Os especialistas do banco de investimentos BTG Pactual atualizaram a tradicional carteira de 10 ações recomendadas para o mês de dezembro. Houve uma mudança com a substituição da ENGI11, da empresa Energisa, pela ação da Suzano (SUZB3), empresa brasileira que produz papel e celulose.

Para o BTG Pactual, a Suzano "deve se beneficiar de um ambiente favorável de preços de commodities" que podem seguir em crescimento no ano de 2021, conforme as expectativas.

Ao analisar as projeções para a economia global, os especialistas têm otimismo, "com a vacinação provavelmente começando neste mês, taxas de juros historicamente baixas em todo o mundo e medidas de estímulo adicionais (principalmente nos EUA) que devem manter o apetite pelo risco em níveis relativamente elevados", conforme o relatório.

Mesmo com um cenário fiscal difícil aqui no Brasil, as empresas conseguiram registrar fortes resultados no terceiro trimestre do ano, como havia anunciado o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Com a volta das atividades econômicas, o BTG Pactual reduziu sua projeção de queda do PIB em 2020 de 4,8% para 4,2%.

Por sua vez, a carteira recomendada em novembro pelo banco obteve uma valorização de 16,2% em contraste com os 15,9% do Ibovespa.

Carteira mais exposta à economia global

Ao adicionar a produtora de papel e celulose Suzano, o BTG Pactual visa a aumentar a exposição da carteira aos exportadores de commodities, marcando uma presença de 40% no mercado global e confirmando o otimismo com a economia mundial.

"Decidimos aumentar nossa exposição aos exportadores de commodities adicionando a produtora de papel e celulose Suzano (substituindo a Energisa). Com a adição da Suzano, nosso portfólio agora está mais de 40% diretamente exposto à dinâmica de crescimento global - Vale, Petrobras e Gerdau também fazem parte do 10SIM", explica o banco via relatório.

As 10 ações da carteira recomendada do BTG

Ademais, também compõem o portfólio do BTG Pactual para dezembro: Vale (VALE3), Petrobras (PETR4), Magazine Luiza (MGLU3), Gerdau (GGBR4), Bolsa de valores brasileira (B3SA3), Oi (OIBR3), Tim (TIMS3), CCR (CCRO3) e Cyrela (CYRE3). Veja o peso de cada uma:

Carteira com 10 ações para dezembro do BTG Pactual
Nome da empresa Ação Peso na carteira (%)
Vale VALE3 15
Suzano SUZB3 10
Petrobras PETR4 10
Magazine Luiza MGLU3 10
Gerdau GGBR4 10
Bolsa de valores brasileira (B3) B3SA3 10
Tim TIMS3 10
CCR CCRO3 10
Cyrela CYRE3 10
Oi OIBR3 5
Fonte: BTG Pactual.

- Veja o relatório feito pelo BTG Pactual na íntegra.