O Pix é o meio de pagamento mais usado do país. Lançado em novembro de 2020 pelo Banco Central, ele possibilita fazer transferências e pagamentos entre contas em até 10 segundos, em qualquer dia e horário. Mas você precisou fazer um pix e estava sem saldo na conta bancária? Ou então, já ocorreu a você a ideia de poder fazer um Pix utilizando o cartão de crédito?
Pois saiba que muita gente já quis fazer isso ou sentiu a necessidade, e o Nubank acaba de liberar essa possibilidade aos seus clientes em seu aplicativo. Assim, a partir de agora, os clientes do Nubank vão poder fazer Pix, mesmo que não tenham saldo.
Basicamente, a pessoa ou loja que vai receber o pix, recebe o dinheiro na hora, porém, para aquele que está fazendo o pix será como se ele tivesse passado o cartão de crédito. Ele vai usar o limite do cartão para fazer essa transferência. E inclusive, ele poderá escolher entre fazer o pagamento em uma única parcela, cobrada na sua fatura atual, ou em até 12 vezes no seu cartão.
Saiba mais abaixo.
O Pix no Crédito vale a pena?
Em algumas situações, ele pode valer a pena? Por que não usar o cartão de crédito, então? Essas são algumas perguntas que podem estar sendo feitas. Pra começar, é interessante saber que aquele que reberá o dinheiro não ficará sabendo se o Pix foi feito no débito ou no crédito e nem mesmo se foi parcelado.
Além disso, há algumas situações em que o Pix pode ser mais vantajoso do que o cartão, especialmente se você puder fazê-lo no crédito. Veja só:
- Quando você precisa fazer um Pix, mas não tem saldo na sua conta: isso pode acontecer em uma situação de emergência, como o conserto de um item essencial, como a geladeira, por exemplo. Ou em situações em que a pessoa ou a empresa para quem você precisa realizar um pagamento só aceita pagamento à vista.
- Quando você até tem saldo, mas não quer comprometer seu orçamento do mês com esse pagamento: sabe aquele mês em que você está com as contas certinhas, mas surge um pagamento a fazer, não planejado, que pode comprometer essa organização? Ao fazer o Pix no Crédito, você não perde seu planejamento.
- Quando você quer concentrar todos os seus gastos na fatura do cartão: o cartão é uma boa ferramenta de organização financeira. Para quem já concentra todos os gastos nele, o Pix no Crédito é mais uma opção para centralizar seus gastos em um só lugar.
- Quando a loja oferece desconto em compras com pagamento via Pix: muitos lojistas oferecem desconto no pagamento à vista, em dinheiro ou Pix. Com o Pix no Crédito você aproveita o desconto, mas continua pagando a conta com seu cartão em até 12 vezes.
Como fazer um Pix no Crédito?
Existem duas formas de usar essa função: com uma chave Pix e com o QR Code do Pix.
Para fazer um Pix no Crédito com uma chave Pix, veja o passo a passo:
- Na tela inicial do aplicativo, toque no atalho "Área Pix" e depois em "Transferir";
- Digite o valor da transferência;
- Insira a chave Pix;
- Confirme os dados de quem irá receber a transferência;
- Clique em "Escolher como transferir" e, em seguida, "Cartão de Crédito";
- Selecione a quantidade de parcelas que você quer;
- Revise os detalhes da transferência;
- Digite a sua senha de 4 dígitos e pronto!
Se a ideia é fazer um Pix no Crédito usando o QR Code, o passo a passo muda um pouquinho. Veja abaixo:
- Na tela inicial do seu aplicativo, toque no atalho "Pagar";
- Depois, clique em "Pagar Pix com QR Code" e, em seguida, "Ler QR code";
- Escaneie o código e confirme os dados de quem irá receber a transferência;
- Toque em "Escolher como pagar" e, em seguida, "Cartão de Crédito";
- Selecione a quantidade de parcelas e revise os detalhes da transferência;
- Digite sua senha de 4 dígitos para finalizar a transação.
Como funciona o Pix no Crédito?
O Nubank destacou ainda alguns pontos que são importantes e que devem ficar bem claros para os clientes. Veja:
- Você paga no seu ritmo: é possível parcelar a transação em até 12 vezes;
- Do seu jeito: você pode fazer Pix no Crédito usando uma chave Pix ou com o QR Code do Pix;
- Com transparência: você consegue simular, na hora, as parcelas e as taxas que serão cobradas antes de realizar a transação;
OBS: o Nubank não divulgou os valores oficiais das taxas, mas nas simulações divulgadas no vídeo institucional - que você pode conferir abaixo - aparecem as seguintes taxas: 2,5% para fazer em 1x; 5% para parcelar em 2x; 6,5% para 3x; e 9% para 4x. Ou seja, o juro vai aumentando conforme aumentam as parcelas.
- De forma simples: o Pix no Crédito é prático, rápido e fácil de usar;
- E sem perder o controle: dá para antecipar o pagamento das parcelas sempre que você quiser. Ao fazer isso, você tem desconto proporcional aos juros. O Pix no Crédito é mais uma opção de pagamento para te ajudar a controlar suas finanças, do seu jeito.
Quer saber um pouco mais sobre o Pix no Crédito? Você pode assistir o víideo institucional explicativo da função, abaixo:
O Pix no Crédito será disponibilizado aos poucos para os clientes do banco. Para acompanhar a liberação da função em sua conta, mantenha seu aplicativo atualizado. Quando a função estiver disponível para você, o Nubank vai avisar o cliente.
Outros bancos com a função
Mas o Pix no Crédito, apesar de estar ganhando visibilidade agora, com o Nubank, não é uma completa novidade. Existem outros bancos e instituições financeiras que oferecem essa modalidade. Veja só:
Bradesco/Digio
Desde junho de 2021 a instituição disponibiliza em seu banco digital Digio a opção dos clientes fazerem Pix utilizando o limite do cartão de crédito. No entanto, o usuário pode usar no máximo 40% do limite do cartão de crédito em pagamentos entre R$ 50 até R$ 3.000 e parcelar em até 12x. Sem esquecer que quem fazer essa operação estará sujeito a uma taxa de até 9,9% ao mês.
RecargaPay
O RecargaPay é uma carteira digital que oferece também essa possibilidade. Ela cobra uma taxa de 2,99%, o que é bem vantajoso comparando com outras opções. Para realizar a transação é preciso ter apenas uma conta no app, cadastrar um cartão de crédito e no momento que for realizar o pagamento via Pix, selecionar a opção de uso do cartão de crédito para parcelar em até 12x. Mas diferente do Digio, nesta organização é possível utilizar todo o limite disponível no cartão.
PicPay
A carteira digital PicPay também disponibilizou essa função para seus clientes. Mas para ativar o pagamento via cartão de crédito é preciso digitar o valor desejado, desabilitar o saldo como forma de pagamento e selecionar ou adicionar um cartão. A partir daí, será possível fazer as transferências através do Pix e parcelar em até 12 vezes.
Siga o Poupar Dinheiro no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre finanças, investimentos, mercado, ações e economia.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.