Pelo fato de ser uma conta com facilidades e bastante benefícios, o Nubank ganhou fama, chegando com a proposta de um serviço totalmente digital, que fez com que a companhia economizasse toneladas de papel durante todos esses anos, apenas para citar um exemplo.

Isso acontece pela ausência das agências físicas e pelo uso de aparelhos eletrônicos, como celulares e computadores para que o cliente consulte suas faturas e faça outros serviços financeiros.

Porém, não para por aí. Um dos fatos que mais contribuíram para a fama do Nubank, é o de que ele foi o primeiro no Brasil a não cobrar tarifas dos clientes para manutenção de conta ou de cartões de crédito, supreendendo todos.

E isso, ainda que seja muito bom para os brasileiros, faz com que muitos se perguntem: mas afinal, como que o Nubank faz dinheiro? Como ele obtém lucro se ele não cobra nada por seus serviços? Quais são as fontes de receita da empresa? Entenda.

Como o Nubank faz dinheiro?

Por não cobrar tarifas de seus clientes, a empresa acaba gerando lucro de formas alternativas, como a partir da taxa "interchange". Produtos como o Nubank Rewards, o Ultravioleta e a função de débito atrelada ao cartão de crédito, também geram lucros com seus funcionamentos.

Confira a seguir como o Nubank ganha dinheiro.

Interchange

Um dos grandes diferenciais do banco digital para seus consumidores é que a instituição financeira não tem cobrança de anuidade nem taxas de manutenção pelos seus serviços oferecidos. A principal fonte de receita da fintech é a "interchange".

No momento que uma pessoa realiza uma compra no cartão de crédito Nubank, o lojista paga uma taxa pela transação, que é em média de 5% do valor da compra.

Esse valor é dividido em três partes:

  • uma parcela vai para o lojista;
  • outra parte vai para a bandeira do cartão de crédito
  • e a última para o Nubank.

Outros ganhos que o Nubank tem estão nos juros cobrados no atraso ou financiamento da fatura do cartão de crédito. De acordo com a cofundadora da empresa, Cristina Junqueira, essa é uma pequena parcela que a empresa fatura.

Além disso, apesar de os clientes não pagarem taxas, eles pagam tarifas quando eles aderem a certos programas e benefícios, como o antigo Nubank Rewards e agora com o Ultravioleta. Essa adesão é opcional e o valor é convertido em benefícios para o consumidor.

No primeiro semestre de 2021, o Nubank lucrou R$ 76 milhões. Seus ganhos estão divididos em:

  • 20% recarga;
  • 6% empréstimo pessoal;
  • 3% anuidade (algumas modalidades);
  • 2% saques (algumas modalidades);
  • 2% acolhimento;
  • 1% tarifas e similares;
  • 41% intercâmbio;
  • 25% juros (cartão de crédito).

Hoje a fintech conta com mais de 40 milhões de clientes e é uma das empresas mais valiosas do Brasil, sendo um montante de US$52 bilhões. Suas ações estão em US$ 9,92, 10% a mais do que o valor do IPO.

Nubank: uma das empresas mais inovadoras da América Latina

No ano de 2018, a revista americana Fast Company elegeu o Nubank sendo uma das empresas mais inovadoras da América Latina (e a mais inovadora no Brasil). Isso se dá pelo fato do banco digital ir contra as altas taxas cobradas no cartão de crédito por outras instituições, já que sua política é não cobrar anuidade nem tarifas mensais de seus clientes.

Por não haver agências físicas e os serviços serem utilizados por meios eletrônicos, a acessibilidade aos serviços também ajudou na conquista do prêmio.