O Grupo Soma informou na noite dessa quarta-feira, 11 de agosto, que em reunião do Conselho de Administração da companhia, foi votado e aprovado o protocolo de incorporação das ações de emissão da Cia Hering, que foi adquirida pela empresa em abril de 2021.

A proposta que estabelece os termos e as condições dessa operação ainda deve ser submetida à Assembleia Geral Extraordinária, mas a companhia acredita que ela deverá ser aprovada. Entre os principais pontos está a descrição de cada uma das etapas do processo.

Estão envolvidas nessa transação a Cia Hering, companhia que foi comprada pelo Grupo de Moda Soma S.A, e ainda a Cidade Maravilhosa Indústria e Comércio de Roupas S.A e a GMSH Participações S.A. (a NewCo).

Vamos ver mais detalhes abaixo.

Etapas da incorporação de ações

  1. O primeiro passo é a incorporação da totalidade das ações de emissão da Hering pela Cidade Maravilhosa, o que vai resultar na emissão, por parte da Cidade Maravilhosa, de ações ordinárias e preferências em favor dos acionistas da Hering. Serão entregues 3 ações ordinárias e 1,20 ações preferenciais;

  2. Na mesma data acontecerá o resgate da totalidade das ações preferenciais de emissão da Cidade Maravilhosa, com o pagamento do valor final da parcela em dinheiro prevista na transação. Essa ações preferenciais esgatadas serão canceladas contra reserva de capital.

  3. Também na mesma data serão incorporadas a totalidade das ações de emissão da Cidade Maravilhosa pela NewCo, resultando na emissão, pela NewCo, de ações ordinárias. Essas ações serão emitidas em favor dos acionistas da Cidade Maravilhosa e também dos acionistas da Cia Hering que se tornarem proprietários de ações da Cidade Maravilhosa. A proporção de ações será de 1 ação ordinária da NewCo.

  4. E ainda, por fim, acontecerá a incorporação da NweCo pela Soma, pelo valor patrimonial contábil da NweCo (considerada a incorporação da Hering e da Cidade Maravilhosa), com a consequente extinção da NewCo e sucessão, pela Soma, de todos os seus bens, direito e obrigações. A partir disso acontecerá a migração dos acionistas da NewCo (incluindo os da Hering e Cidade Maravilhosa) para o quadro acionário da Soma, resultando na emissão de ações ordinárias da Soma em favor dos acionistas da NewCo, na proporção de 1,84 ação.


Entre os principais benefícios da operação, segundo a companhia, está a expansão do portifólio de marcas e ampliação da oferta de produtos, o que aumenta seu potencial de atuação, consolida sua plataforma, entre outros. A Soma também acredita que a união possibilitará o intercâmbio de conhecimentos e expertise entre as companhias.

Veja mais detalhes da incorporação de ações no documento divulgado pela Soma.

Soma convoca AGE

Após a divulgação desse documento, a Soma publicou na manhã dessa quinta-feira, 12 de agosto, o Edital de Convocação de Assembleia Geral Extraordinária, onde será discutida, entre outras questões, esse projeto de incorporação de ações.

A reunião deverá acontecer no dia 14 de setembro de 2021, às 16 horas, de forma digital. O edital de convocação pode ser conferido aqui. E a proposta da administração para a assembleia, pode ser conferido aqui.