Atualmente, existe um benefício nos cartões de crédito que se torna um fator decisivo na hora de contratar ou não, determinado produto. Estamos falando do cashback, que é um benefício ofertado por diversas insitituições como forma de fidelizar os seus clientes.
E diante do aumento das compras online, os brasileiros vêm apostando neste recurso que devolve parte do valor de uma compra. A digitalização do consumo por conta da pandemia, colocou o cashback em destaque no mercado do Brasil.
Conforme a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 48% dos consumidores aproveitaram os descontos com esse sistema, desde que a pandemia chegou ao país. Abaixo, confira todos os detalhes sobre esse novo padrão de consumo.
Compras com cashback aumentam 48%
Em suma, a principal vantagem do cashback é a chance de ganhar de volta, parte do dinheiro gasto. Ao fazer uma compra, o consumidor recupera uma certa porcentagem do valor em forma de saldo, que poderá ser usada de várias formas.
Durante a Black Friday, a procura por oportunidades de cashback aumentaram 38%. Os dados compilados pela equipe de Insights do Google compararam a semana anterior a Black Friday de 2021, com o mesmo período de 2020.
Com os preços mais altos por conta da inflação, os consumidores procuraram outras vantagens para aproveitar o período de descontos. Dentre elas, a chance de ganhar de volta até 25% do valor gasto em uma compra. Além do cashback, a procura por "cupom", "retire na loja" e "frete grátis" também aumentaram, 7%, 6% e 3% respectivamente, conforme a equipe do Google.
Cashback no cartão de crédito
No início dos anos 2000, o cashback já estava presente nos Estados Unidos. Atualmente, em torno de 80% dos usuários de cartão de crédito, usam esse benefício no país.
Quase 3 décadas depois, o recurso começou a ser ofertado no Brasil. As fintechs e os bancos digitais como a XP, Nubank, BTG+ e Original abraçaram o benefício e o promovem frequentemente.
Ademais, o aumento pela procura do cartão de crédito com cashback, fez com que as grandes instituições investissem nesse programa de fidelização. Em suma, cada empresa tem regras próprias para ofertar o recurso, seja com depósito diretamente na conta-corrente, ou como desconto na fatura do cartão.
Por outro lado, há bancos como o C6 Bank e o Original, que ofertam o cashback por meio de programas de pontos. Sendo assim, quanto mais o cliente usa o cartão de crédito da empresa, mais pontos acumula, e maior será a porcentagem de cashback recebida.
Por fim, vale ressaltar que as bandeiras do cartão de crédito são importantes para definir a porcentagem de cashback ofertada. Logo, as opções infinite, black e nanquim são as vantajosas para o benefício. Porém, nem sempre o valor é entregue "de graça". A maioria dos cartões de crédito com cashback cobram taxas de anuidade. Por isso, é necessário conferir se vale a pena pagar a anuidade para ter acesso ao benefício.
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