A MPM Corpóreos, também conhecida por Espaçolaser (ESPA3) reportou um lucro líquido de R$ 24,401 milhões no quarto trimestre de 2021 (4T21), sendo uma queda de 33,4% em relação ao mesmo período de 2020. A Espaçolaser estreou na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) em fevereiro de 2021 após uma oferta pública inicial (IPO).
De outro lado, no resultado acumulado, o lucro líquido da Espaçolaser totalizou R$ 135,510 milhões em 2021, apresentando aumento de 261,5% quando comparado com 2020, assim como mostra o relatório de resultados divulgado pela empresa na noite de sexta-feira, 25 de março.
Entre 2020 a 2021, a rede da Espaçolaser aumentou em 157 unidades, um recorde de expansão na empresa, para 729 lojas da marca. Além disso, foram inauguradas três lojas da marca Estudioface, chegando a 13, bem como 29 lojas internacionais.
"Marcado pela estreia na Bolsa de Valores, o ano de 2021 foi um ano transformacional para a Espaçolaser, pela simplificação da estrutura societária, crescimento significativo na nossa rede de lojas e ampliação da presença internacional de nosso negócio de depilação à laser. Entretanto, foi um ano desafiador, em decorrência dos efeitos da pandemia nos primeiros meses do ano e também em decorrência da mudança no cenário macroeconômico que acabou afetando parcialmente a performance de nossas lojas", explica a administração da Espaçolaser pelo relatório.
Destaques dos resultados da Espaçolaser no 4T21 e em 2021
A receita líquida da Espaçolaser somou R$ 853,2 milhões em 2021, o que representa um crescimento de 45,8% frente ao ano de 2020. Segundo o relatório, esse avanço foi resultado da expansão das lojas próprias, combinada à aquisição de franquias da rede.
A Espaçolaser investiu R$ 103,4 milhões em 2021, representando 12,1% da receita líquida do período, e crescimento de 97% em relação a 2020. A empresa usou R$ 61,8 milhões em aquisições de controladas no 4T21, e chegou a um Capex de R$ 1,503 bilhão no ano como reflexo de aquisição de 100 franquias da marca, ante 78 franquias previstas no IPO realizado em fevereiro do ano passado.
Após o crescimento da rede de lojas, a Espaçolaser teve um aumento de 23,3% nas vendas do ano de 2021, e de 10,1% só no 4T21, com destaque para um nível recorde no mês de outubro. Além disso, a companhia teve alta de 5,8% nas vendas nas mesmas lojas (SSS), apesar de queda de 8,2% no SSS do 4T21.
As despesas operacionais tiveram alta de 45,8% no 4º trimestre de 2021, e de 1,1% no ano, totalizando R$ 141,022 milhões, com destaque para os custos com pessoal que cresceu para R$ 59 milhões e da provisão de crédito de liquidação duvidosa (PCLD) que caiu 69%.
Nesse cenário, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da Espaçolaser caiu 57,3% no 4T21, em relação ao 2020. Mas no resultado anual, o indicador somou R$ 288,760 milhões, com crescimento de 129,8% quando comparado com 2020 - como pode ser visto na tabela abaixo:
A Espaçolaser fechou 2021 com uma dívida líquida de R$ 637 milhões, sendo um nível maior em R$ 356,8 milhões na comparação anual, como principal resultado do plano de expansão da empresa com as últimas aquisições de lojas. Com isso, a alavancagem (dada pela relação dívida líquida/ebitda) atingiu 2,2 vezes no fim do ano.
Quando a Espaçolaser lucra?
Espaçolaser lucrou R$ 135,510 milhões em 2021, aumento de 261,5% quando comparado com 2020.
Quantas lojas a rede Espaçolaser tem?
Até dezembro de 2021, a Espaçolaser tinha 729 lojas da marca, 13 unidades da marca Estudioface e 29 lojas internacionais.
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