A Lojas Marisa (AMAR3) apresentou na última quarta-feira, 11 de maio, os seus resultados financeiros referente ao primeiro trimestre de 2022 (1T22). Em suma, a companhia teve um prejuízo líquido de R$ 77,2 milhões no período.
A partir disso, foi possível constatar uma alta no prejuízo de 44,5% das perdas em relação ao mesmo período de 2021, quando o resultado foi de R$ 53,4 milhões.
Sendo assim, confira abaixo, os principais resultados da companhia durante o 1T22.
Resultados financeiros da Lojas Marisa
De acordo com a empresa, o resultado líquido da companhia é reflexo da queda acentuada de fluxo nas lojas em janeiro. Além disso, houve uma baixa diluição de despesas ao longo do 1T22. O relatório da administração explica que:
"Isso, somado ao aumento de provisões para perdas do lado do Mbank e maior conservadorismo na operação para o enfretamento de um cenário macro mais desafiador, contribuíram ao resultado líquido ainda negativo no trimestre".
Paralelo a isso, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado total diminuiu 54,4%, para R$ 30,3 milhões no 1T22, contra os R$ 66,4 milhões do 1T21.
Além disso, a empresa justifica o resultado ao dizer que refletiu "a baixa diluição das despesas operacionais do varejo, devido ao volume de vendas sazonalmente baixo - característico do primeiro trimestre do ano -, somado à alta da inadimplência observada no início do ano".
Ao mesmo tempo, a receita líquida do varejo chegou a R$ 434,8 milhões neste 1º trimestre de 2022. E assim, houve uma alta de 49,9%, em relação aos R$ 290,0 milhões de um ano atrás.
Enquanto isso, as vendas nas mesmas lojas (SSS) aumentou 48% no 1T22, na comparação com o 1T21. Em relação ao 1º trimestre de 2019, período pré-pandemia, as vendas SSS cresceram 1,5%.
"Apesar da queda mais acentuada de fluxo em janeiro - efeito combinado de ômicron e férias - tivemos uma recuperação expressiva de SSS nos meses de fevereiro e março, com alta de 14% e 10% versus os mesmos meses de 2019, respectivamente", explica a Lojas Marisa.
Ademais, o relatório da companhia explica que "Nossas lojas de rua tiveram uma recuperação mais modesta que as de shopping, que se beneficiaram mais com a retomada de fluxo".
Paralelo a isso,
"Vale destacar que tais níveis de SSS, apesar de a recomposição de preço como principal driver - fruto dos menores níveis de markdowns - também refletem melhorias importantes nos níveis de conversão e a gradativa recuperação de fluxo".
Além disso, no 1º trimestre, a operação de lojas físicas teve elevação de 57,4% ante o 1T21 e baixa de 5,2% em relação ao pré-pandemia do 1T19.
No que diz respeito ao resultado digital, a Lojas Marisa diz que,
"Dada a base de comparação bastante elevada de 2021, as vendas do nosso canal digital ficaram praticamente estáveis ano contra ano, ao mesmo tempo registrando uma alta de 146,4% contra 1T19 - forte indicativo de como a companhia conseguiu entregar uma plataforma robusta desde o lançamento do aplicativo em 2020".
Enquanto isso, a participação digital nas vendas totais foi de 10,9%. Isso corresponde a uma alta de 4,2% diante do pré-pandemia (1T19). Porém, aconteceu uma baixa de 16,2%, por conta da reabertura das lojas físicas.
Por fim, as despesas com vendas chegaram a R$ 277,3 milhões. Elas aumentaram 8,7% em relação ao 1T21.
Qual o resultado financeiro da Lojas Marisa durante o 1T22?
A Lojas Marisa teve um prejuízo líquido de R$ 77,2 milhões no período. A partir disso, foi possível constatar uma alta no prejuízo de 44,5% das perdas em relação ao mesmo período de 2021, quando o resultado foi de R$ 53,4 milhões.
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