O oitavo corte consecutivo na Taxa Selic, que foi oficializado nesta semana, continua dando o que falar no mercado financeiro brasileiro. Além de ser um potencial marco para uma mudança de perfil de investimentos nos próximos meses, passando para os investimentos em renda variável, com empresas que pagam dividendos. Além disso, é necessário reavaliar tanto a poupança quanto o próprio CDB e tesouro direto. Isso porque esses dois dependem diretamente da taxa Selic.
E, com a queda da Selic, o rendimento da conta digital do Nubank caiu de forma considerável, o que colocou mais um questionamento aos investidores: Ainda vale a pena contar com os rendimentos da conta digital do Nubank? Quais as alternativas aos investidores?
Ainda vale a pena o rendimento da conta digital do Nubank?
Infelizmente, o corte na taxa Selic refletiu diretamente nos rendimentos de quem deixa o seu dinheiro na conta digital do Nubank. Com isso, os clientes ainda questionam se vale a pena deixar o seu dinheiro na plataforma, e para esclarecer, é necessário entender o perfil de cada investidor.
Para os mais conservadores, que não tem o hábito de investir em renda variável, por exemplo, como Bolsa de Valores, ainda vale a pena, principalmente se formos comparar com a poupança. Isso porque,a poupança paga 70% da Selic mais a Taxa Referencial (TR), que nos últimos anos tem sido zero. Ou seja, a poupança também está atrelada à Selic. Atualmente, a poupança está rendendo 1,58% ao ano, ou 0,13% ao mês. Se comparado à poupança, o rendimento da conta do Nubank ainda é mais vantajoso.
Para os investidores que são mais ousados, que tem o hábito de investir em outros meios, de renda variável, por exemplo, não é tão vantajoso. O investidor pode depositar seu dinheiro em CDB, LCI ou LCA, que são meios oferecidos por bancos concorrentes. Entretanto, são investimentos de médio e longo prazo. Isso quer dizer que você terá que deixar seu dinheiro por um tempo na conta para que ele renda.
O que é a taxa Selic?
A taxa Selic, basicamente, é a taxa de juros da economia brasileira. É a principal referência para a economia do país, e um considerável indicador de sua situação financeira. O prazo de duração da taxa Selic é de 45 dias e, após cada ciclo, ela é recalculada pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom). Mas a Selic também impacta nas taxas de juros dos bancos, inclusive as de cartões de crédito. Sendo assim, o Banco Central aumenta a Selic para desacelerar a economia e, para acelerar, ele diminuir essa taxa.
Siga o Poupar Dinheiro no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre finanças, investimentos, mercado, ações e economia.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.