Começou a ser emitida oficialmente em 26 de julho de 2022 a nova carteira de identidade nacional ou novo RG, como está sendo chamado, que usará o número do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) como identificação única dos cidadãos.
A emissão desse novo documento será gratuito e os institutos de identificação tem prazo até 6 de março de 2023 para se adequar à mudança. O primeiro estado a emitir a carteira foi o Rio Grande do Sul ainda em julho. Em agosto, o Acre também entrou na lista e mais recentemente Goiás.
Segundo o governo, os documentos continuarão sendo emitidos pelos órgãos estaduais, como secretarias de Segurança Pública (SSPs), mas terão um novo formato de emissão, padronizado nacionalmente.
Ao receber o pedido do cidadão, os órgãos estaduais de registro civil validarão a identificação pela plataforma do governo federal, o Gov.br. Além do documento físico emitido em papel, os cidadãos poderão acessar a nova identidade no formato digital.
Como será o Novo RG?
O documento vai conter as seguintes informações:
- Armas da República Federativa do Brasil e a inscrição "República Federativa do Brasil";
- Identificação da Unidade Federativa (UF) que a emitiu;
- Ideintificação do órgão expedidor;
- Número do registro geral (CPF);
- Nome, filiação, sexo, nascionalidade, local e data de nascimento do cidadão;
- Número da matrícula de nascimento ou comerca, cartório, livro, folha e número do registro de nascimento ou casamento;
- Fotografia 3x4, assinatura e impressão digital;
- Assinatura do dirigente do órgão expedidor;
- Expressão "Válida em todo o território nacional";
- Data de validade, local, data de expedição do documento;
- Elementos novos para verificação da autenticidade (QR Code MRZ).
Dados que poderão ser incluídos:
- Grupo sanguíneo e fator RH;
- Disposição em doar órgãos em caso de morte;
- Informações sobre condições particulares de saúde (caso contribuam para preservar a saúde ou salvavr a vida do cidadão).
Os prazos de validade do novo documento serão:
- 0 a 12 anos: 5 anos de validade;
- 12 a 60 anos: 10 anos de validade;
- A partir de 60 anos: validade indeterminada
Como emitir o Novo RG?
O passo a passo para solicitar a emissão do novo doumento é o seguinte:
- O cidadão vai ao órgão emissor do seu estado;
- Apresenta sua Certidão de Nascimento ou Casamento;
- A identificação do cidadão é conferida pelo Gov.br (isso garante que o documento seja único);
- O órgão emissor informa o prazo para a retirada do documento em papel;
- Assim que receber o documento, o cidadão poderá acessá-lo digitalmente pelo aplicativo Gov.br.
Mais segurança
O novo documento é considerado mais seguro porque permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade por QR Code, inclusive offline.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, lembrou que, da forma como está hoje, os cidadãos poderiam ter até 27 documentos de identidade com números diferentes emitidos pelas unidades da federação, o que facilitava a prática de diversas fraudes e crimes. "A gente avança para um novo tempo de controle, de seriedade e de tranquilidade da população brasileira", afirmou.
Com a mudança, caso um cidadão emita nova carteira nacional de identidade em uma unidade da federação diferente, o documento já vai contar como segunda via, uma vez que estará vinculado ao número do CPF. Caso a pessoa que solicita a identidade não tenha ainda o CPF, o órgão de identificação local faz de imediato a inscrição dela, seguindo as regras estabelecidas pela Receita Federal.
Estados que já emitem o novo documento
- Rio Grande do Sul
- Acre
- Goiás
Com informações: Agência Brasil
Quais os estados que já emitem o Novo RG?
Por enquanto, apenas o Rio Grande do Sul e Santa Catarina emitem o novo RG.
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