A Locaweb (LWSA3), empresa voltada para soluções B2B para transformação digital, divulgou nessa quarta-feira, 12 de maio, os resultados financeiros do 1º trimestre de 2021 e comemorou: "esse foi o melhor desempenho de toda a história da companhia".

No Commerce, a Receita com Assinaturas cresceu 154,9% em relação ao 1T20. Já a receita proveniente do Ecossistema cresceu 209,7% em relação ao 1T20.

Além disso, no 1T21, o EBITDA Ajustado de Commerce cresceu 85,6% em relação ao 1T20, totalizando R$17,5 milhões, o que já representa aproximadamente 50% do EBITDA consolidado do grupo.

O Volume Total de Pagamentos (TPV) do Commerce também cresceu 129,9% no 1T21 em relação com o 1T20, atingindo R$565,3 milhões.

O EBITDA Ajustado, por sua vez, foi de R$36,6 milhões no 1T21, que representa um crescimento de 44,8% vs 1T20.

Outro dado destacado é a Posição de Caixa Líquido que foi de R$ 2.292 milhões. Considerando o IFRS 16 - Normas Internacionais de Contabilidade, que contabilizam de uma forma diferente as locações de uma empresa -, a Posição de Caixa Líquido é de R$ 2.366,5 milhões.

Organicamente, o segmento de Commerce apresentou expansão de rentabilidade na comparação com o 1T20, atingindo 42,5% de margem EBITDA Ajustada. Já a margem EBITDA Ajustada orgânica do grupo foi de 28% (expansão na comparação com o 1T20);

Aquisições

A companhia também destacou que ao longo do 1T21, as empresas adquiridas já representam um Faturamento Recorrente Anual contratado de R$172 milhões, sendo R$112 milhões até março. Desses, R$ 60 milhões são da provenientes da Bling.

Aliás, só no primeiro trimestre foram quatro movimentos de M&A (Mergers and Acquisitions ou fusões e aquisições, em português) incluindo o da Bling, que aguarda aprovação do Cade e que será a maior aquisição da história da Locaweb.

"Em abril, tivemos um importante movimento de M&A, envolvendo a assinatura do Contrato de Compra e Venda do Bling, uma plataforma de ERP que reforça nosso ecossistema de soluções com forte sinergia com os clientes de todos os segmentos do grupo, BeOnline, SaaS e Commerce. Com essa aquisição a Locaweb, que já tem o mais completo ecossistema de soluções tecnológicas para micro e pequenas empresas e forte atuação no mercado de e-commerce, deixa o seu portfólio ainda mais robusto e entra no importante e sinérgico mercado de sistemas de gestão", comenta Rafael Chamas, CFO da Locaweb.

Além da Bling, o Melhor Envio cresceu mais de 400% no número de etiquetas emitidas, já está integrado com a Yapay como meio de pagamento de envios. Com isso, os lojistas podem usar não só o cartão de crédito para pagamentos, como também o próprio saldo em carteira de suas vendas na Yapay, para gerar seus fretes.

Novas lojas

Seguindo a tendência de aceleração da transformação digital e crescimento do e-commerce, e como antecipado nos resultados do 4T20, a companhia teve forte movimentação em adição de novas lojas, com expansão de 44,4% em comparação com o 4T20. Apenas em março, a média diária histórica de adição de novas lojas foi de +67,8% comparado à mesma métrica do 4T20.

Ao longo dos últimos anos, e especialmente a partir da metade final de 2020, a Tray vem apresentando crescimento consolidado em sua base de clientes, tornando-se mais escalável e previsível, por meio de uma estratégia que acompanha o cliente em toda sua jornada de compra - desde o início, quando ainda está na etapa de aprendizado e descoberta, até o momento da decisão.

"Nas etapas iniciais, conseguimos acompanhar o cliente por meio da Escola de E-commerce, nosso portal de conteúdos para PMEs. Conforme o cliente evolui em sua jornada de descoberta e aprendizado, começamos a apresentar a Tray e todo o seu ecossistema, fazendo com que tenhamos um custo de aquisição de clientes mais baixo, deixando nossa inteligência de vendas previsível e escalável", explica Willians Marques, diretor geral de Commerce. "Além disso, seguimos ampliando nosso ecossistema de Commerce, que já conta com mais de 427 integrações, bem como a qualidade da nossa plataforma, que contribuiu para o consistente aumento de vendas dos nossos clientes", completa ele.

Sobre Locaweb

Uma das pioneiras em soluções Business to Business (B2B) para transformação digital de negócios no Brasil, a Locaweb nasceu para ajudar empreendedores e negócios a desenvolverem sua presença online e prosperarem na web.

Em maio a Companhia passou a compor o Índice Bovespa, principal índice na B3, composto pelas ações com o maior volume negociado nos últimos 12 meses. As ações da Locaweb ingressaram na posição 49 dentre 84 ações listadas, integrando o índice com participação de 0,557%, à frente de empresas tradicionais que também estão no índice.

A Locaweb possui cerca de 2 mil funcionários, quase 400 mil clientes e 19 mil desenvolvedores parceiros e tem 23 anos de atuação.