A Enjoei (ENJU3), empresa que opera um comércio eletrônico, registrou um prejuízo de R$ 33,714 milhões no quarto trimestre de 2021 (4T21), o que representa uma piora de 78,8% em relação ao prejuízo do mesmo período de 2020. Além disso, esse resultado representa um aumento de 45% em relação ao 3º trimestre de 2021, quando o prejuízo foi de R$ 23,256 milhões.
Segundo o relatório de resultados divulgado na noite desta quinta-feira, 24 de março, a Enjoei - que estreou na Bolsa de Valores de São Paulo em novembro de 2020 - teve um prejuízo acumulado de R$ 118,785 milhões em 2021, uma piora de 281,6% frente ao prejuízo de 2020.
"Em um cenário onde os custos de aquisição apresentaram desafios para investimentos em novos compradores, o direcionamento colocado em prática logo no início do ano foi admitir um menor patamar na rentabilidade no curto prazo, para sustentar bons índices de liquidez para nossos vendedores, enquanto continuamos a acelerar a base de compradores ativos, aumentando sua frequência de compra", consta no balanço sobre a estratégia da Enjoei em 2021.
Entre 2020 e 2021, a quantidade de vendedores ativos na plataforma Enjoei cresceu 50%, de 683 mil para 1.022 milhão. Nesse mesmo intervalo, os novos compradores totalizaram 995 mil, uma alta de 26%.
Destaques dos resultados da Enjoei
A Enjoei teve uma receita líquida de R$ 29,542 milhões no 4T21, sendo uma alta de 3,2% em relação ao mesmo período de 2020, sem considerar ajustes. Já no balanço ajustado, o crescimento é de 13,8%.
Em 2021, o GMV (Gross Merchandise Volume/Volume Bruto de Vendas) totalizou R$ 826 milhões, o que significa alta de 67% em relação ao ano de 2020. Além disso, no 4T21 o GMV cresceu 55% na comparação anual, para R$ 251 milhões. Segundo o relatório, o resultado positivo no trimestre foi trazido pela retomada dos investimentos em branding, com veiculação da nova campanha em TV e OOH e pelo bom desempenho na Black Friday.
No 4T21, os gross billings, que correspondem à parcela do GMV retida pelo Enjoei nas transações da plataforma, cresceram 24% em relação ao 4T20, e 11% frente ao 3º trimestre de 2021, a R$ 49,7 milhões. No resultado anual, o crescimento foi de 44% somando R$ 185 milhões.
Mas, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da Enjoei apresentou um saldo negativo de R$ 37,026 milhões no 4T21, em uma piora contábil de 107,3% em relação ao 4º trimestre de 2020. Nos dois últimos anos o Ebitda do comércio eletrônico ainda somou um resultado negativo de R$ 124,594 milhões com piora contábil de 472,7% frente aos R$ 21,757 milhões negativos de 2020.
Já o custo do serviço prestado no 4T21 atingiu R$ 21,8 milhões, sendo uma alta de 13,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, as despesas gerais e administrativas totalizaram R$ 17,8 milhões (desconsiderando o plano de remuneração em ações de R$ 7,4 milhões, sem efeito caixa) o que demonstra um aumento de 109% em relação ao 4º trimestre de 2020. Como percentual do GMV, essas despesas representaram 7,1% no 4T21, versus 5,3% no 4T20.
Já nos destaques positivos, o resultado financeiro da Enjoei somou R$ 16,293 milhões em 2021, assim revertendo a despesa financeira de R$ 2,6 milhões de 2020.
- Veja o relatório de resultados da Enjoei na íntegra.
Enojei (ENJU3) cai na B3 após resultados
Após a divulgação do relatório de resultados do 4º trimestre de 2021 e do acumulado do ano, a Enjoei (ENJU3) teve desvalorização na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). Até às 14h05min de hoje (25 de março), a ENJU3 caía 6,71%, cotada a R$ 2,78.
A Enjoei estreou na B3 em 9 de novembro de 2020, com cada ação precificada a R$ 10,25. Desde então, o papel já caiu cerca de 70% no mercado financeiro, segundo os registros.
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