No último sábado (30), a Renner apresentou a sua mais nova loja, que faz parte de um projeto de economia circular. Em suma, se trata de uma loja que usa melhor os seus recursos e prioriza os insumos mais duráveis e renováveis. A loja se encontra no Shopping Rio Sul, e foi totalmente remodelada para propiciar uma experiência inovadora de compra.
Ademais, a operação também potencializa a jornada omnichannel, bem como qualifica o relacionamento da Renner, com os seus clientes, através da tecnologia. O projeto de reforma da loja visa reduzir os impactos ambientais desde a sua construção até o seu funcionamento.
Para isso, a Renner deixou de usar 8,5 toneladas de aço estrutural já na concepção da unidade, bem como usou materiais sustentáveis, reciclados e recicláveis. Inicialmente, a meta era reaproveitar 75% dos resíduos gerados na obra. Entretanto, o projeto conseguir superar o objetivo, e reutilizar 97% dos resíduos, sendo que grande parte foi reciclada e usada em outras cadeias produtivas.
Lojas Renner abre a sua 1ª loja circular
Em suma, a operação da loja será mais sustentável, por meio do abastecimento de energia renovável originada de uma fonte eólica. A mesma deve ter um baixo impacto, e uma maior eficiência energética.
Ademais, ao longo prazo (20 anos), a emissão de CO2 evitada por conta da construção e funcionamento da loja circular, corresponde à restauração de uma área de 1,5 hectare de Meta Atlântica. Além disso, deve contribuir com a redução de 24% no potencial de aquecimento global.
Há alguns anos, a Renner firmou o compromisso de diminuir o impacto ambiental, bem como usar práticas de sustentabilidade. Para isso, a empresa fez o seu primeiro inventário de emissões de gases de efeito estufa em 2011. E assim, desde 2016, ela neutraliza 100% das suas emissões inventariadas. Além disso, até o fim de 2021, a Renner quer diminuir 20% das emissões de CO2, em comparação ao mesmo período de 2017.
A Renner também reduzirá em torno de 56%, o consumo de água da nova loja circular. E assim, a Loja deve reduzir mais de 420 mil litros de água por ano. Isso representa, por exemplo, o consumo de 7 pessoas neste período. Já na parte interna, todo o mobiliário foi criado através de materiais recicláveis. E isso, reduz em 37%, a quantidade de MDF, bem como elimina o uso de vidros e pinturas.
Selo Re
Ademais, a Renner tem iniciativas de sustentabilidade importantes. Em suma, a nova loja circular criou um espaço com uma curadoria de peças com o Selo Re. O mesmo tem um impacto ambiental menor. Além disso, tem um coletor Ecoestilo, além de um serviço de logística reversa pós-consumo da Renner.
Os clientes também devem ter acesso a 3 novas coleções-cápsulas do Selo Re. A nova edição da Re Jeans traz o popular jeans com conceito ecofashion, o qual, a cada vez mais, ganha mais atributos e representatividade na marca.
A coleção Studio contém roupas com algodão e viscose responsáveis, tecidos reciclados, linho certificado, peças com tingimento natural e calçados feitos de materiais de origem reciclada e sola de palha de arroz.
Por fim, a cápsula Algodão Orgânico oferta ainda, opções femininas, masculinas e infantis confeccionadas com algodão orgânico certificado, cultivado e colhido artesanalmente e sem uso de agrotóxicos.
Ademais, há um espaço dedicado ao Repassa, que nada mais é, do que uma revenda de roupas, calçados e acessórios, que faz parte do ecossistema de moda e lifestyle da Lojas Renner. Se trata do maior brechó online do Brasil. Além disso, haverá um local de coleta no Rio Sul a quem desejar revender na plataforma.
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