O Open Banking, que também é chamado de Open Finance, tem o significado de "banco aberto". Ele é um sistema financeiro que permite mais acessibilidade para os usuários de bancos.
Sua praticidade chamou atenção pelo fato do cliente poder autorizar quais os dados que ele permite dividir com outros bancos. Porém, com essa facilidade surge a dúvida: quais os cuidados necessários com o uso do Open Banking?
Vale lembrar que todas as modalidades oferecidas pelo Open Banking são opcionais e o cliente deve aceitar a liberação de seus dados para outras instituições financeiras.
Tecnicamente, quando o cliente autoriza o compartilhamento de seus dados, ele terá acesso a produtos e serviços sem que haja um relacionamento do zero com aquela instituição.
Mas como ter certeza que suas informações estão em segurança? Vamos ver quais os cuidados que você deve ter e como pode confiar no novo sistema do Open Banking.
Quais são os cuidados para não haver fraudes com o Open Banking?
Como sabemos, quem vive de golpe está sempre atento procurando por brechas para cometer fraudes. E por isso, por mais cuidado que as empresas tomem antes de liberar qualquer tipo de serviço, situações envolvendo golpes acontecem. Infelizmente.
A maioria dos casos acontecem quando os próprios clientes são enganados e entregam informações para os golpistas. Os casos são variados, desde pessoas se passando por funcionários dos bancos até fingindo ser alguém da família para conseguir dados e valores.
O BC (Banco Central) solicita uma série de regras de segurança para serem cumpridas pelas instituições participantes do Open Banking. Cada uma delas precisa garantir a segurança dos dados dos clientes, tudo conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Vamos ver algumas boas práticas que podem ajudar a garantir a integridade dos seus dados.
1. Não compartilhe seus dados por e-mail ou telefone
Nenhum banco ou instituição financeira liga pedindo o compartilhamento de dados. No Open Banking, o consentimento será realizado pelo app ou internet banking das instituições financeiras.
Caso você receba algum e-mail ou ligação solicitando o compartilhamento de seus dados, não forneça. E muito menos senha ou números que constem no seu cartão.
2. Faça escolhas confiáveis
Saiba que somente as instituições autorizadas pelo BC podem participar do sistema do Open Banking, sendo supervisionadas.
Existe uma série de regras de segurança digital que integram o sistema, mantendo a segurança de cada cliente.
3. Atenção ao período de duração de compartilhamento de seus dados
O período que dura o uso de compartilhamento de seus dados para uma finalidade específica entre instituições é de até 12 meses. Após esse período, o compartilhamento tem que ser finalizado, podendo ser autorizado novamente.
Caso entre em contato solicitando autorização, desconfie. Todo trâmite é feito por meio eletrônico, com tempo determinado.
4. Cuide links recebidos via e-mail ou SMS
Como vimos, todas as operações que o Open Banking oferece estão no próprio aplicativo de cada instituição ou internet banking.
Verifique se o link é confiável antes de abrir e não realize nenhum download de algum programa ou arquivo sem verificar sua procedência. Esses golpes podem acabar liberando acesso às informações do seu computador ou celular.
Pronto! Agora você já conhece algumas formas de evitar golpes. Procure utilizar técnicas para aumentar a segurança de outros aplicativos seus, como o WhatsApp, por exemplo, onde muitas transações também estão sendo permitidas.
Siga o Poupar Dinheiro no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre finanças, investimentos, mercado, ações e economia.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.