Imprevistos sempre podem ocorrer e ter consciência disso é importante na hora de organizar a vida financeira, por isso aderir a um seguro pode ser muito útil. Mas, na hora de contratar um seguro é importante estar atento, pois existem dois tipos de seguro, sabia?
Em um deles, você pode receber a indenização com base em um valor determinado e na outra opção, o pagamento é feito a partir de uma tabela.
No primeiro cenário, você recebe o valor que já foi preestabelecido, conforme consta no contrato do seguro. Esse valores podem ter sido definidos a partir de uma régua de mínimos e máximos.
No outro cenário, o valor da indenização é estipulado de acordo com a tabela de preço do mercado, acompanhando, por exemplo, os valores da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), e conforme a contratação, esses valores podem variar.
Vamos saber mais sobre a indenização do seguro e em que momento ela deve ser solicitada? É só continuar a leitura.
O que é a indenização do seguro?
A indenização é o valor pago pela seguradora para seu segurado (pessoa que contrata o serviço de seguro) no caso de acontecer prejuízos previstos na apólice (documento que constam todas as situações e exigências quando é preciso abrir um sinistro).
Esse valor ajuda o segurado com valores financeiros para recuperação dos danos em caso de sinistro. Dessa forma, o planejamento financeiro do segurado não fica prejudicado, pois assim ele não precisará tirar dinheiro do seu bolso para lidar com uma eventualidade, recebendo então indenização pelo ocorrido.
Quando pedir indenização do seguro?
A indenização de um seguro pode ser solicitada quando ocorrer algum evento que é coberto pela apólice de seguros. Como por exemplo: roubo de carro, morte do segurado ou de terceiros, acidente, cartão de banco, enfim, essas são algumas situações em que o segurado pode pedir indenização.
Como solicitar a indenização?
Para iniciar o processo de indenização, o segurado deve entrar em contato com a seguradora que fez o contrato.
Nesse momento, tenha todos os documentos necessários em mãos, uma vez que, sem eles, o segurado não conseguirá dar entrada no pedido de indenização. Com os documentos pessoais junto ao boletim de ocorrência, o processo de solicitação de seguro será iniciado e você receberá a indenização.
Quais documentos são necessários para solicitar a indenização do seguro?
Confira a lista de documentos necessários:
Seguro de cartão:
- Comprovante de residência;
- Boletim de ocorrência;
- RG e CPF.
Seguro de veículos em geral:
- Boletim de Ocorrência - obrigatório;
- CNH (carteira de motorista do condutor) - obrigatório;
- CRLV (documento do carro) - obrigatório;
- Comprovante de residência do segurado - obrigatório.
Seguro de Vida:
- RG e CPF;
- Comprovante de residência.
Em quanto tempo a seguradora pagará a indenização?
A seguradora tem por lei pagar a indenização ao segurado, no prazo máximo de até 30 dias. Em alguns casos pode ocorrer em menos tempo, isso varia de acordo com a empresa ou caso haja alguma negociação entre as partes. Porém, isso só ocorre com todos os documentos necessários entregues, caso isso não ocorra, o prazo pode se estender.
O que é a indenização do seguro?
A indenização é o valor pago pela seguradora para seu segurado (pessoa que contrata o serviço de seguro) no caso de acontecer prejuízos previstos na apólice (documento que constam todas as situações e exigências quando é preciso abrir um sinistro).
Como solicitar a indenização?
Para iniciar o processo de indenização, o segurado deve entrar em contato com a seguradora que fez o contrato. Nesse momento, tenha todos os documentos necessários em mãos, uma vez que, sem eles, o segurado não conseguirá dar entrada no pedido de indenização.
Siga o Poupar Dinheiro no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre finanças, investimentos, mercado, ações e economia.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.