O e-commerce Enjoei (ENJU3) registrou um prejuízo de R$ 23,256 milhões no terceiro trimestre de 2021 (3T21), sendo uma piora de 185% em relação ao mesmo período de 2020, quando o prejuízo era de R$ 8,147 milhões. A informação foi divulgada pela empresa em 12 de novembro por meio de relatório na atual temporada de resultados.
Segundo o relatório divulgado, o Enjoei registra ainda um prejuízo de R$ 85,071 milhões nos nove primeiros meses de 2021 (9M21), representando um aumento de 593% quando comparado com o prejuízo de R$ 12,269 milhões obtido no período de janeiro a setembro de 2020.
Outros destaques no balanço do Enjoei são as despesas e os custos que aumentaram de forma significativa nos últimos meses. Segundo o relatório, as despesas gerais e administrativas atingiram R$ 22,680 milhões no 3T21, com uma alta de 217% em relação ao mesmo período de 2020 devido a fatores como aumento de 31% de salários e encargos trabalhistas neste ano. Por sua vez, as despesas publicitárias saltaram 61% para R$ 12,305 milhões.
Receita cresce após tributo de ISS menor
Apesar da piora no prejuízo, o Enjoei teve uma receita líquida de R$ 25,9 milhões no 3T21, sendo um crescimento de 16% em relação ao mesmo período de 2020. Segundo a empresa, esse resultado foi beneficiado por "redução da alíquota de tributação de ISS [Imposto sobre Serviços]: com a mudança de sede da companhia para Barueri/SP no mês de julho/21, tivemos diminuição dessa alíquota em 3,0 p.p., saindo de 5% em São Paulo para 2% em Barueri".
Frente a uma alta anual de 20% na quantidade de compradores, chegando a 180 mil no 3T21, os novos compradores na plataforma da Enjoei totalizaram 166 mil em setembro em baixa de 9%.
Segundo o relatório, dos R$ 18,8 milhões relativos ao Custo do Serviço Prestado no 3T21, um total de R$ 15,5 milhões foi proveniente de frete e logística dos produtos do e-commerce.
GMV dispara; ebitda segue negativo
O Gross Merchandise Volume (GMV), que traz o volume bruto de mercadoria, sendo um dos principais indicadores de lojas virtuais, da Enjoei foi de R$ 199 milhões no terceiro trimestre do ano (3T21), sendo uma alta de 46% em relação ao mesmo período de 2020, mas uma baixa de 2,7% frente ao 2T21.
"No acumulado de 9 meses, atingimos R$ 575 milhões (+73% vs 9M20), refletindo o forte ritmo de crescimento do volume de transações realizadas na plataforma ao longo do último ano, como resultado do ritmo saudável de aquisição de usuários e manutenção dos indicadores de recorrência", disse a empresa.
Piorando no último ano, o ebitda da Enjoei no 3º trimestre de 2021 (3T21) foi um saldo negativo de R$ 17,3 milhões, contra um resultado vermelho de R$ 4,7 milhões no mesmo período de 2020. Entretanto, no segundo trimestre de 2021 o ebitda atingiu um saldo negativo de R$ 19,2 milhões, conforme destaca o relatório divulgado.
Morgan Stanley aumenta participação no Enjoei em novembro
Após os resultados trimestrais, na terça-feira, 16 de novembro, o Enjoei anunciou que recebeu notificação de que o Morgan Stanley - junto a subsidiárias, representados por fundos de investimentos - aumentou sua participação na empresa para 5,1% das ações ENJU3.
"O Morgan Stanley não objetiva alterar a composição do controle ou estrutura administrativa da Companhia", consta na corredpondência enviada ao Enjoei por representante da instituição.
O Enjoei é relativamente novo no mercado financeiro, visto que a empresa realizou sua oferta pública inicial (IPO) em novembro de 2020, movimentando mais de um bilhão de reais, e assim estreou na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).
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