Teve início na segunda-feira, dia 7 de março, o período para a Declaração do Imposto de Renda 2022 - ano base 2021 - e entre as novidades anunciadas pela Receita Federal está a possibilidade de entregá-la por meio da declaração pré-preenchida.
A ferramenta passou a estar disponível aos brasileiros e residentes no Brasil no dia 14 de março e é possível obtê-la por meio da da autenticação no portal único Gov.br. Mas afinal, como vai funcionar essa forma de declaração do IR? Confira abaixo.
Quem poderá usar a declaração pré-preenchida?
A declaração pré-preenchida já existia, porém até o ano passado, esse tipo de declaração só estava disponível a quem tivesse certificação digital. A partir de 2022, o recurso foi ampliado e a declaração pré-preenchida pode ser utilizada por todos os contribuintes que possuam a conta Gov.br nos níveis ouro ou prata.
Todas as formas de preenchimento disponíveis serão contepladas pela ferramenta, ou seja:
- On-line - no Portal e-CAC;
- No computador - com o PGD IRPF;
- Em dispositivos móveis - com o app Meu Imposto de Renda (Android/iOs).
Quais informações ela vai conter?
De acordo com a Receita Federal, a Declaração Pré-Preenchida possui informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais e que são alimentadas diretamente no PGD IRPF 2022, sem a necessidade de digitação.
Porém, será de responsabilidade do contribuinte a verificação da correção de todos os dados pré-preenchidos na declaração, e realizar as alterações, inclusões e exclusões das informações necessárias, se for o caso.
Como utilizar a declaração pré-preenchida?
Essa declaração é preenchida automaticamente com os dados disponibilizados pelo usuário na conta Gov.br. Então, o primeiro passo é ter uma conta Gov.br. Isso pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo (Android ou iOs) de forma totalmente gratuita (veja os detalhes abaixo).
Depois disso é só acessar o sistema da Receita Federal com a conta Gov.br. Em cada uma das formas de declaração vai aparecer a opção de login dessa forma, como mostra o exemplo da imagem abaixo.
Como criar uma conta Gov.br?
- Se estiver no aplicativo, clique no botão "Entrar com gov.br", e se estiver no site, clique no botão "Criar conta gov.br";
- Em seguida digite seu CPF e siga as orientações para criar sua conta.
A conta Gov.br possui três níveis de login, dependendo das informações disponibilizadas pelo usuário.
Os três níveis de login da conta Gov.br são:
Bronze:
- Login único para acessar serviços digitais menos sensíveis;
- Acesso parcial às funcionalidades do aplicativo gov.br;
- Conta com nível básico de segurança, com acesso a poucos serviços digitais.
Prata:
- Login único para um grande número de serviços digitais;
- Acesso completo a todas as funcionalidades do aplicativo gov.br;
- Conta com nível alto de segurança, com acesso a serviços que exigem reconhecimento facial ou acesso a bancos credenciados.
Ouro:
- Login único para qualquer serviço digital, sem restrição de acesso;
- Acesso completo a todas as funcionalidades do aplicativo gov.br;
- Conta com nível máximo de segurança, principalmente para serviços mais sensíveis.
De acordo com o governo federal, aqueles que já fizeram o cadastro biométrico junto à Justiça Eleitoral também terão esses dados integrados ao Sistema Gov.br para elevar o nível de segurança e de login do cidadão.
Siga o Poupar Dinheiro no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre finanças, investimentos, mercado, ações e economia.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.