A Rico, da XP Investimentos, divulgou algumas alterações em sua carteira recomendada de ações para o mês de dezembro, incluindo a entrada de BDR's. Para este mês, ocorreu a substituição de Marfrig pela Metalúrgica Gerdau (GOAU4), B2W por Via Varejo (VVAR3) e Intermédica (GNDI3) pela Regeneron Pharmaceuticals (REGN34). Além disso, também foram adicionados outros dois papéis na carteira, veja abaixo.

O portfólio da Rico é composto por oito títulos ao todo, escolhidos pelos especialistas da corretora, e é indicado para quem deseja investir de médio a longo prazo.

As novidades da RICO em dezembro

A Metalúrgica Gerdau (GOAU4), holding dona de 37% da Gerdau, apresenta um forte histórico de alta, sendo que as ações saltaram pela oitava vez consecutiva em novembro deste ano, conta a Rico. "As perspectivas ainda são positivas para o setor siderúrgico com a expectativa de mais aumentos de preços no Brasil e melhores volumes em 2021, considerando um cenário de retomada da economia após a pandemia", diz o relatório criado pela estrategista-chefe da Rico e sócia da XP, Betina Roxo.

A Via Varejo (VVAR3) foi adicionada na carteira para dezembro por boas expectativas nos resultados do quarto trimestre (4T20), baseado na Black Friday e nas compras de final de ano. Ademais, espera-se que a varejista "continue a entregar expansão de margem com a captura de benefícios das iniciativas operacionais implementadas na companhia", disse a Rico.

Por sua vez, a Regeneron Pharmaceuticals é uma empresa de biotecnologia sediada em Nova York, EUA, listada aqui na bolsa brasileira com a BDR REGN34. A empresa destacou-se na mídia recentemente após ter aprovado seu medicamento de nome REGN-COV2 pela agência FDA (Food and Drug Administration), um coquetel de anticorpos contra a covid-19. Outro destaque vai para os indicadores financeiros da empresa: "tem margem Ebitda de 40,5%, maior que a mediana que vimos no setor de farmacêuticas (36%), o que sugere que a Regeneron tem uma operação mais eficiente. Além disso, tem liquidez corrente de 3,7x (acima do limite do mínimo de 1x) e mais caixa do que dívida. Os resultados do terceiro trimestre superaram as expectativas do mercado e mostraram que a empresa teve aumento de 32% na receita em relação ao 3T19, chegando a US$2,9 bilhões", conta a Rico por relatório.

Somando-se às novidades do mês, vem a bolsa de valores brasileira (B3SA3), que vê o mercado financeiro em forte crescimento, e a gigante Alphabet, do Google e dona da BDR GOGL34, que tem lucrado intensamente com o avanço do mercado digital. "Os últimos resultados da empresa superaram as expectativas do mercado, registrando crescimento de 14% na receita em relação a 2019. Só o YouTube, plataforma de vídeos da companhia, teve ganhos com anúncios 32% maiores que no mesmo período do ano passado, chegando a US$5 bilhões. A Alphabet tem liquidez corrente alta, de 3,4x, e endividamento negativo, o que indica que a empresa tem mais caixa do que dívida, fazendo boa gestão de garantias e financeira", conta a Rico.

A "RICO3"

Além das novidades do mês, permaneceram na carteira da Rico a gigante do varejo Magazine Luiza (MGLU3), a empresa de energia CESP (CESP6) e a mineradora Vale (VALE3).

RICO3 - dezembro
Empresa Ação ou BDR Peso (%)
Metalúrgica Gerdau GOAU4 12,5
Via Varejo VVAR3 12,5
Regeneron Pharmaceuticals REGN34 12,5
B3 B3SA3 12,5
Alphabet GOGL34 12,5
Magazine Luizao MGLU3 12,5
Cespo CESP6 12,5
Vale VALE3 12,5
Fonte: Rico Investimentos