Uma pesquisa divulgada pela agência Reuters nessa segunda-feira, 12 de abril, apontou que os veículos elétricos vêm ganhando a preferência dos consumidores europeus e norte-americanos. Porém, a preocupação desse grupo ainda é com o preço dos modelos disponíveis no mercado.
A pesquisa foi realizada pela OC&C Strategy Consultants (eles a realizam anualmente) com mais de 7 mil consumidores globais entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021 e constatou que tanto os europeus quanto os norte-americanos já preferem os modelos movidos a energia elétrica.
No Reino Unido, França e Itália, mais da metade dos consumidores disse que consideraria um veículo movido a bateria como sua próxima compra, enquanto na Alemanha e nos EUA quase metade dos entrevistados disse que sim, mostrou a pesquisa. Isso representa um aumento de 81% em alguns lugares (Reino Unido) e de 61% em outros (EUA).
Menos emissão de poluentes
O mundo automotivo, como muitos outros, foi profundamente afetado pelo COVID-19, mas conforme apontam os próprios pesquisadores, o setor já estava passando por um período de mudança sem precedentes em como, onde e o que os consumidores querem comprar. Principalmente em razão da preocupação com a emissão de poluentes.
Essa mudança de atitude também coincide com um momento crucial para a indústria automobilística, que está lançando um número crescente de modelos elétricos em uma corrida para cumprir as metas de emissão de CO2 mais rígidas e alcançar a Tesla Inc, que conquistou o mercado de EV (Electric Vehicle).
Preço alto dos elétricos
Porém, uma preocupação muito natural dos consumidores é com a questão financeira e a pesquisa apontou justamente isso: o custo geral dos EVs representa a maior barreira para os consumidores hoje, porque em geral eles são mesmo mais caros do que seus equivalentes com motor de combustão.
Dos consumidores propensos a comprar um EV, 69% disseram que não pagariam mais do que uma diferença de $ 500,00 em comparação com um carro movido a gasolina - um cenário improvável sem subsídios do governo.
Felizmente, alguns países europeus, de acordo com a Reuter, já introduziram alguns incentivos generosos, o que resultou em um aumento mais rápido nas vendas de EV nesses locais.
Além disso, aumentar a propriedade de EV também está no centro do plano de infraestrutura da administração dos EUA, que forneceria US$ 100 bilhões em descontos adicionais de EV e US$ 15 bilhões para construir 500.000 novas estações de carregamento.
Carros ainda são importantes
Outro dado interessante que a pesquisa trouxe é o de que os carros continuam sendo considerados importantes para a maior parte da população, inclusive o acesso exclusivo a eles. Segundo os pesquisadores, a pandemia ajudou a cimentar essa importância.
Nos EUA, Reino Unido e Itália, por exemplo, 40% dos motoristas disseram que a COVID aumentou sua certeza de que ter seu próprio carro é vital. E 53% dos não motoristas "definitivamente" comprarão um carro no futuro, contra 38% em 2019 - um aumento de 15%.
O acesso exclusivo também permanece vital para 82% dos motoristas. A maioria expressa preocupação em torno de acessibilidade, armazenamento e privacidade como chave para sua relutância em considerar a co-propriedade ou modelos de acesso.
Os consumidores desejam comodidade, economia, segurança e se sentir bem com o meio ambiente, e essas tendências direcionam as escolhas dos consumidores quanto à mobilidade. Isso torna os carros essenciais para viajar, por exemplo, segundo 80% a 90% dos entrevistados.
Jovens também querem carros
A pesquisa também mostrou que motoristas da Geração Y e Geração Z - que são considerados como mais abertos à utilização de veículos compartilhados - ainda se preocupam em ter carros, sim, e que de fato se tornaram mais dependentes de carros do que antes da pandemia. A porcentagem com idade entre 18-29 anos discordando que um carro é essencial caiu de 11% para 5%.
Além disso, conseguir seu primeiro carro continua sendo um ponto-chave na vida - em todos os países significativamente. Ou seja, os consumidores que veem isso como uma parte importante do crescimento cresceram entre 5% a 8% em relação a 2019. Os EUA lideram esse cenário no mundo ocidental: lá 75% vê a aquisição do primeiro carro como parte importante da vida.
Veja aqui os resultados da pesquisa na íntegra.
Com informações Agência Reuters.
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