A conta poupança não deixou de ser uma boa opção para quem quer guardar dinheiro com segurança e não pagar tarifas mensais cobradas pelos bancos em contas correntes.

Na conta poupança, o cliente pode realizar saques e pagamentos no cartão de débito e também deixa seu dinheiro rendendo a cada mês. O rendimento da conta poupança não é muito alto, porém, vale mais do que deixar o dinheiro parado em sua conta corrente, que ainda cobra tarifas de manutenção.

Como funciona a conta poupança do Banco do Brasil?

Tipos de Conta Poupança no BB

Vamos ver quais os tipos de contas poupança que o Banco do Brasil trabalha:

  • Poupança: Após o primeiro depósito, a conta poupança tradicional é aberta e faz o seu dinheiro render, utilizando os recursos captados em aplicações na área rural e imobiliária.
  • Poupança Salário: Nesta modalidade, o cliente autoriza que os seus créditos sejam efetuados diretamente em sua conta poupança, porém, ele só poderá resgatar seus investimentos através de uma conta corrente. O cliente pode fazer a autorização do valor que sobra da sua conta corrente para uma aplicação automática. Nessa modalidade, os recursos captados também são aplicados na área rural e imobiliária.
  • Poupança Poupex: Após a primeira aplicação, a conta Poupança Poupex é aberta automaticamente. O dinheiro rende com total segurança e o cliente ainda pode pleitear o sonho da casa própria, já que os recursos captados são aplicados em financiamentos imobiliários e administrados pela Associação de Poupança e Empréstimo, o Poupex.
  • Poupança Poupex Salário: A conta Poupança Poupex salário foi criada para fazer o seu salário render. O cliente precisa autorizar que seus pagamentos sejam efetuados direto na conta poupança. Pode programar que os créditos da conta corrente sejam transferidos para a poupança no decorrer do mês. Além dos rendimentos, também é possível realizar o sonho da casa própria através dessa modalidade.

Rendimento da Poupança BB

De acordo com a nova regra de rendimentos para depósitos realizados a partir do dia 04/05/2012, se a taxa SELIC for igual ou menor que 8,5% ao ano, o rendimento da poupança é de 70% da taxa SELIC + TR (taxa referencial).

Atualmente, com a SELIC em 2,25% e a TR zerada, o rendimento por mês da poupança é de, aproximadamente, 0,13%. Os depósitos realizados antes de 04/05/ 2012 não são alterados e continuam com o rendimento fixo de 6% ao ano + TR, pelo tempo que forem mantidos na poupança.

Serviços

Os serviços que o Banco do Brasil disponibiliza fazem parte do pacote básico desta conta e não podem ser cobrados pelo banco.

O cliente tem direito a:

  • 1 cartão de débito para realizar movimentações na conta;
  • 2 saques por mês no banco ou no caixa eletrônico. Se o limite exceder, será cobrada tarifa por saque;
  • 2 transferências por mês para conta na mesma instituição. Se o limite exceder, será cobrada tarifa por transferência;
  • 2 extratos por mês referente os trinta dias anteriores à retirada deste extrato;
  • Consultas ilimitadas pela internet.

Além de todos esses serviços, o cliente também pode utilizar o serviço de Poupança Programada, onde o cliente define uma data e um valor para ser aplicado automaticamente todo mês.

Caso o cliente esteja com o nome restrito, o banco é obrigado a abrir a conta poupança.

Transferências, DOC ou TED

Podem ser feitas transferências, DOC ou TED pela conta poupança. O Banco do Brasil permite fazer até duas transferências por mês para contas na mesma instituição sem nenhum custo. Para outros bancos, as transferências são cobradas. Já no serviço de DOC e TED, há cobrança. Consulte a tabela de tarifas do banco.

Abertura de conta

Para abrir uma conta poupança, o cliente deve comparecer à uma agência do Banco do Brasil com os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência.

Como fazer depósito na Poupança BB

Para realizar depósitos na conta poupança do Banco do Brasil deve ser feito nas agências, nas máquinas de autoatendimento, pelo internet banking ou pelo app no celular. ​​

Não existe depósito mínimo na poupança do BB, porém, na poupança salário, deve permanecer na conta, no mínimo, R$5,00. Também não é cobrada nenhuma taxa de administração de conta ou desconto de IR ou IOF.