A ClearSale foi a última empresa a realizar uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) no Brasil em 2021, até a edição desta matéria. Com cada ação fixada a R$ 25,00 - no topo da faixa indicativa -, a ClearSale realizou um IPO que movimentou R$ 1,134 bilhão e estreou na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) em 30 de julho com a ação CLSA3, conforme o calendário inicial.
Desde a primeira negociação, a ação da ClearSale disparou na B3. No final de 30 de julho, a CLSA3 registrou alta de 14%. Até às 14h35min desta quarta-feira, 4 de agosto, a ação estava cotada a R$ 29,07 com baixa diária de 1,46%. Conforme mostra o site Fundamentus, a valorização acumulada é de 3,51% até agora.
ClearSale conclui IPO com ação fixada no topo de R$25
A ClarSale, empresa de proteção contra fraude, protocolou pedido de oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) em 7 de junho deste ano e já recebeu aval da Comissão de Valores Mobiliários em julho. Segundo o documento divulgado, a ClearSale realizou uma oferta com 45,3 milhões de ações entre distribuição primária e secundária.
A expectativa era de que cada ação da ClearSale ficasse entre R$ 20,00 a R$ 25,00 cada no IPO, gerando então um preço médio de R$ 22,50 por papel e a possibilidade de movimentação de R$ 1,020 bilhão considerando a base inicial. Mas a ação foi fixada no topo da faixa, aos R$ 25,00, pelo Conselho Administrativo em 28 de julho, levantando mais do que a projeção.
Com a precificação da ação, a ClearSale foi listada na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) em 30 de julho com a ação CLSA3 no segmento Novo Mercado, que exige altos padrões de governança corporativa.
Como coordenadores do IPO foram escalados os bancos Itaú BBA - que é o coordenador-líder -, Bank of America, BTG Pactual e Santander.
O que a ClearSale fará após levantar recursos no IPO?
Como regra, os recursos levantados com a distribuição primária de um IPO sempre são destinadas ao caixa da empresa, enquanto a venda secundária traz aos acionistas vendedores parte do dinheiro movimentado já que as ações são ofertadas por eles ao mercado.
Com sua parte, a ClearSale disse pelo prospecto preliminar que pretende usar os recursos levantados no IPO para os seguintes projetos:
- Crescimento orgânico (50%): o que envolve crescimento das frentes de prevenção à fraude em que a companhia já atua (CNP e autenticação de identidade);
- Open innovation (20%);
- Crescimento inorgânico (fusões e aquisições) com 30% dos recursos líquidos captados no IPO.
- Veja o prospecto definitivo do IPO da ClearSale (CLSA3) na íntegra.
IPO (CLSA3): Período de reservas fechou em 27 de julho
Segundo o atual calendário do IPO, o período para reserva das ações CLSA3 aconteceu entre os dias 15 a 27 de julho.
Para participar da oferta de varejo, precisou-se respeitar os limites mínimo e máximo de R$ 3.000,00 e R$ 1 milhão respectivamente, segundo as regras contidas no prospecto.
Calendário completo do IPO da ClearSale
A precificação das ações pelo conselho de administração da ClearSale estava marcada para o dia 28 deste mês e a estreia na B3 ocorreu em 30 de julho. Veja abaixo o cronograma divulgado:
Quem é a ClearSale? Conheça a empresa
Sediada atualmente na capital paulista, a ClearSale é uma empresa que se considera líder em soluções antifraude em diversos ambientes digitais, incluindo e-commerces, mercado financeiro, telecomunicações e plataformas de seguros, dentre outros. Além disso, a empresa foi quem trouxe para o Brasil a atividade de mapear o comportamento do comprador digital.
Fundada nos anos 2000, a ClearSale hoje tem como clientes grandes varejistas - como Renner, Havan, Magalu e Natura - e fintechs brasileiras, atuando nos cenários nacional e internacional. Até março deste ano, a ClearSale tinha uma base com mais de 4,7 mil clientes espalhados em mais de 170 países. Desta base, os vinte maiores clientes mantinham um relacionamento de sete anos com a empresa até então.
"A Companhia atua principalmente em duas frentes de prevenção à fraude na relação de empresas e pessoas ou empresas com outras empresas: autenticação de pagamentos com cartão de crédito não presente (Card-Not-Present, ou CNP), ou seja, análise para prevenção de fraudes em compras realizadas online (e-commerce) onde não há presença de cartão de crédito com inserção de senha; e autenticação de identidade (onboarding), ou seja, garantia de autenticidade dos usuários de determinado serviço online dos clientes", detalha a ClearSale pelo prospecto do IPO.
Em 2020, a ClearSale registrou uma receita operacional líquida (ROL) de R$ 345,6 milhões com destaque para o mercado interno. Já no primeiro trimestre de 2021 o ROL da empresa atingiu R$ 98 milhões ante quantia de R$ 53,6 milhões obtida no mesmo período de 2020, assim como pode ser visto na tabela abaixo:
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