A seguradora e administradora de recursos de terceiros SulAmérica (SULA11) teve um resultado não muito positivo no 1T21. A companhia registrou uma queda de 22,8% em seu lucro no período. Esse resultado, no entanto, não chega a surpreender. Entre as principais causas dele está a pandemia de Covid-19.
Na realidade a companhia já vem apresentando um lucro negativos nos últimos trimestres justamente em função da pandemia. Na comparação com o 4T20, quando a SulAmérica chegou a ter uma queda de 90% nos lucros, o resultado atual é até melhor. Nos últimos três meses de 2020, o lucro da empresa foi de R$ 42,7 milhões.
Veja abaixo mais informações sobre os resultados apresentados nessa terça-feira, 11 de maio.
Principais resultados
Nos três primeiros meses de 2021, lucro das operações continuadas somou R$ 54 milhões, montante que, como já dito, foi 22,8% inferior na comparação um ano antes.
Só de despesas assistenciais foram cerca de R$ 384 milhões, gastos principalmente com consultas e exames, além de R$ 30 milhões relacionados ao pagamento de seguro de vida por mortes ligadas à doença. Desde o início da pandemia, já foram 1.403 óbitos de segurados.
Por outro lado, a empresa destacou que as receitas com seguros no período foram 5,3% maiores ano a ano, totalizando R$ 4,9 bilhões. Houve uma expansão em segmentos como planos de saúde e com produtos de previdência que ajudaram a equilibrar um pouco mais as contas.
O Ebitda ajustado atingiu R$ 146 milhões no trimestre, avanço de 34,9% sobre um ano antes. Já o retorno sobre o patrimônio liquido (ROE) da SulAmérica foi de 30,7% nos últimos 12 meses, os que representa uma alta de 15,4%.
Sobre a pandemia, o Diretor-Presidente, Ricardo Bottas, disse, por meio do relatório que "nesse período, reforçamos ainda mais nossos serviços para apoiar a sociedade. Como gestora de Saúde e Odonto, enfrentamos a pandemia ao lado de todos os nossos clientes e beneficiários garantindo acesso a saúde, em uma intensa e cada vez mais forte parceria com toda a rede de prestadores (hospitais, laboratórios, médicos, dentistas e profissionais de saúde), corretores e todos os demais stakeholders, além de nossas equipes internas de saúde e operações, que têm acompanhado todos os dados em tempo real para garantir apoio e assistência a todos os nossos segurados".
Adoção de ferramentas digitais
Outro ponto destacado pela companhia em sua apresentação de resultados foi a da adoção de ferramentas digitais como o Saúde na Tela que "foi essencial para garantir o cuidado para a nossa base de beneficiários, que tem sido a prioridade desde o início desta crise sanitária, tanto em orientações relacionadas à COVID19 quanto na continuidade de tratamentos em andamento e demais demandas recorrentes ou de urgência", destaca o documento.
Foram, ao total, 309 mil atendimentos realizados por meio da plataforma online apenas no 1T21. Desde janeiro de 2020 e ao longo de toda a pandemia a SulAmérica totalizou mais de 951 mil atendimentos dessa forma.
"É inegável que estas transformações permitem a aceleração e desenvolvimento da nossa estratégia digital que, combinada ao nosso foco em gestão de saúde, abre novas oportunidades para darmos mais um passo em direção ao futuro. A partir de uma visão que busca complementar nossa proposta de valor com produtos de Saúde Integral, combinaremos nosso portfólio de Saúde, Odonto, Vida, Previdência e Investimento com novas oportunidades de negócios numa visão de ecossistema, tendo como prioridade a melhor experiência para nossos clientes e stakeholders", disse ainda Bottas.
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