Não é de hoje que os golpes estão ficando cada vez mais especializados. Cada dia vemos no noticiário um golpe diferente, não é mesmo? E devemos estar atentos a cada mensagem ou ligação recebida, pois é através desses meios que os golpistas conseguem realizar seus crimes.
O novo golpe da falsa central de atendimento é um deles. Golpistas estão ligando para seu telefone se passando por uma funcionária de uma instituição financeira ou de alguma loja que você seja cliente. Após, a pessoa informa sobre movimentações estranhas em suas contas e começa o golpe: ela orienta a realizar alguns procedimentos e confirmações de dados.
Entenda como funciona o golpe da central de atendimento e como você deve se proteger.
Como funciona o golpe da falsa central de atendimento?
Neste golpe, alguém se passando por um funcionário da central de atendimento de um banco ou loja que a vítima é cliente liga para seu número e relata que houve um problema com sua conta.
Para ganhar a confiança, os criminosos utilizam alguns artifícios, como a confirmação do nome da vítima, sabem a data de nascimento e alguns dados de transações que ela tenha realmente feito. Então, no início da ligação, eles já conseguem passar certa veracidade para a vítima acreditar.
As abordagens podem variar, mas normalmente as vítimas costumam ficar preocupadas, já que se trata de movimentações estranhas em suas contas, ou compras suspeitas, ou até tentativas de invasão. São inúmeras as desculpas para que o golpista consiga extrair dinheiro ou informações.
Depois de conseguir que a vítima acredite na situação, o criminoso pede que ela faça algumas operações na conta, podendo ser pelo aplicativo, por um site ou pela agência bancária.
Então, é com o fato da urgência e com o uso de termos técnicos que o golpe acontece. Nesse momento, a vítima acaba fornecendo dados pessoais, como senhas do cartão ou do aplicativo, ou até efetuando alguma operação financeira.
Quais os riscos do golpe da central de atendimento?
Dependendo das informações que foram passadas, é possível criar cadastros ou acessar remotamente o computador ou celular da vítima. Em casos como as transações financeiras, as vítimas podem ser induzidas a fazer transferências de valores para supostamente, regularizar sua conta.
Como os golpistas conseguem parecer que tem números de bancos?
Na realidade, os golpistas conseguem emular o número de alguma central de atendimento, utilizando aplicativos que permitem que os números verdadeiros de seus telefones sejam mascarados.
Assim, quando a vítima for pesquisar aquele número na internet, ela encontrará o contato da central de atendimento que ela é cliente. Mas vale lembrar que a maioria das vezes, telefones de SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) são receptivos. Isso significa que só é permitido receber ligações, e não fazer ligações proativas para os clientes.
Como se proteger do golpe da central de atendimento?
- Nunca informe dados como senhas ou número de cartão. Se receber esse tipo de ligação, desligue imediatamente a chamada;
- Desconfie de ligações feitas para atualizar app ou internet banking. As instituições não ligam para os clientes para realizar esse tipo de procedimento;
- Atenção à regra dos 5 minutos. Quando os criminosos percebem que a vítima está desconfiada, eles solicitam que encerre a ligação e ligue então para a central de atendimento da instituição. Porém, eles conseguem prender a ligação de telefone fixo por até 5 minutos depois que a pessoa desligou.Nesse momento, a vítima acha que a ligação se encerrou, mas na verdade a chamada anterior continua na linha;
- Em caso de dúvidas, desligue o telefone e procure a central de atendimento da empresa através dos canais oficiais após 5 ou 10 minutos;
- Jamais transfira valores para contas de pessoa física ou para alguém que você não conhece.
O que fazer se cair no golpe da falsa central de atendimento?
Caso seja transferido algum valor ou tenha passado seus dados para criminosos, comunique a instituição financeira através dos canais oficiais de atendimento. Também é recomendado que seja feito um boletim de ocorrência para que os criminosos não façam novas vítimas.
Como funciona o golpe da falsa central de atendiment
Neste golpe, alguém se passando por um funcionário da central de atendimento de um banco ou loja que a vítima é cliente liga para seu número e relata que houve um problema com sua conta. Nesse momento, a vítima acaba fornecendo dados pessoais, como senhas do cartão ou do aplicativo, ou até efetuando alguma operação financeira.
Quais os riscos do golpe da central de atendimento?
Dependendo das informações que foram passadas, é possível criar cadastros ou acessar remotamente o computador ou celular da vítima. Em casos como as transações financeiras, as vítimas podem ser induzidas a fazer transferências de valores para supostamente, regularizar sua conta.
Como os golpistas conseguem parecer que tem números de bancos?
Na realidade, os golpistas conseguem emular o número de alguma central de atendimento, utilizando aplicativos que permitem que os números verdadeiros de seus telefones sejam mascarados.
O que fazer se cair no golpe da falsa central de atendimento?
Caso seja transferido algum valor ou tenha passado seus dados para criminosos, comunique a instituição financeira através dos canais oficiais de atendimento. Também é recomendado que seja feito um boletim de ocorrência para que os criminosos não façam novas vítimas.
Siga o Poupar Dinheiro no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre finanças, investimentos, mercado, ações e economia.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.