O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ajuda milhares de estudantes brasileiros, a realizar e concluir a graduação. Em suma, esse público tem acesso ao financiamento das mensalidades. Entretanto, nem todo mundo consegue pagar a dívida depois da formatura.
Diante disso, as pessoas que possuem dívidas com o Fies agora podem pedir a renegociação do seu débito. Para isso, o Governo Federal publicou, no final de 2021, uma Medida Provisória (MP) com que visa reduzir a inadimplência da carteira de crédito, bem como garantir a sustentabilidade do Fies.
Abaixo, confira todos os detalhes sobre a MP, e como renegociar as dívidas do FIES.
O que é a renegociação do Fies?
O objetivo da MP nº 1.090, de 30 de dezembro de 2021, é beneficiar, com descontos de até 92% mais de 1 milhão de estudantes que estão inadimplentes com as instituições financeiras. Os estudantes somam R$ 9 bilhões em prestações não pagas.
Entre os 2,6 milhões de contratos ativos realizados até 2017, mais de 2 milhões estão na fase de amortização. Desses, mais de 1 milhão estão atrasados com mais de 90 dias no pagamento das parcelas. Ou seja, há uma taxa de 51,7% de inadimplência.
Diante disso, todos os estudantes com débitos vencidos e não pagos, que tenham formalizado o pedido do financiamento pelo Fies até o 2º semestre de 2017, podem ingressar na renegociação. Abaixo, confira as duas opções:
- Dívidas com mais de 360 dias de atraso
O desconto é de 92% da dívida para os estudantes que estão no CadÚnico, ou que ganharam auxílio emergencial. Aos demais estudantes, o desconto é de 86,5%. A estimativa é que 1,07 milhão de pessoas estão nessa situação.
- Dívidas com 90 a 360 dias de atraso
Já para renegociação de dívidas com 90 a 360 dias de atraso, a MP estima o parcelamento em até 150 vezes, com diminuição de 100% dos juros + multas e liberação de 12% de desconto sobre o saldo devedor, ao estudante que fizer a quitação integral da dívida. A estimativa é que 220 mil estudantes sejam contemplados.
Como renegociar as dívidas do Fies?
Em 2022, mais de 1 milhão de estudantes com o Fies poderão fazer a renegociação dos seus contratos no Banco do Brasil, na Caixa ou agentes financeiros, de forma 100% digital. Desse total, 800 mil estão com dívidas na Caixa, e outros 500 mil no Banco do Brasil.
Na caixa
A Caixa criou um ambiente digital que ajuda o estudante nesse processo. No site, é possível fazer a consulta e avaliar se o indivíduo pode ou não, pedir a renegociação conforme as regras estabelecidas pelo Comitê Gestor do Fies, e fazer as simulações.
No site, é possível fazer uma simulação da renegociação, gerar um boleto para pagamento da 1ª parcela ou de uma parcela única, no caso da opção da quitação de uma só vez.
No Banco do Brasil
Para fazer renegociar a dívida do Fies, através do canal mobile é necessário acessar a opção "Soluções de Dívidas". Em seguida, você deve clicar na opção Renegociação Fies. Nessa aba, o estudante poderá ver se faz parte do público-alvo, as opções para o parcelamento da dívida e o desconto disponível, bem como os valores da entrada e demais parcelas.
Além do mobile, a contratação também poderá ser feita em qualquer uma das agências do Banco do Brasil, com as mesmas condições. E no caso de dúvidas, é possível ter mais informações no app do Banco do Brasil, pelo site, WhatsApp (61) 4004-0001 e pela Central de Atendimento do Banco do Brasil (0800-729-0001).
O que é a renegociação do Fies?
O objetivo da MP nº 1.090, de 30 de dezembro de 2021, é beneficiar, com descontos de até 92%, mais de 1 milhão de estudantes que estão inadimplentes com as instituições financeiras.
Como renegociar as dívidas do Fies?
Em 2022, mais de 1 milhão de estudantes com o Fies poderão fazer a renegociação dos seus contratos no Banco do Brasil, na Caixa ou agentes financeiros, de forma 100% digital.
Siga o Poupar Dinheiro no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre finanças, investimentos, mercado, ações e economia.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.