As viagens para o exterior sempre geram a mesma dúvida: qual a melhor forma de levar dinheiro? Embora o dinheiro em espécie seja uma boa opção em relação ao custo-benefício não é a mais segura. Já o uso do cartão de crédito pode gerar altas taxas.
Diante disso, o cartão pré-pago internacional pode ser uma boa opção? Abaixo, confira a resposta, como funciona o cartão, e quais as suas vantagens e desvantagens.
O que é o cartão pré-pago internacional?
Quando se fala em cartão pré-pago internacional, significa falar sobre um cartão que pode ser carregado e recarregado sempre que necessário, com o valor em dinheiro. Dessa forma, você pode gastar o valor no exterior. Diante disso, esta opção costuma ser a preferida entre os adeptos de um bom planejamento financeiro em viagens.
Na prática, ele é idêntico a um cartão de débito. Ou seja, você pode usá-lo para fazer compras em lojas, e sacar dinheiro no caixa eletrônico se necessário. Abaixo, confira como funciona o cartão pré-pago:
- Você pede o cartão pré-pago internacional em uma empresa que oferta o serviço;
- Em seguida, você paga a taxa de emissão, se houver, e aí você já pode fazer o primeiro carregamento. Em geral, você pode fazê-lo via transferência bancária ou pagamento com boleto bancário;
Em suma, a carga pode ser feita na quantia que você quiser, desde que não seja estipulado um valor mínimo inicial, dependendo do cartão pré-pago internacional. Você também pode escolher entre euro, libra, dólar ou outra moeda estrangeira.
Existem alguns cartões que ofertam a opção de valores em diferentes moedas, o que é fundamental para quem deseja viajar para vários países. Ademais, vale ressaltar que o valor carregado fica travado. Ou seja, é o do câmbio daquele dia, sem mudar ao longo da viagem.
Sendo assim, se você colocou 2 mil euros hoje no cartão, essa quantia segue a mesma na próxima semana, independente de variações no preço da moeda. E se você precisar de mais dinheiro, basta carregar novamente pela internet.
O saldo do seu cartão pré-pago internacional pode ser consultado sempre que você quiser. Em geral, as instituições que o emitem disponibilizam um acesso online via site ou aplicativo para quem quer deseja acompanhar as movimentações.
Vantagens e as desvantagens de usar o cartão pré-pago internacional
Como qualquer serviço financeiro, o produto tem as suas vantagens e desvantagens. Sendo assim, fica a escolha da pessoa, escolher o que é mais importante, e analisar se o cartão pré-pago internacional atende ao seu perfil e as suas necessidades.
VANTAGENS
- Em suma, o cartão pré-pago traz uma maior segurança, já que não precisa transportar grandes quantias em dinheiro na viagem;
- Além disso, ele disponibiliza saques em caixas eletrônicos na maioria dos países;
- Ademais, é possível recarregá-lo quantas vezes quiser, mesmo à distância;
- Caso aconteça a perda ou roubo, você é reembolsado com o valor disponível no cartão;
- O cartão também traz praticidade com serviços pela internet, como consulta de saldo e recarga;
- Além disso, você pode usar ele em várias viagens. Basta reativá-lo com uma nova carga;
- O IOF de 6,38% não incide a cada compra do cartão pré-pago, como ocorre no cartão de crédito convencional;
- Ademais as variações do câmbio não interferem no saldo do cartão, após carregado;
- Carregamento de várias moedas internacionais em único cartão;
- Muitos cartões contam com a tecnologia contactless;
- Por fim, ele permite planejamento financeiro, já que você pode carregá-lo gradualmente.
DESVANTAGENS
- Em suma, nem todas as lojas aceitam o cartão como meio de pagamento;
- Além disso, você pode ter que pagar uma taxa pelos saques. Ele é debitado do saldo do cartão, assim que você efetua a transação. Inclusive, as tarifas são informadas na tela do caixa eletrônico;
- O IOF é de 6,38% sendo descontado na conversão da moeda, em cargas e recargas;
- Ademais, alguns cartões cobram taxa de inatividade. Ou seja, se você tem dinheiro nele e não usa por um certo período;
- Além disso, podem ser cobradas tarifas para o cancelamento do cartão e retirada do dinheiro excedente;
- Por fim, além de serem carregados com a moeda estrangeira na cotação turismo, que é mais alta, as empresas adicionam uma margem extra de custo.
Afinal, vale a pena usar?
Sim, vale a pena usar o cartão pré-pago internacional. É dito isso, pois além de ser um meio seguro de levar dinheiro para a sua viagem, você terá mais facilidade de pagar as coisas no débito e sacar dinheiro no caixa quando precisar.
Ademais, o cartão pré-pago é uma ótima opção para quem quer ter um planejamento financeiro e carregar o cartão gradualmente antes da viagem. Inclusive, mesmo quando estiver no seu destino, você poderá recarregar o cartão conforme as suas necessidades.
Além disso, você não corre o risco da variação cambial. Entretanto, lembre-se que o ideal é viajar com mais de um meio de pagamento. Dessa forma, você não dependerá de apenas um, e isso reduz os riscos de alguma opção não ser aceita no local que estiver.
Siga o Poupar Dinheiro no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre finanças, investimentos, mercado, ações e economia.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.