Com o avanço da internet, muitos modelos de negócios surgiram, principalmente digitais. Além disso, nos últimos anos ficou menos burocrático abrir uma empresa no Brasil e, dessa forma, muitos brasileiros tornaram-se empreendedores e a Receita Federal tem atualizado sua lista de CNPJ ativos.
Como segurança, empresas e bancos muitas vezes consultam dados de seus clientes para fins de análise de reputação e crédito, dentre outros motivos. Entre empresas essa prática também é comum.
O que nem todo mundo sabe, entretanto, é que os clientes também podem consultar dados das empresas, independente de porte e atividade.
Por meio de ferramentas de consulta do governo, dá para descobrir se uma empresa realmente existe e se ela possui ou não pendências. Veja abaixo como funciona!
Para saber se um empreendimento ou até mesmo uma marca apresentada na internet é uma empresa registrada, deve-se acessar sites especializados para realizar a consulta. Mas, antes vale a pena saber o que é um CNPJ e como acontece a abertura de uma empresa atualmente.
O que é CNPJ?
O Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) é o número com 14 dígitos de registro de empresas e profissionais que passam a se submeter a regras e vantagens. O principal interessado no CNPJ é o grupo de órgãos regulamentadores e tributários do governo.
A principal função do CNPJ é identificar a existência da empresa perante o mercado e a regulamentação do governo, como no que diz respeito ao pagamento de impostos e deveres trabalhistas.
Além das obrigações, o CNPJ é necessário para se emitir notas fiscais, abrir conta em bancos como uma empresa, fechar compras e outros tipos de acordos comerciais, ter acesso a benefícios de empréstimo e financiamento para o negócio, contratar funcionários, dentre outros benefícios.
Quem deve ter um CNPJ?
Segundo a legislação em vigor, todas as entidades com operações no Brasil estão obrigadas a se inscrever no CNPJ antes do início de suas atividades, isso inclui:
- Estabelecimentos;
- Órgãos do governo;
- Condomínios;
- Clubes e fundos de investimento;
- Candidatos a cargos políticos;
- Entre outros.
Como saber se uma empresa existe?
A principal maneira para descobrir se uma empresa existe é conferir se o negócio possui um CNPJ. Essa informação sempre fica presente em nota fiscal, site da empresa, contratos e e-mail de negócios e vendas.
Isso porque, ao saber se a empresa possui um CNPJ, é garantido que o empreendimento está devidamente registrado junto aos órgãos competentes.
Entretanto, apenas saber o número do CNPJ não é suficiente. Também é preciso realizar uma consulta para saber dados mais específicos da empresa, como se ela está ativa ou não.
Ademais, para conferir se o CNPJ informado realmente pertence à empresa - e ver se a situação não é um golpe -, a consulta da empresa se faz necessária.
Consultar a empresa pelo CNPJ
Para consultar uma empresa pelo CNPJ, basta acessar o portal da Receita Federal que entrou em vigor em 2018 e passou a ser a principal fonte de consulta de empreendimentos.
A Receita Federal é responsável pela administração dos tributos de competência da União, recolhidos de pessoa física e jurídica.
Pela consulta do CNPJ, é possível conferir dados de identificação da empresa, como o nome, data de abertura, atividade econômica, endereço e a situação (se está ativa no momento ou não).
Para consultar uma empresa pelo CNPJ, siga esse passo a passo:
- Acesse o site da Receita Federal;
- Digite o número de CNPJ da empresa;
- Selecione o "Sou humano" para a autenticação;
- Clique em "Consultar";
- Se desejar, clique em "imprimir" para ter uma versão física do documento ou no formato pdf.
Consultar a empresa pelo nome
Em casos ainda mais específicos, como ao ser deparado com um produto na internet, às vezes sentimos a necessidade de consultar a empresa para conferir se ela realmente existe. Entretanto, pode ser que o número do CNPJ não seja informado e a pesquisa mencionada acima não seria possível.
Neste caso, para consultar a empresa e descobrir dados como o CNPJ e situação cadastral, será preciso usar outra ferramenta do governo federal: Redesim.
Por meio do Redesim é possível consultar uma empresa pelo nome (empresarial ou nome fantasia) e assim descobrir qual o número do CNPJ e se a situação do empreendimento consta como ativa, inapta ou baixada (quando a empresa deixa de existir). Veja abaixo como fazer a pesquisa que é grátis:
- Acesse o Redesim;
- Na página inicial, selecione a opção "Consultas Pessoa Jurídica";
- Depois, clique em "Pesquisar por Nome Empresarial ou Título do Empreendimento;
- Será necessário fazer login com uma conta gov.br (saiba mais sobre ela aqui);
- Confirme o acesso de seus dados pelo Portal gov.br;
- Dentro do Redesim, escolha a opção "Nome Empresarial" como tipo de pesquisa;
- Em "Situação Cadastral", selecione "todas" quando não souber;
- Em "UF", selecione "todas UF" para ampliar a busca;
- Clique em "Pesquisar";
- Pronto! se a empresa existir, o sistema mostrará o CNPJ dela.
Como saber se uma empresa é confiável?
Primeiro passo a tomar para saber se uma empresa é confiável, consultar o CNPJ é importante para descobrir se a empresa está com registro ativo e liberada para atuar.
Contudo, a situação ativa não necessariamente confirma que a empresa é confiável. Nesse caso, é importante fazer uma pesquisa de reputação junto a outros consumidores ou fornecedores.
Sites de reputação, sendo o Reclame Aqui um dos maiores no Brasil, mostram como os clientes avaliam a empresa. Além disso, é possível conferir o índice de resolução de problemas e nota de atendimento.
Além disso, as redes sociais podem ser aliadas na hora de pesquisar a reputação de uma empresa. Consultas no LinkedIn, Twitter e YouTube geralmente mostram avaliações e comentários dos produtos e, eventualmente, também de empresas.
Como consultar uma empresa?
Site do governo federal permite fazer consulta de empresas pelo CNPJ ou por nome.
Como saber se uma empresa é confiável?
Consultar o CNPJ da empresa e conferir a reputação na internet pode ajudar a descobrir se ela é confiável.
Siga o Poupar Dinheiro no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre finanças, investimentos, mercado, ações e economia.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.