhões no 2T21 ante um ebitda de R$ 252 milhões no segundo trimestre de 2019.
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