Depois de lançar o cartão Ultravioleta, voltado para clientes premium e de atualizar o design do aplicativo, o Nubank iniciou a semana divulgando algumas novidades voltadas para os clientes Pessoa Jurídica. Uma delas é uma atualização no aplicativo que permite a criação de uma planilha para organizar o negócio; outra está ligada ao recebimento de valores pagos por meio de maquininhas de cartões.
A primeira novidade está sendo chamada de "área de cobranças", um espaço por meio do qual o cliente, dono de uma conta PJ, pode organizar a vida financeira do seu negócio, criando uma planilha para anotar quais clientes já pagaram e quais estão com contas pendentes, por exemplo. Por meio desse ambiente, também é possível cobrar clientes e acompanhar a evolução dos pagamentos.
A ideia é simplificar a vida dos micro e pequenos empreendedores oferecendo dentro do próprio app uma forma de controle, uma alternativa ao tradicional caderninho, como destacou o Nubank em post feito no Twitter nessa segunda-feira, dia 2 de agosto.
Sabe a planilha que você usa para organizar o seu negócio? Aquela em que você anota quais clientes já pagaram e quem está pendente? Agora, parte dele está dentro do app do Nubank!
— Nubank (@nubank) August 2, 2021
Sabe a planilha que você usa para organizar o seu negócio? Aquela em que você anota quais clientes já pagaram e quem está pendente? Agora, parte dele está dentro do app do Nubank!
— Nubank (@nubank) August 2, 2021
Veja todas as funcinalidades da área de cobrança:
- Gerar cobranças de qualquer valor a partir de R$ 6,00, escolhendo a data de vencimento (em caso de boletos) e forma de pagamento (Pix ou boleto);
- Acompanhar todas as suas cobranças em um lugar só;
- Ver as cobranças pendentes, pagas e vencidas;
- Ter um Pix QR code disponível para pagamentos presenciais;
- Enviar a cobrança para o cliente através de WhatsApp, Instagram, e-mail e outras mídias.
Como enviar uma cobrança na conta PJ do Nubank?
Enviar uma cobrança pelo app do Nubank é muito simples. Abaixo, entenda as etapas do processo:
- Na tela inicial do app do Nubank, toque em "Cobrar";
- Escolha a forma de pagamento dessa cobrança: transferência via Pix ou boleto;
- Em seguida, selecione o valor da cobrança e como você quer chamá-la. Por exemplo: "venda guitarra";
- Você ainda tem a opção de descrever melhor a cobrança. A mensagem também vai para o seu cliente e, aqui, você pode personalizar e tornar o processo mais amigável;
- Clique em "gerar cobrança";
- Preencha com o valor, e no caso de boletos, data de vencimento, dados do pagador e confirme;
Se estiver tudo certo, aperte o botão "enviar cobrança"; - A cobrança pode ser enviada diretamente pelo WhatsApp ou compartilhada por outras mídias (SMS, e-mail, etc).
Ao receber o link, seu cliente só precisa clicar nele, copiar o código "copia e cola", pagar de qualquer banco e pronto, o processo estará concluído.
Se o empreendedor estiver presencialmente com o cliente, ele também tem a alternativa de mostrar o QR Code da cobrança, assim o cliente só precisa abrir o aplicativo do banco dele, ler o código e finalizar o pagamento.
Acompanhado o status de pagamento
Como dito, por meio dessa área de cobrança é possível acompanhar o status das cobranças feitas aos clientes. E o processo é bastante simples, porque as cobranças ficam registradas no histórico da ferramenta.
Veja abaixo um passo a passo:
- Clique em "Cobrar" e em "suas cobranças", clique em acompanhar;
- Na tela seguinte vão aparecer todas as cobranças geradas pela sua empresa com os nomes que você definiu. Como "venda guitarra", por exemplo;
- Cada cobrança tem seu status, como "pago", "pendente" ou "vencida".
O Nubank orienta que para facilitar o acompanhamento de cada uma das cobranças, você pode dar nomes a elas, como por exemplo "produto vendido + data" ou "serviço realizado + data" ou ainda "nome do cliente + data da cobrança", etc.
Assim, quando você acessar a ferramenta você conseguirá visualizar facilmente as cobranças, saber do que se trata cada uma delas e entender qual o seu status.
Recebimento de vendas em maquininhas na conta PF ou PJ
Mas as novidades não param por aí, a última atulização do app também permite que os cliente PJ recebem por vendas feitas por plataformas de pagamento como maquininhas, links de pagamentos, aplicativos e sites de venda. E o melhor: o dinheiro cai direto na conta.
"Isso se tornou possível porque o Nubank agora faz parte do Sistema de Liquidação de Crédito (SLC), usado por essas plataformas para operacionalizar as vendas. Ou seja, quando você se cadastra para vender em um aplicativo de delivery, por exemplo, existe uma lista de bancos que podem ser selecionados para cadastro de conta domicílio - e, agora, tanto a conta conta PJ do Nubank, quanto a conta PF são opções nessa lista", explicou o Nubank em nota divulgada.
As plataformas de pagamento do sistema SLC são, basicamente, ferramentas que fazem vendas por cartão (débito ou crédito) - como sites de e-commerce, aplicativos de vendas ou maquininhas, por exemplo.
Essas plataformas de pagamento podem ser, por exemplo:
- Maquininhas de cartão;
- Aplicativos de delivery;
- Aplicativos de intermediação de transporte executivo;
- Sites de vendas;
- Aplicativos de venda;
- Links de pagamento.
Ao se cadastrar nessas plataformas de pagamento, o lojista ou prestador de serviço pode receber pelas vendas direto na conta PJ ou PF do Nubank.
Como fazer o cadastro da conta PJ como conta domicílio nas plataformas de pagamento?
Para poder receber na sua conta PJ do Nubank o dinheiro de vendas em outras plataformas de pagamento é necessário cadastrá-la como conta domicílio nessas plataformas. Cada plataforma tem o seu passo a passo, mas o processo costuma ser o segunte:
- Procurar a opção de alterar os dados bancários ou alterar a conta domicílio;
- Buscar o Nubank entre as opções;
- Informar os dados da sua conta PJ.
Como identificar valores recebidos pelas plataformas no app do Nubank?
Os valores recebidos pelas plataformas de pagamento também são chamados de recebíveis. Ou seja, recebíveis são todas as vendas que você realizou via cartão utilizando alguma plataforma de pagamento.
Os depósitos de recebíveis feitos pela plataforma de pagamento na conta PJ do Nubank aparecem na sua linha do tempo como "Depósito recebido".
Por lá, você também consegue ver a categoria daqueles valores - transações de débito, crédito ou antecipações, assim como o valor total do depósito e o nome da plataforma de pagamento.
É importante destacar que não é possível visualizar depósitos futuros de recebíveis pelo app do Nubank, já que sua conta é apenas a conta domicílio, ou seja, o endereço dos depósitos. Eles só aparecerão na linha do tempo do momento em que os valores entrarem.
Dá para receber na conta PJ do Nubank pagamentos de todas as bandeiras de cartões?
O Nubank é a instituição que recebe os depósitos enviados pelas plataformas de pagamento (maquininhas, aplicativos, marketplaces). Ou seja: a escolha sobre os cartões aceitos fica a cargo das plataformas. Para saber se um cartão específico é aceito, é necessário consultar a plataforma de pagamento.
Quais plataformas de vendas aceitam a conta PJ do Nubank como conta domicílio?
A resposta para essa pergunta é a mesma da pergunta anterior, ou seja, essa decisão cabe à plataforma de pagamento. O Nubank está disponibilizando a ferramenta e as plataformas de pagamento possivelmente vão liberar o recebimento na conta do Nubank aos poucos.
Para saber se a sua operadora de maquininha já libera o pagamento, entre em contato com o suporte da plataforma em questão.
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