Juntar dinheiro não é fácil, nós sabemos. O salário mínimo no Brasil não é alto considerando o preço mesmo dos ítens mais básicos para sobreviver e até quem ganha um pouquinho mais do que o mínimo passa por apertos de vez em quando. Isso sem contar a boa parcela da população que, justamente por causa desse cenário, está com contas parceladas ou até mesmo com dívidas.

Mas o brasileiro também é sonhador e muito batalhador, então ele sempre está pensando em como sair das situações, mesmo as mais difíceis, e de quebra realizar aquela viagem dos sonhos, comprar a casa própria, ter um carro ou trocá-lo por um novo ou mesmo em ter o seu próprio negócio pra mudar de vida de vez.

Só que para isso, é preciso juntar algum dinheiro, ou esse é, pelo menos, o ideal, então vive-se sempre em um dilema. Ter força de vontade é um ponto importante. Se organizar, então, nem se fala. E felizmente também existem alguns truques que podem ser bem úteis. É sobre eles que vamos falar aqui.

Quer saber quais são? É só continuar a leitura.

Truques que vão te ajudar a guardar dinheiro

Na hora de colocar as finanças em dia, ter organização é fundamental e dentro dessa organização existem alguns truques bem simples que podem fazer a diferença. Nossa mente é uma caixinha de mistérios que nem a ciência conseguiu explicar totalmente ainda, mas uma coisa é certa: a gente pode "enganá-la" de vez em quando em nosso próprio benefício.

1. Nomeie a sua meta

"Guardar dinheiro" é vago. "Fazer uma pós-graduação" ou "reformar a cozinha" são metas específicas. Por isso que uma das primeiras dicas para começar a guardar dinheiro é entender o porquê você está fazendo isso.

O dinheiro vai ser usado para quê? Como você vai se sentir ao realizar esse objetivo?

Responder a essas perguntas ajuda a tornar suas metas mais reais e palpáveis.

2. Deixe sua meta em um local visível

Quer deixá-las ainda mais reais e palpáveis? Faça com que você possa vê-las com frequência. Anote-as em um papel e coloque na geladeira, no espelho, ou numa nota no seu celular. Assim, sempre que você olhar para a meta você se lembrará exatamente do motivo pelo qual está juntando dinheiro.

Pode parecer bobagem, mas ter os objetivos sempre visíveis nos ajuda a trabalhar sempre por eles.

3. Pense que você está pagando uma conta

Esse truque não é novidade e exige um certo esforço para ser colocado em prática, mas se você pretende guardar algum dinheiro todos os meses, estabeleça um valor possível, considerando suas necessidades e aquilo que você pode dispor e passe a ver esse valor como uma conta. Ao organizar sua lista de contas a pagar todo o mês, inclua esse valor como se fosse o de um boleto a ser pago para você mesmo. Torne isso importante, inadiável. Assim você terá esse compromisso com você mesmo todos os meses.

Organize-se

Utilizando-se destes três pequenos truques acima, o resto do trabalho é de organização mesmo. Então, seguem mais algumas dicas:

1. Anote todos os seus gastos

A primeira dica é a mais importante e fundamental para que você comece a poupar dinheiro. Procure sempre anotar os seus gastos do dia a dia sem deixar passar nada. Separe todos os seus gastos, registre qual cartão você usou ou se foi pago em dinheiro vivo, débito ou crédito, se foi parcelado. Aponte tudo mesmo. No primeiro momento você vai se chocar, pois em um único dia a gente consegue gastar muito com almoço, imprevistos, um docinho no final do dia, uma coisa pra casa que você acreditava precisar, entre outras coisas.

2. Corte os gastos desnecessários

A partir do primeiro passo, esse segundo passo será quase automático. Você vai começar a perceber que gasta com muitas coisas que você não precisaria gastar. Então, basta cortar esses gastos.

3. Não realize grandes compras por impulso

Muitas vezes acabamos fazendo compras apenas por impulso. Se você quer economizar, tenha calma e pense bem antes de fazer um grande investimento. Trate de procurar alternativas mais econômicas antes de tomar uma decisão. Por exemplo, você precisa de um carro agora? Não seria mais vantajoso andar de Uber ou transporte coletivo? Pense bem antes de realizar grandes compras. Faça o exercício de pensar por algumas horas ou mesmo por alguns dias a respeito da compra e veja se trata-se de algo que você realmente precisa.

4. Pague à vista sempre que possível

Evite pagar parcelado em muitas vezes porque isso "mascara" um pouco o preço das coisas e você acabar se vendo em uma grande bola de neve com seus cartões. Você começa a parcelar aqui e ali e quando vê, alguns meses depois, você está com uma fatura altíssima apenas de pequenas coisas parceladas. Além disso, é comum que o pagamento à vista tenha algum benefício como descontos. A gente tem que aproveitar esse tipo de coisa sempre que possível.

5. Pague suas contas em dia

Sempre se planeje para fazer o pagamento das suas contas pelo menos um dia antes do vencimento. Desta forma, você paga as suas contas em dia e ainda consegue analisar quanto está gastando e quanto irá sobrar para o restante das despesas. Esse cuidado deve ser tomado especialmente com o cartões de crédito, já que o juro deles é o mais alto do mercado.

6. Estabeleça um valor máximo de gastos com o cartão

Por falar em cartão de crédito, vale lembrar que ele não é renda complementar, tudo o que você compra, você terá que pagar com o que você ganha, portanto, nunca deixe que a sua fatura passe de um determinado valor. Esse valor você mesmo pode estabelecer tendo como base o que você ganha e quais os demais gastos que você tem por mês (aluguel, água, luz, internet, etc).

7. Use poucos cartões e de preferência os sem taxas

E em relação aos cartões, temos ainda essa dica: há muitas opções de cartões de crédito e débito que não cobram anuidade ou outras taxas. Qualquer gasto a menos é válido, não é mesmo? E outra: evite ter muitos cartões. Isso ajuda na organização financeira e no controle dos gastos. Se puder, concentre suas compras em apenas um deles, assim você sempre saberá tudo o que comprou, quando vence a fatura e nada ficará para trás.

8. Procure por promoções e descontos

Precisa comprar algum produto para a casa? Quer pedir uma janta no iFood? Sempre procure por descontos e promoções. Além dos aplicativos de comida, muitos sites de lojas oferecem cupons de desconto, cashback, etc, que muitas vezes faz com que você economize um bom dinheiro.

9. Faça uma lista de compras para o mercado

Este item é fundamental para que você possa poupar dinheiro. Seguidamente quando vamos ao mercado sem uma list de compras, acabamos colocando para dentro do carrinho muitas coisas desnecessárias e que fazem com que gastemos muito dinheiro. Procure fazer em casa uma lista de produtos essenciais para comprar no mercado. Além disso, você também pode procurar pelos melhores preços e ofertas. Criando uma lista de compras, você evita gastos desnecessários. Ah, e nunca vá ao mercado com fome, ok? Isso também acaba fazendo com que compremos mais do que o necessário por puro impulso.

10. Use e abuse de aplicativos de finanças e organização

Há várias opções de aplicativos disponíveis para seu telefone e muitos deles te ajudam não apenas a anotar os seus gastos mas administrar melhor seus ganhos e custos de vida, cartões, organizar metas, etc. E muitas dessas opções de app são gratuitas, inclusive, o que é importante quando se quer juntar dinheiro.

Então, dito isso gostaríamos de te lembrar que o mais difícil, em geral, é começar e incluir em sua rotina os controles de gastos e a diminuição das compras e os novos hábitos e truques, mas depois você irá se adaptar e tudo isso passa a ser natural.

Esperamos ter te ajudado e esperamos que você consiga juntar o seu dinheiro e realizar seus sonhos.