A indústria de cosméticos Coty Brasil Comércio, dona de marcas como Bozzano e Monange, protocolou um pedido de registro de Oferta Pública Inicial (IPO na sigla em inglês) perante a Comissão de Valores Mobiliários, a CVM, que agora tem mais um IPO para analisar. Ao todo, são 22 empresas com pedido aberto na CVM, até a edição desta matéria.
Segundo o documento protocolado, a Coty Brasil contratou as instituções financeiras Bank of America, Itaú BBA e Santander como coordenadores do IPO. A operação, quando concluída, levará a empresa à Bolsa de Valores de São Paulo (B3), bem como trará recursos aos acionistas.
Coty Brasil prepara IPO com ofertas primária e secundária
A Coty Brasil anunciou que seu IPO contará com distribuição primária, que destina aos cofres da empresa os recursos levantados em regra, e distribuição secundária cujo acionista vendedor de ações será a Coty B.V.
Desta forma, é possível prever que o IPO trará dinheiro tanto para a Coty Brasil quanto para seu acionista controlador. As ações a serem negociadas serão do tipo ordinária (ON).
Pelo documento protocolado na CVM, uma minuta do prospecto preliminar, a Coty Brasil Comércio pretende usar os recursos captados na oferta primária para fazer os seguintes projetos:
- Expansão da área digital: com aceleração do e-commerce e marketing digital;
- Desenvolvimento de produtos e marketing das categorias de beleza e cuidados pessoais.
Ainda não foram divulgadas em vias formais quanto a empresa pretende investir em cada projeto, bem como qual é o potencial financeiro do IPO. Essas e as outras informações devem ser divulgadas em breve, conforme a operação tramita na CVM.
Após a conclusão do IPO, a Coty Brasil terá ações sendo negociadas na bolsa de valores brasileira, cuja listagem será no segmento Novo Mercado, que exige das empresas um alto padrão de governança corporativa. "A Companhia e a B3 celebrarão oportunamente o Contrato de Participação no Novo Mercado", consta no documento protocolado na CVM.
Sobre a Coty Brasil
Os números mostram que o Coty Brasil é uma das gigantes da indústria dos comésticos em atuação no Brasil. Segundo pesquisa da empresa de dados Nielsen de 2020, a Coty Brasil é uma das quatro maiores indústrias de beleza e cuidados pessoais do varejo brasileiro em participação de mercado, bem como é a segunda maior em termos de penetração em residências.
Além disso, segundo a mesma pesquisa, a Coty Brasil é líder brasileira no mercado de cosméticos de barbear, de coloração capilar masculina, de hair styling masculino e no mercado de esmaltes. Dentre outras posições de forte destaque, a empresa ainda está entre as três maiores industrias de cuidados masculinos com a marca Bozzano.
A Coty Brasil também é dona de várias outras marcas de produtos usadas em massa por brasileiros, como a marca de esmalte Risqué, as fragrâncias de luxo Calvin Klein e os hidratantes Paixão. Além disso, a Coty também é dona da Monange, a maior marca em termos de receita.
"Acreditamos que nossa posição destacada de mercado, combinada com uma operação robusta, de escala e verticalizada, nos permitiu auferir fortes resultados operacionais nos últimos anos", conta a Coty Brasil.
No primeiro semestre de 2021, a empresa registrou uma receita líquida de R$ 605 milhões. Entre 2019 e 2020, a receita líquida da Coty Brasil foi de R$ 1,1 bilhão e R$ 1,2 bilhão respectivamente, conforme pode ser visto na tabela abaixo:
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