O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu nesta quinta-feira, 9 de junho, mais um processo seletivo para recrutar recenseadores do Censo 2022, profissionais que vão trabalhar na contagem da população nesse ano. Segundo o órgão, para se cadastrar no cargo de recenseador, é exigido apenas nível fundamental completo.

Após a seleção encerrada recentemente, o IBGE abriu um processo seletivo simplificado complementar (PSS) para contratação temporária de 48,535 mil recenseadores para o Censo 2022.

O recenseador é o profissional que colhe as informações da população junto aos moradores das cidades escolhidas no Censo 2022. A remuneração do recenseador, segundo o IBGE, é por produção e o contrato inicial de trabalho tem duração de três meses.

Como se inscrever no Censo 2022

Dessa vez, os interessados devem acessar o Portal do IBGE (acesse aqui) para fazer o cadastro ao cargo de recenseador, sendo que não haverá cobrança de taxa de inscrição. Todo o procedimento é online e o candidato precisa preencher o formulário com seus dados e escolher onde deseja concorrrer às vagas (veja abaixo o quadro de vagas).

No processo seletivo complementar, os candidatos não precisarão fazer provas. O recrutamento será por meio de análise curricular que contará com pontuação baseada no nível de escolaridade dos candidatos, da seguinte forma:

Tabela de pontos
Escolaridade Pontos
Ensino Fundamental (antigo 1º grau) completo 1
Ensino Médio (antigo 2º grau) incompleto 3
Ensino médio (antigo 2º grau) completo 5
Curso de graduação (ensino superior) incompleto 7
Curso de graduação (ensino superior) completo 10
Fonte: Edital PSS/Portal IBGE

De acordo com o edital publicado em junho, é recomendado que o recenseador tenha uma jornada de trabalho mínima de 25 horas semanais, mas o profissional pode trabalhar mais.

Depois de passar pelo procesos seletivo, o profissional também passará por um treinamento obrigatório antes do início da coleta do Censo. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 30 de junho, e o início do Censo 2022 para 1º de agosto.

Quadro de vagas do Censo 2022 para recenseador

O Censo 2022 vai acontecer em todos os municípios do Brasil e, dessa maneira, o IBGE precisa contratar pessoas de vários cantos do país. No processo seletivo complementar, há vagas em todos os estados, com destaque para São Paulo que é o estado com o maior número de vagas: são 18.589 espalhadas por 635 cidades.

Divulgação/IBGE.
Divulgação/IBGE.

- Veja o quadro de vagas para recenseador.

O que é o Censo 2022?

O Censo é a contagem da população, feita pelo IBGE a cada 10 anos. Com profissionais (recenseadores) indo de porta em porta, o principal instituto de estatística do país buscará ao banco de dados nacional diversas informações demográficas, sociais e econômicas sobre os brasileiros.