Com o avanço da internet, muitos modelos de negócios surgiram, principalmente digitais. Além disso, nos últimos anos ficou menos burocrático abrir uma empresa no Brasil e, dessa forma, muitos brasileiros tornaram-se empreendedores e a Receita Federal tem atualizado sua lista de CNPJ ativos.

Como segurança, empresas e bancos muitas vezes consultam dados de seus clientes para fins de análise de reputação e crédito, dentre outros motivos. Entre empresas essa prática também é comum.

O que nem todo mundo sabe, entretanto, é que os clientes também podem consultar dados das empresas, independente de porte e atividade.

Por meio de ferramentas de consulta do governo, dá para descobrir se uma empresa realmente existe e se ela possui ou não pendências. Veja abaixo como funciona!

Para saber se um empreendimento ou até mesmo uma marca apresentada na internet é uma empresa registrada, deve-se acessar sites especializados para realizar a consulta. Mas, antes vale a pena saber o que é um CNPJ e como acontece a abertura de uma empresa atualmente.

O que é CNPJ?

O Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) é o número com 14 dígitos de registro de empresas e profissionais que passam a se submeter a regras e vantagens. O principal interessado no CNPJ é o grupo de órgãos regulamentadores e tributários do governo.

A principal função do CNPJ é identificar a existência da empresa perante o mercado e a regulamentação do governo, como no que diz respeito ao pagamento de impostos e deveres trabalhistas.

Além das obrigações, o CNPJ é necessário para se emitir notas fiscais, abrir conta em bancos como uma empresa, fechar compras e outros tipos de acordos comerciais, ter acesso a benefícios de empréstimo e financiamento para o negócio, contratar funcionários, dentre outros benefícios.

Quem deve ter um CNPJ?

Segundo a legislação em vigor, todas as entidades com operações no Brasil estão obrigadas a se inscrever no CNPJ antes do início de suas atividades, isso inclui:

  • Estabelecimentos;
  • Órgãos do governo;
  • Condomínios;
  • Clubes e fundos de investimento;
  • Candidatos a cargos políticos;
  • Entre outros.

Como saber se uma empresa existe?

A principal maneira para descobrir se uma empresa existe é conferir se o negócio possui um CNPJ. Essa informação sempre fica presente em nota fiscal, site da empresa, contratos e e-mail de negócios e vendas.

Isso porque, ao saber se a empresa possui um CNPJ, é garantido que o empreendimento está devidamente registrado junto aos órgãos competentes.

Entretanto, apenas saber o número do CNPJ não é suficiente. Também é preciso realizar uma consulta para saber dados mais específicos da empresa, como se ela está ativa ou não.

Ademais, para conferir se o CNPJ informado realmente pertence à empresa - e ver se a situação não é um golpe -, a consulta da empresa se faz necessária.

Consultar a empresa pelo CNPJ

Para consultar uma empresa pelo CNPJ, basta acessar o portal da Receita Federal que entrou em vigor em 2018 e passou a ser a principal fonte de consulta de empreendimentos.

A Receita Federal é responsável pela administração dos tributos de competência da União, recolhidos de pessoa física e jurídica.

Pela consulta do CNPJ, é possível conferir dados de identificação da empresa, como o nome, data de abertura, atividade econômica, endereço e a situação (se está ativa no momento ou não).

Para consultar uma empresa pelo CNPJ, siga esse passo a passo:

  1. Acesse o site da Receita Federal;
  2. Digite o número de CNPJ da empresa;
  3. Selecione o "Sou humano" para a autenticação;
  4. Clique em "Consultar";
  5. Se desejar, clique em "imprimir" para ter uma versão física do documento ou no formato pdf.

Consultar a empresa pelo nome

Em casos ainda mais específicos, como ao ser deparado com um produto na internet, às vezes sentimos a necessidade de consultar a empresa para conferir se ela realmente existe. Entretanto, pode ser que o número do CNPJ não seja informado e a pesquisa mencionada acima não seria possível.

Neste caso, para consultar a empresa e descobrir dados como o CNPJ e situação cadastral, será preciso usar outra ferramenta do governo federal: Redesim.

Por meio do Redesim é possível consultar uma empresa pelo nome (empresarial ou nome fantasia) e assim descobrir qual o número do CNPJ e se a situação do empreendimento consta como ativa, inapta ou baixada (quando a empresa deixa de existir). Veja abaixo como fazer a pesquisa que é grátis:

  1. Acesse o Redesim;
  2. Na página inicial, selecione a opção "Consultas Pessoa Jurídica";
  3. Depois, clique em "Pesquisar por Nome Empresarial ou Título do Empreendimento;
  4. Será necessário fazer login com uma conta gov.br (saiba mais sobre ela aqui);
  5. Confirme o acesso de seus dados pelo Portal gov.br;
  6. Dentro do Redesim, escolha a opção "Nome Empresarial" como tipo de pesquisa;
  7. Em "Situação Cadastral", selecione "todas" quando não souber;
  8. Em "UF", selecione "todas UF" para ampliar a busca;
  9. Clique em "Pesquisar";
  10. Pronto! se a empresa existir, o sistema mostrará o CNPJ dela.

Como saber se uma empresa é confiável?

Primeiro passo a tomar para saber se uma empresa é confiável, consultar o CNPJ é importante para descobrir se a empresa está com registro ativo e liberada para atuar.

Contudo, a situação ativa não necessariamente confirma que a empresa é confiável. Nesse caso, é importante fazer uma pesquisa de reputação junto a outros consumidores ou fornecedores.

Sites de reputação, sendo o Reclame Aqui um dos maiores no Brasil, mostram como os clientes avaliam a empresa. Além disso, é possível conferir o índice de resolução de problemas e nota de atendimento.

Além disso, as redes sociais podem ser aliadas na hora de pesquisar a reputação de uma empresa. Consultas no LinkedIn, Twitter e YouTube geralmente mostram avaliações e comentários dos produtos e, eventualmente, também de empresas.