Com o avanço da tecnologia, simular um financiamento imobiliário está ainda mais fácil. Se antes era preciso visitar um gerente de banco, agora é possível fazer todas as simulação, desde taxas, parcelas e o valor máximo financiável no próprio site ou app da empresa.
Diante disso, vamos te contar abaixo, tudo que você precisa saber sobre crédito para imóvel residencial ou comercial. Além disso, selecionamos os 10 melhores financiamentos imobiliários da Caixa, Itaú, Bradesco, Santander, e outros bancos.
Dessa forma, você vai poder comparar, e saber qual é a melhor opção para você poder realizar o sonho de comprar o seu primeiro imóvel. Siga a leitura abaixo.
Como funciona um Financiamento Imobiliário?
A partir do financiamento imobiliário, é possível conseguir crédito entre 70% e 90% do valor do imóvel que você quer comprar. Em suma, ele pode abranger as propriedades residenciais, de uso comercial, terreno, ou casas já construídas.
A maioria dos bancos aceita o FGTS como entrada. Em geral, o financiamento imobiliário não compromete mais de 30% do salário. Entretanto, você pode compor a renda mensal total em conjunto com o salário de outras pessoas, com o vínculo familiar, ou não.
Além do valor recebido, e das taxas, você também precisa pagar outros serviços embutidos. Tais como o seguro de danos físicos ao imóvel (DFI), e seguro de morte e invalidez permanente (MIP) - o qual quita o empréstimo no caso de uma dessas circunstâncias.
Os 10 Melhores Financiamentos Imobiliários
Abaixo, confira quais as 10 melhores opções de financiamentos imobiliários, oferecidos pelas principais instituições financeiras do Brasil:
1. Crédito Imobiliário Itaú
- Tipos: Compra de imóvel residencial e comercial;
- Taxas: TR ou poupança;
- Tempo máximo de financiamento: 30 anos (residencial) e 20 anos (comercial);
- Valor máximo que é possível financiar: 90%;
- Composição de renda: 2 pessoas.
O financiamento imobiliário é o que tem a melhor reputação no Reclame Aqui. O banco permite pedir o crédito sem ter escolhido o imóvel. Ademais, em caso de imprevisto, você pode pular até 2 parcelas por ano, ou incluir os gastos com a documentação no financiamento imobiliário Itaú.
2. Financiamento de Imóvel Caixa
- Tipos: Compra de imóvel, construção, compra de terreno e reforma residencial;
- Taxas: Fixa, TR, poupança ou IPCA;
- Tempo máximo de financiamento: 35 anos;
- Valor máximo que é possível financiar: 90%;
- Composição de renda: 2 pessoas.
A Caixa tem o financiamento imobiliário mais popular do Brasil. É possível usar o FGTS como entrada, desde que você tenha 3 anos de carteira assinada. Para contratar o crédito, é necessário ter escolhido o imóvel a financiar. A partir disso, o banco calcula a porcentagem máxima de crédito disponível.
3. Financiamento Imobiliário Inter
- Tipos: Compra de imóvel e construção residencial ou comercial;
- Taxas: TR, poupança ou IPCA;
- Tempo máximo de financiamento: 30 anos (compra de imóvel) e 20 anos (construção);
- Valor máximo que é possível financiar: 70% (imóvel) e 80% (construção);
- Composição de renda: Sem detalhes.
O financiamento do Inter é muito fácil de simular. Basta incluir, no app, o valor do imóvel e da entrada, além de dados pessoais. A partir disso, você consegue visualizar as parcelas e as despesas com documentação. Dai, basta escolher se quer receber um contato da empresa. O grande diferencial do Inter é que você não precisa contratar serviços adicionais, somente o que realmente quer pagar.
4. BB Crédito Imobiliário
- Tipos: Compra de imóvel residencial ou comercial;
- Taxas: Não informado;
- Tempo máximo de financiamento: 35 anos;
- Valor máximo que é possível financiar: 80%;
- Composição de renda: 2 pessoas.
O financiamento do Banco do Brasil tem como diferencial, dar uma carência de até 6 meses para pagar a primeira parcela. Além disso, o banco disponibiliza o serviço "Mês Pula", no qual você pode escolher não pagar a parcela em um mês do ano.
Ademais, é possível usar um imóvel quitado como garantia para o financiamento imobiliário do Banco do Brasil. É possível conseguir até 85% do valor do imóvel residencial, ou 30% de um comercial.
5. Crédito Imobiliário Bradesco
- Tipos: Compra de imóvel, construção, compra de terreno, reforma, aquisição de móveis planejados, aquecedor solar e outros bens residenciais;
- Taxas: Fixa, TR ou poupança;
- Tempo máximo de financiamento: 30 anos;
- Valor máximo que é possível financiar: 80%;
- Composição de renda: 2 pessoas (cônjuge ou união estável).
O Bradesco aceita o financiamento com composição de renda apenas entre os cônjuges ou companheiros em união estável. É possível realizar a simulação pelo site, mesmo para não correntistas, bem como saber quanto você vai ter que pagar pela documentação no cartório e impostos.
6. Financiamento de Imóveis Santander
- Tipos: Compra de imóvel, reforma e aquisição de mobília residencial ou comercial;
- Taxas: TR;
- Tempo máximo de financiamento: 35 anos (residencial) e 30 anos (comercial);
- Valor máximo que é possível financiar: Até 80% (residencial) e 70% (comercial);
- Composição de renda: 2 pessoas (sem vínculo familiar).
O financiamento Santander permite compor renda com alguém com quem você não tem vínculo familiar. Além disso, você pode incluir as despesas com documentação e cartório no crédito, e ganhar até 80% do valor total do imóvel. Ademais, é possível ter uma taxa de juros bonificada, com desconto nas primeiras 12 parcelas.
7. Crédito Imobiliário Poupex
- Tipos: Compra de imóvel, construção, compra de terreno e reforma
residencial ou comercial; - Taxas: Fixa, TR, poupança ou IPCA;
- Tempo máximo de financiamento: 35 anos (residencial e construção de imóvel comercial) e 20 anos (aquisição de imóvel comercial pronto);
- Valor máximo que é possível financiar: Até 90%;
- Composição de renda: Não informado.
Nesse financiamento, você consegue ver as taxas de juros e o valor das parcelas de forma rápida, sem precisar mandar uma proposta ao banco. Assim, é possível comparar os tipos de taxas TR, poupança, ou IPCA. Além disso, é possível incluir os gastos com impostos e despesas em cartórios no crédito.
8. Crédito Imobiliário Sicred
- Tipos: Compra de imóvel e construção residencial;
- Taxas: Não informado;
- Tempo máximo de financiamento: 35 anos;
- Valor máximo que é possível financiar: Até 90%;
- Composição de renda: 4 pessoas.
O grande diferencial, é poder juntar a renda de até 4 pessoas para compor a renda do financiamento imobiliário. Além disso, a empresa disponibiliza até 90% do crédito necessário. Ou seja, é ideal para quem tem pouco dinheiro guardado. Entretanto, para conferir taxas e cotar, é necessário ir até uma agência física.
9. Financiamento Imobiliário Safra
- Tipos: Compra de imóvel residencial, lazer, e repasse;
- Taxas: TR ou poupança;
- Tempo máximo de financiamento: 30 anos;
- Valor máximo que é possível financiar: Até 85%;
- Composição de renda: Não informado.
O Safra tem crédito por ser um banco que existe há 180 anos no mercado financeiro. Depois de pedir o crédito, você pode ter até 90 dias para concluir a compra da casa e assinar o contrato, e ainda pode usar 5% do valor financiado para pagar impostos e taxas de cartório. Se você quiser inserir essas despesas no financiamento, você precisa ter 20% de entrada. Caso contrário, a entrada máxima é de 15%.
10. Crédito Imobiliário Sicoob
- Tipos: Compra de imóvel, construção ou compra de terreno residencial;
- Taxas: TR, poupança, IPCA ou INCC;
- Tempo máximo de financiamento: 30 anos (imóvel) e 20 anos (terreno);
- Valor máximo que é possível financiar: Até 80%;
- Composição de renda: 3 pessoas (sem vínculo familiar).
Nesse financiamento, você pode compor renda com até 3 pessoas, sem vínculo familiar. Como oferece vários tipos de juros, o financiamento imobiliário da Sicoob é atrativo para crédito de curto ou longo prazo. É possível também, usar o FGTS, com exceção do financiamento apenas para a compra de um terreno.
Como funciona um Financiamento Imobiliário?
Com o financiamento imobiliário, é possível conseguir crédito entre 70% e 90% do valor do imóvel que você quer comprar. Em suma, ele pode abranger as propriedades residenciais, de uso comercial, terreno, ou casas já construídas. A maioria dos bancos aceita o FGTS como entrada. E o financiamento imobiliário não compromete mais de 30% do salário.
Siga o Poupar Dinheiro no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre finanças, investimentos, mercado, ações e economia.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.